terça-feira, 13 de maio de 2014

II Ori-BTT Loulé: Davide Machado e Susana Pontes "bisam" na prova algarvia



Terra de encantos e, reza a lenda, de “moiras encantadas”, Salir foi palco da segunda edição do Troféu Ori-BTT Loulé. Com Davide Machado e Susana Pontes a repetirem o triunfo de 2012 e a cotarem-se de novo como as grandes figuras da prova, o destaque pela negativa vai para o número total de participantes, a quedar-se aquém das sete dezenas.


Depois de em Setembro de 2012 ter organizado a primeira edição, o Clube de BTT Terra de Loulé, em parceria com a Federação Portuguesa de Orientação, a Câmara Municipal de Loulé e a Junta de Freguesia de Salir, pôs mãos à obra e levou a cabo em Salir, no passado fim de semana, o II Ori-BTT Loulé. Composto por duas etapas pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2014, o evento ficou marcado pela fraca adesão registada, saldando-se em 66 os participantes que marcaram presença no primeiro dia, número esse que desceu para 62 no segundo dia. A longa e dispendiosa viagem até Loulé terá sido argumento de peso para tantas ausências, penalizando um clube que, na situação inversa, não tem regateado esforços para ir “com todos a todas”. A isto respondeu o Clube BTT Loulé com o maior fair-play, alocando todos os seus atletas às lides organizativas e oferecendo um excelente evento a todos quantos dele desfrutaram.

No capítulo competitivo, Davide Machado (.COM) dominou de forma clara ambas as etapas de Distância Média, no escalão de Elite masculina. Num verdadeiro emaranhado de caminhos, o Campeão Nacional de Sprint e de Distância Longa praticamente garantiu na primeira etapa a vitória no evento, deixando o segundo classificado, Luís Barreiro (NADA) a mais de dez minutos de diferença. Contando com uma oposição mais forte no segundo dia, nem por isso Machado deixou de repetir o triunfo, chegando ao final com um tempo de 51:10, menos 4:21 que o seu grande rival do momento, o tri-campeão mundial de Veteranos, Carlos Simões (COALA). Na Elite feminina, o primeiro dia teve na russa Olga Kasatkina – alguns lembrar-se-ão ainda da sua presença entre nós nos Mundiais de Montalegre, em 2010 – a grande vencedora, ao passo que Susana Pontes dominou o segundo dia, chegando à vitória final neste II Ori-BTT Loulé. Coletivamente, a vitória coube ao Clube de Orientação do Centro com 1673,93 pontos, mais 47,2 pontos que a ADFA, segunda classificada.


Resultados

Elite masculina
1. Davide Machado (.COM) 2000.00 pontos
2. Carlos Simões (COALA) 1744.23 pontos
3. João Ferreira (DA Recardães) 1722.77 pontos
4. Guilherme Marques (COC) 1709.14 pontos
5. Luis Barreiro (NADA) 1678.96 pontos

Elite feminina
1. Susana Pontes (COC) 1942.03 pontos
2. Ana Filipa Silva (CPOC) 1838.65 pontos
3. Olga Kasatkina (Rússia) 1000.00 pontos


[Foto: bttloule.com/]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: