quinta-feira, 3 de abril de 2014

Ivo Tišljar: "Acredito num bom resultado"



Com sete participações em Campeonatos do Mundo e duas em Campeonatos da Europa, Ivo Tišljar é um dos atletas mais conceituados do pelotão trail-orientista mundial. As duas medalhas de bronze alcançadas nos Mundiais de 2010 e 2011 fazem dele um dos mais sólidos pilares da forte seleção croata. Ouçamos as suas impressões acerca dos próximos Europeus de Palmela.


O ETOC aproxima-se e eu gostaria de saber, muito resumidamente, o que tem feito desde o Verão passado e dos Mundiais de Vuokatti?

Ivo Tišljar (I. T.) - Participei em todas as competições de PreO e de TempO que tiveram lugar não muito longe da Croácia. Para além disso, tenho treinado muito em casa, ao nível da leitura de mapas.

A sua aposta nos Europeus centra-se mais na competição de PreO ou na de TempO?

I. T. - As minhas hipóteses são maiores na competição de PreO. Torna-se muito mais difícil compensar a distância que nos separa dos países escandinavos no TempO do que no PreO.

Não lhe soou estranho o nome de Portugal quando teve conhecimento do país organizador do ETOC 2014?

I. T. - Não. Há já alguns anos que só ouço boas coisas acerca do Portugal O' Meeting e tenho visto alguns mapas de terrenos de dunas muito bonitos. Também participei no Mundial de Veteranos em Espanha, junto à fronteira com Portugal, e em terrenos igualmente interessantes.

Quais as expectativas qunto ao evento?

I. T. - Um evento com um quadro competitivo fortíssimo e diferenças mínimas no tocante aos resultados finais.

Entre os candidatos aos títulos europeus, onde é que se encaixa? E a seleção da Croácia?

I. T. - A Orientação de Precisão na vertente PreO é muito exigente. É muito fácil cometer-se um erro e os erros pagam-se muito caro. O número de bons competidores é enorme, pelo que se torna muito difícil predizer o que quer que seja, mas acredito num bom resultado, tanto individualmente como em termos da equipa.

Qual o seu grande objetivo da temporada?

I. T. - Fazer o meu melhor no ETOC e no WTOC.

Quer deixar um voto para os Campeonatos da Europa?

I. T. - Faço votos para que seja uma boa competição, justa e tecnicamente exigente.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: