terça-feira, 1 de abril de 2014

VII Ori BTT Rota da Bairrada: Davide Machado "bisa" títulos ibéricos



Marcada por novo confronto Ibérico, a sétima edição do Ori BTT Rota da Bairrada viu a balança pender claramente para o lado português, com Davide Machado, João Ferreira e Carlos Simões a preencherem o pódio em ambos os dias. No setor feminino, destaque para a dupla vitória da sempiterna Susana Pontes.


O concelho da Mealhada foi palco, no passado fim de semana, do VII Ori BTT Rota da Bairrada / X Campeonato Ibérico de Orientação em BTT Masculino. Pontuável para o ranking da Federação Portuguesa de Orientação e da Federação Espanhola de Orientação, o evento foi organizado pelo Desportivo Atlético de Recardães, com os apoios da Câmara Municipal da Mealhada, Juntas de Freguesia de Barcouço e Casal Comba, Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, Clube de Futebol de Barcouço e Grupo de Escuteiros de Casal Comba. Para além dos 156 atletas federados, distribuídos por 14 escalões de competição, de notar a presença de 52 atletas nos dois escalões abertos, perfazendo um total superior a duas centenas de participantes no evento.

Preenchendo o programa do primeiro dia, a prova de Distância Longa teve lugar na freguesia de Barcouço, em terrenos de floresta, centrando-se as maiores dificuldades na enorme rede de caminhos e no seu estado pesado, num traçado de percursos inteligente e exigente e nos marcados desníveis. No escalão de Elite, os portugueses deram cartas. Davide Machado (.COM) arrebatou o título ibérico, superando João Ferreira (DAR), com vantagem superior a sete minutos e Carlos Simões (COALA), a quem venceu por margem próxima dos doze minutos. Ivan Trigales (Los Angeles) foi o melhor espanhol, concluindo na quarta posição a mais de catorze minutos do vencedor.


Outro dia, os mesmos vencedores

A derradeira etapa desenrolou-se na freguesia de Casal Comba, numa Distância Média ainda mais marcada pelo estado do terreno e pela chuva persistente que se fez sentir ao longo de toda a prova. O trio de portugueses voltou a demostrar o seu maior potencial nesta desafiante modalidade, apenas se verificando uma troca entre segundo e terceiro classificados, relativamente à vespera, já que Davide Machado voltou a ser o grande vencedor com vantagens de 2:40 e 4:01 sobre Simões e Ferreira, respetivamente. Desta feita, o melhor espanhol foi David Toll Clos (Go-Extrem), igualmente na quarta posição, a 7:08 de Davide Machado.

No escalão de Elite feminina, Susana Pontes (COC) dominou ambas as etapas e por margens que não deixam dúvidas quanto à sua supremacia. Rita Gomes (BTT Loulé/BPI) foi a segunda classificada na etapa inaugural, gastando mais de vinte e um minutos que a vencedora. Na segunda etapa, Catarina Ruivo (COC) secundou a sua colega de equipa com mais 4:53. Coletivamente, vitória para a turma do BTT Loulé/BPI, logo seguida da ADFA e do COC.


A organização esteve a um nível elevado”

De acordo com Nota de Imprensa difundida pelo Desportivo Atlético de Recardães e assinada por Carlos Ferreira, Diretor do Evento, “a organização esteve a um nível elevado, nos vários parâmetros do evento, a saber: aspetos técnicos dos mapas, traçagem dos percursos, passagens de estradas, logística do centro do evento, serviço de bar, prémios e sorteios. Isto foi possível porque todas as estruturas de apoio referidas no início envolveram-se com seriedade e determinação neste evento. Um Obrigado a todos.”



Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: