terça-feira, 1 de abril de 2014

O-Pre "Under the Bridge": Taça de Portugal regressa pelas mãos do ATV



Os deliciosos espaços ribeirinhos do Parque Tejo, na Freguesia do Parque das Nações, em Lisboa, serão palco no próximo sábado da terceira etapa da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2014. O PreO “Under the Bridge” constituirá o primeiro de dois momentos levados a cabo pelo Académico de Torres Vedras ao longo do fim de semana, culminando com uma fortíssima presença na Feira da Saúde, em Torres Vedras, onde na tarde de domingo terão lugar cinco atividades distintas de Orientação, uma das quais, destinada a invisuais, constituirá uma estreia absoluta em Portugal.


O Académico de Torres Vedras irá organizar no próximo dia 5 de abril de 2014, a terceira prova do ranking nacional de Orientação de Precisão, no Parque Tejo - Parque das Nações – Lisboa. Com Direção e traçado de percursos de Luís Sérgio e Supervisão de Jorge Baltazar, a prova tem o seu início agendado para as 11h30 (percurso de iniciação), seguindo-se uma hora mais tarde os escalões de competição (Classe Aberta e Classe Paralímpica). Os percursos de competição têm uma distância de 2.100 metros, cifrando-se em 123 minutos o tempo limite de prova. São em número de 20 (mais dois pontos cronometrados) os desafios que os atletas terão de enfrentar, reduzindo-se este número para 15 no caso do percurso de iniciação.

A organização faz questão de frisar que “no percurso de iniciação não haverá resposta zero (“z”)”, ao mesmo tempo que deixa o convite implícito à participação de todos, sobretudo àqueles cujo contacto com esta desafiante disciplina é escasso ou nulo e sentem vontade de experimentar. As inscrições no percurso de iniciação podem ser efetuadas no dia da prova, mas aconselha-se que sejam feitas antecipadamente, ficando sujeitas à disponibilidade de mapas. Quanto aos restantes, apesar das inscrições terem encerrado oficialmente à meia-noite de ontem, o Orientovar sabe que a organização tem alguma flexibilidade nesta matéria. Mas não se atrase, sob pena de perder uma grande competição e que antecederá, em escassos oito dias, esse evento maior que será o Campeonato da Europa de Orientação de Precisão ETOC 2014, a realizar em Palmela.


Não uma, não duas, mas cinco provas em simultâneo!

Deixando Lisboa e regressando a Torres Vedras, o laborioso ATV preparou para a tarde de domingo uma proposta irrecusável. Na calha está uma atividade de Orientação para invisuais, algo que constituirá uma estreia absoluta no nosso país, e que consistirá num percurso tipo labirinto, marcado com cordas no chão, cuja evolução pode ser acompanhada sensorialmente com os pés, correlacionando-a com as marcas num mapa em relevo, possível de ler com os dedos.

Inserindo-se nesse certame maior que é a Feira da Saúde, que decorre no Pavilhão de Exposições de Torres Vedras, nos dias 4,5 e 6 de Abril, a iniciativa do ATV pretende alargar o seu leque de inclusividade às restantes disciplinas da Orientação, com a realização em simultâneo de atividades de Orientação Pedestre e de Orientação em BTT - estas duas com pontos exclusivamente dentro da área do Parque de Exposições – e ainda de Orientação Adaptada, para pessoas portadoras de deficiência cognitiva e de Orientação de Precisão, para pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente aquelas que se deslocam em cadeira de rodas. Um “cinco em um” que se louva e aplaude, ao encontro do desporto para todos e exaltando o princípio “todos diferentes, todos iguais”. Absolutamente a não perder!



Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: