quinta-feira, 8 de maio de 2014

Duas ou três coisas que eu sei dela...



1. Teve lugar em Santo Tirso, na tarde do passado sábado, a segunda etapa da Taça de Portugal de Orientação Adaptada ANDDI 2014. Repartindo-se entre Orientação Adaptada e Atividade Adaptada, a prova contou com a participação total de 44 atletas, em representação do Clube Gaia, APPACDM Matosinhos, CAID Santo Tirso e Viana do Castelo. Organizado pelos Trampolins de Santo Tirso, com os apoios da Federação Portuguesa de Orientação, Desporto Escolar, Escola S. Rosendo e autarquia tirsense, o evento integrou as comemorações do Dia Nacional da Orientação e constou dum percurso de dez pontos, na distância de 1000 metros. Em ambos os escalões, os três primeiros classificados, todos eles em representação do Clube Gaia, fizeram o pleno de respostas certas. Domingos Oliveira foi o mais rápido nos masculinos, relegando para as posições imediatas João Encarnação e Bruno Cardoso. Nas senhoras, vitória de Paula Santos sobre Liliana Silva, invertendo assim o resultado alcançado na etapa inaugural, no Parque do Avioso (Maia). O terceiro lugar coube a Raquel Cerqueira.


2. Chama-se “Precision (Pre-O debut!) & (Pain) Promotion” e é a mais recente crónica da excelente série “1000 days”, assinada pela britânica Helen Palmer. Colocando de parte a “Promotion” (e a dor) e centrando-nos apenas na “Precision” (e no Pre-O debut!), percebemos as primeiras palavras da atleta: “Estou sempre à procura de novas formas de variar o meu treino, melhorar algo e manter as coisas em níveis interessantes e, assim, no passado fim de semana fiz a minha estreia na Orientação de Precisão!” Desta estreia, da ausência de familiarização com a Orientação de Precisão e das peripécias ao longo dos 20 pontos (mais três cronometrados) que compunham o percurso – impagável a descrição da resposta errada precisamente no último ponto! - nos fala Helen Palmer, numa narrativa simultaneamente interessante e divertida. A terminar, um balanço positivo e a deixar adivinhar novas experiências nesta área: “Em suma, gostei da experiência mas não consigo deixar de pensar que as coisas seriam mais excitantes se todos os pontos fossem cronometrados e, na realidade, se as secções entre os pontos fossem igualmente cronometradas e se cada ponto fosse apenas um ponto simples, sem a necessidade de ficar ali parado a pensar e se pudesse avançar rapidamente para o ponto seguinte...” Tudo para ler em http://helvino.blogspot.pt/2014/04/precision-pre-o-debut-pain-promotion.html.


3. A dois meses do início do Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2014, a Diretora do Evento deu uma Entrevista. Nela, Roberta Falda fala de si e do desafio pessoal que representa ser “o topo duma pirâmide alicerçada em muitos atores”, ao mesmo tempo que nos leva ao encontro de diferentes terrenos e trilhos, em duas regiões distintas, o Trentino e o Veneto. “Acredito que, nos Campeonatos do Mundo, os melhores vencem em diferentes tipos de terreno, mas também recorrendo a técnicas diversas e numa base de fair play entre todos”, diz, esperando “que o mesmo aconteça em Itália”. A Entrevista pode ser lida na página do WOC, em http://www.woc2014.info/news2014-card.php?ID=100&lingua=inglese.


4. 93 atletas de oito países marcam presença este fim de semana, em Tuusula e Nurmijärvi (Finlândia), no arranque da segunda edição da Taça de Europa de Orientação de Precisão (não oficial). Composto por duas etapas pontuáveis para a Taça da Europa – a primeira de TempO, no sábado de tarde, e a segunda de PreO, no domingo de manhã –, o FinTrailO 2014 integra ainda uma etapa de TempO, no sábado de manhã e um Model Event, na sexta-feira ao final da tarde. Organizado pelos clubes Rajamäen Rykmentti e Tuusulan Voima-Veikot, o evento é disputado apenas na Classe Aberta (escalão Elite e escalão A) sendo o desenho dos percursos da responsabilidade de Ari Tertsunen e Martti Inkinen. Entre os participantes, destaque para o finlandês Jari Turto, atual campeão europeu e mundial de PreO (Classe Aberta), para a campeão do mundo de PreO (Classe Paralímpica), a checa Jana Kostova e para os finlandeses Antti Rusanen e Pinja Mäkinen, respetivamente campeão europeu e campeã mundial de TempO em título. Tudo para acompanhar em http://www.trailo.fi/fintrailo-2014/.

[Foto: ANDDI Portugal / facebook.com/anddi.portugal]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido
  

Sem comentários: