segunda-feira, 12 de maio de 2014

FinTrailO 2014: Triunfo histórico de Marit Wiksell



Incapazes de pôr em campo, de forma plena, as suas enormes capacidades e potencialidades, os grandes campeões finlandeses deixaram-se bater inapelavelmente na sua própria casa. A sueca Marit Wiksell levou de vencida o FinTrailO 2014, enquanto o norueguês Martin Jullum comanda a Taça da Europa de Orientação de Precisão (não oficial) de forma destacada ao cabo das duas primeiras etapas. Foram eles os grandes beneficiados da jornada.


Jornada negra para os competidores finlandeses de Orientação de Precisão, aquela vivida em Tuusula e Nurmijärvi, nos arredores de Helsínquia, este fim de semana. Pela primeira vez nos seus cinco anos de existência, o FinTrailO conheceu um vencedor não finlandês. E se pensarmos que os primeiros cinco classificados foram, todos eles, não finlandeses, então a história desta edição da prova parece ter mesmo muito que contar. Mas afinal o que é que se passou para suecos e noruegueses chegarem, verem e vencerem de forma tão categórica? Nada de especial, simplesmente foram os melhores!

Etapa inaugural da segunda edição da Taça da Europa de Orientação de Precisão (não oficial), a competição de TempO do FinTrailO 2014 abriu as hostilidades. Disputada na manhã de sábado por 82 atletas de oito países, esta competição viu a finlandesa Pinja Mäkinen ao seu melhor nível, completando o percurso de sete estações (com quatro problemas cada) de forma limpa. Os 132 segundos gastos pela atleta viriam a ser superados por seis outros competidores, mas as penalizações devido a uma ou mais respostas erradas acabaram por relegá-los para posições secundárias. Foi o caso dos finlandeses Lauri Kontkanen e Antti Rusanen, segundo e terceiro classificados com mais 28 e 32 segundos que a vencedora, respetivamente. Foi também o caso da sueca Marit Wiksell, a mais rápida em prova, mas com 90 segundos de penalização por três respostas erradas, o que a atirou para o quinto lugar.


Prognósticos só no final

Na tarde de sábado teve lugar a primeira etapa de PreO e com ela a primeira grande reviravolta. Pontuável apenas para o FinTrailO 2014, a prova teve no norueguês Martin Jullum o grande vencedor, com um total de 21 respostas certas, tantas quantos os problemas que compunham o percurso. Com Jullum, foram mais oito os competidores a fazer o pleno de respostas certas, valendo no entanto ao norueguês a sua maior rapidez nos pontos cronometrados, gastando apenas 10 segundos. Com uma resposta errada, Pinja Mäkinen começava a perder terreno para os seus mais diretos adversários e deixava-se apanhar pelo sueco Erik Stålnacke na classificação geral do evento.
E enquanto Martin Fredholm, Marit Wiksell e Marko Määttälä, entre outros, recuperavam terreno, Antti Rusanen caia “dois furos” e Lauri Kontkanen abdicava da sua participação.

Com sete atletas separados por apenas dois pontos e tudo para decidir na derradeira prova, o FinTrailO 2014 aclamaria de novo Martin Jullum como o grande vencedor desta segunda etapa de PreO, também ela pontuável para a Taça da Europa. Jullum voltou a mostrar-se no seu melhor e a não dar qualquer resposta errada - tal como treze outros atletas (!) -, sendo de novo o mais rápido nos pontos cronometrados. Roope Näsi, Martin Fredholm, Marko Määttälä e Marit Wiksell voltaram a responder de forma certeira, mas viria a ser esta última a maior beneficiada, sagrando-se vencedora do FinTrailO 2014, um ponto à frente de Martin Jullum e de Martin Fredholm, segundo e terceiro classificados, respetivamente. Com duas respostas erradas, Erik Stålnacke viria a cair para a quinta posição enquanto Pinja Mäkinen não iria além dos 18 pontos (em 21 possíveis), quedando-se no oitavo lugar da geral.


Resultados

FinTrailO 2014
1. Marit Wiksell (Stora Tuna OK) 67 pontos
2. Martin Jullum (Halden SK) 66 pontos
3. Martin Fredholm (OK Linné) 66 pontos
4. Geir Myhr Øien (Eidsvoll o-lag) 65 pontos
5. Erik Stålnacke (IFK Göteborg) 65 pontos
6. Marko Määttälä (Kaustisen Pohjan-Veikot) 65 pontos
7. Antti Rusanen (Keravan Urheilijat) 64 pontos
8. Pinja Mäkinen (Koo-Vee) 64 pontos
9. Aleksei Laisev (Keravan Urheilijat) 64 pontos
10. Erik Lundkvist (HJS-Vansbro OK) 63 pontos

Taça da Europa de Orientação de Precisão (não oficial)
1. Martin Jullum (Halden SK) 72 pontos
2. Marit Wiksell (Stora Tuna OK) 69 pontos
3. Lauri Kontkanen (Selkien Sisu) 54 pontos
4. Martin Fredholm (OK Linné) 53 pontos
5. Pinja Mäkinen (Koo-Vee) 51 pontos
6. Antti Rusanen (Keravan Urheilijat) 48 pontos
7. Geir Myhr Øien (Eidsvoll o-lag) 47 pontos
8. Erik Lundkvist (HJS-Vansbro OK) 40 pontos
9. Lars Jakob Waaler (Porsgrunn OL) 36 pontos
10. Marko Määttälä (Kaustisen Pohjan-Veikot) 34 pontos

Resultados completos e mais informações em http://www.trailo.fi/fintrailo-2014/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: