quinta-feira, 1 de maio de 2014

Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT 2014: Confirmações, afirmações e muitas (e boas) surpresas!



O Litoral Alentejano voltou a ser palco dum grande evento de Orientação. Distribuídos por três intensos e emocionantes dias, os Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT 2014 deram a conhecer os primeiros vencedores da temporada, com particular destaque para os “estreantes” Carlos Simões e Ana Filipa Silva.


À exceção do Absoluto, que só em Novembro terá lugar, a Orientação em BTT distribuiu, duma assentada, todos os títulos nacionais da presente temporada. Disputados em Grândola e Santiago do Cacém, os Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT 2014 contaram com a assinatura organizativa conjunta do COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano e do Clube de Natureza de Alvito e com os apoios, entre outros, dos muncípios locais e da Federação Portuguesa de Orientação. Em competição, cerca de uma centena de atletas lutaram pelos títulos nacionais de Distância Longa, Distância Média, Sprint e ainda de Estafetas.

Entre os mais novos, o destaque vai para dois atletas do BTT Loulé / BPI, Rui Costa e Duarte Sousa, respetivamente em H17 e H20, arrecadando todos os títulos em disputa e ainda o título de Estafetas. No tocante aos Veteranos, Kátia Almeida (ATV), Luísa Mateus (COC) e Armando Santos (COALA), “açambarcaram” igualmente o primeiro lugar de todos os pódios individuais, respetivamente em D40, D50 e H55. COC e ADFA sagraram-se campeões nacionais de Estafetas nos escalões Veteranos I e Veteranos II, respetivamente.


Títulos de elite bem repartidos

No escalão de Elite masculina, Carlos Simões (COALA) brilhou nestes Nacionais. No confronto direto com a grande figura do momento e 24º classificado do ranking mundial, Davide Machado (.COM), o atleta de Santiago do Cacém logrou quebrar a série de três títulos nacionais de Distância Média, pertença de Machado, chegando pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio nacional de Elite. Um título que, de forma vincada, é revelador da força e do caráter de Simões, um atleta que, recorde-se, é tri-campeão mundial de Veteranos nesta espetacular disciplina. Os títulos individuais de Distância Longa e de Sprint, esses, couberam a Davide Machado, que assim repetiu o feito de 2012 e 2013.

Na Elite feminina, Susana Pontes (COC) juntou mais um título nacional ao seu já vasto pecúlio, triunfando nas provas de Distância Média e Sprint. Depois de ter dominado por completo as temporadas de 2007 a 2010, na categoria Júnior, Ana Filipa Silva (CPOC) chegou finalmente ao tão desejado título de Elite, e logo na Distância Longa. Ainda na Elite feminina, seria injusto terminar este apontamento sem referir o nome de Stepanka Betkova, a jovem “ginasista” que levou de vencida por larga margem as três distâncias individuais mas que acabou de fora dos títulos devido a não ser possuidora de nacionalidade portuguesa. Nas Estafetas, o triunfo no setor masculino coube de forma surpreendente ao NADA, quebrando assim uma série invicta de vitórias do COC que vinha da longínqua época de 2007/2008. Também no setor feminino se registou um vencedor inédito, com as atletas do Ginásio Clube Figueirense a subirem pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio, depois das vitórias da ADFA nos três anos anteriores. Resultados, mapas, fotos e muito mais em http://cnsobtt2014.coala.com.pt/.

[Foto: COALA, em picasaweb.google.com/OriCoala/]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: