quinta-feira, 1 de maio de 2014

Duas ou três coisas que eu sei dela...




1. A página de rankings da Federação Internacional de Orientação deu mais um passo importante no processo de atualização plena. Desde a passada segunda-feira, estão disponíveis para apreciação, para além dos rankings de Orientação Pedestre (incluindo ranking de Sprint e Taça do Mundo), também o ranking de Orientação em BTT e respetiva Taça do Mundo. Marika Hara (Finlândia), Cecilia Thomasson (Suécia) e Susanna Laurila (Finlândia) dominam o setor feminino, enquanto o setor masculino mostra, nas três primeiras posições, Anton Foliforov (Russia), Krystof Bogar (República Checa) e Tõnis Erm (Estónia). Quanto aos portugueses, o melhor é Davide Machado, no 24º lugar, seguido de João Ferreira e Carlos Simões, respetivamente na 56ª e 60ª posição. Nas senhoras, Susana Pontes é a nossa melhor atleta, ocupando o 67º lugar. Tudo para conferir em http://iofranking.osport.ee/.


2. Após a realização da terceira etapa, encontra-se já publicado o ranking da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2014 devidamente atualizado. A ausência de Luís Nóbrega (COV - Natura) na prova do Parque Tejo levou a mexidas no topo da classificação da Classe Aberta, com Joaquim Margarido (CRN) a surgir na liderança da tabela, seguido agora por Nuno Pires (Ori-Estarreja). Na Classe Paralímpica, Ricardo Pinto (DAHP) voltou a trocar de posição com o seu colega de equipa Júlio Guerra, regressando à liderança. Recorde-se que a quarta etapa da Taça de Portugal terá lugar no dia 31 de Maio, nas Dunas de Cantanhede, numa organização do Clube de Orientação de Estarreja. A Federação Portuguesa aproveitará o ensejo para homenagear os atletas que mais se distinguiram na temporada passada, durante um jantar que terá lugar ao final da tarde. O ranking da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2014 devidamente atualizado pode ser consultado em http://www.orioasis.pt/oasis/rankings/cache/TPdeOrientacaodePrecisao2014.43.pdf.


3. No âmbito do programa “Santo Tirso conVida” e das comemorações do Dia Nacional da Orientação 2014, tem lugar no próximo sábado mais uma actividade de “Orientação Para Todos” na cidade dos Jesuítas. Aberta a pessoas de qualquer idade e com início agendado para as 14h00, junto à Câmara Municipal de Santo Tirso, esta é uma iniciativa da responsabilidade dos Trampolins de Santo Tirso e que conta com os apoios da Federação Portuguesa de Orientação, Desporto Escolar, escola S. Rosendo e Câmara Municipal de Santo Tirso. À disposição dos participantes irão estar três percursos com diferente grau de dificuldade , os quais podem ser realizados individualmente, a pares ou em grupo. Do programa faz parte, igualmente, a realização de um percurso de Orientação de Precisão pontuável para o Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” e ainda a segunda etapa da Taça de Portugal de Orientação Adaptada ANDDI. Informações e inscrições em www.trampolinssantotirso.com, através do endereço orientacao@trampolinssantotirso.com ou pelo telemóvel 91 406 12 81. “Traz um amigo que o TST orienta!”


4. É já no próximo domingo que arranca a edição 2014 do programa “Uma Aventura Em”. Desta feita a “aventura” toma o nome de “Raid Rota da Luz”, desenrolando-se na região do Baixo Vouga Lagunar entre as 9:00 e as 13:00. Disputado nas vertentes Duatlo-Ori (Orientação Pedestre + Orientação em BTT), Maratona Ori-BTT e Meia-Maratona Ori-Pedestre, o Raid tem partida e chegada agendada para o Pavilhão do Arsenal de Canelas (Canelas, Estarreja) e distribui-se pelos escalões de Aventura e Promoção, com uma variada oferta ao jeito e ao gosto de todos. As inscrições decorrem ainda e são possíveis até ao dia da prova, condicionadas à existência de mapas, através do endereço amorim1315@gmail.com ou pelo telemóvel 91 385 10 10. Mais informações em http://umaaventuraem.com/?page_id=617.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: