sexta-feira, 7 de março de 2014

POM 2014: Julio Guerra e Remo Madella vencem etapa de Orientação de Precisão



O segundo dia do Portugal O' Meeting 2014 teve um aliciante extra. Para os aficionados da Orientação de Precisão, a etapa levada a cabo no Parque da Senhora dos Verdes constituiu um desafio de enorme complexidade e qualidade técnica. No final, Júlio Guerra e Remo Madella foram os mais precisos.


Em Dia de Carnaval, o Parque da Senhora dos Verdes, nas imediações de Gouveia, foi palco da segunda etapa da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2014. Integrado nesse evento maior que é o Portugal O' Meeting, o PreO POM 2014 foi organizado pelo CPOC – Clube Português de Orientação e Corrida e pela Câmara Municipal de Gouveia. O tempo pouco convidativo afastou mais de metade dos atletas inicialmente inscritos, saldando-se em 67 o número de concorrentes que lograram concluir o percurso.

Num terreno absolutamente fantástico para a prática desta exigente disciplina, Acácio Porta-Nova desenhou um percurso ao longo de 1000 metros, constituído por vinte pontos, aos quais se devem somar dois pontos cronometrados. Interpretando de forma superior as características do terreno, o traçador do percurso soube privilegiar as técnicas clássicas de decisão, ao encontro dos elementos característicos e das formas do relevo, traduzidas em curvas de nível. Lamentavelmente, uma falha na descrição de um dos pontos levou à sua anulação, mas nem por isso a prova perdeu valor e interesse, cotando-se como uma das mais exigentes e apuradas tecnicamente até hoje levadas a cabo em Portugal.


Nomes e números

Entre os participantes, refira-se a presença de todos os grandes nomes da Orientação nacional, com natural destaque para os campeões nacionais em título, João Pedro Valente (CPOC) e Ricardo Pinto (DAHP), respetivamente nas classes Aberta e Paralímpica. Em causa estavam, para além da Taça de Portugal da disciplina, o apuramento para os Campeonatos da Europa, cuja última cartada se jogava precisamente aqui. Quanto à forte presença estrangeira, não passaram despercebidos os britânicos John Kewley e Charles Bromley-Gardner, ambos do SLOW, o italiano Remo Madella (REM), o espanhol António Hernandez (FrontelaO) e ainda o vencedor da edição anterior do Portugal O' Meeting na Classe Aberta, o holandês Mark Heikoop (Individual).

Na Classe Aberta, Remo Madella (REM) não deixou os seus créditos por mãos alheias e foi o grande vencedor com apenas dois pontos falhados. Na segunda posição, com menos um ponto que o vencedor, quedaram-se o britânico Charles Bromley-Gardner e o português João Pedro Valente. Quanto à Classe Paralímpica, Júlio Guerra (DAHP) demonstrou uma vez mais a sua apetência pelos terrenos de Gouveia (há sensivelmente um ano sagrou-se aqui Campeão Ibérico) e foi o grande vencedor com 13 pontos corretos. Atrás de si, registe-se a excelente prestação do estreante Cláudio Poiares (CRN), com menos três pontos que o vencedor. Ricardo Pinto fechou o pódio com 9 pontos.


Seleção nacional praticamente definida

Conferidos os resultados, o Ranking da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2014 sofreu fortes mexidas, com Luís Nóbrega (COV – Natura) a assumir a liderança da Classe Aberta com 157,13 pontos. Na Classe Paralímpica, Júlio Guerra segue agora na frente com 169,87 pontos. Mais importante, talvez, é o facto de Cláudio Tereso (ATV) ter garantido uma presença na seleção que representará o nosso país nos Campeonatos da Europa, juntando o seu nome aos de Nuno Pires (Ori-Estarreja), Luís Leite (GD4C), Joaquim Margarido (CRN) e Ricardo Pinto. Entretanto, no intuito de completar o leque de selecionados, foi aberta a possibilidade a alguns atletas de poderem vir a integrar os trabalhos da seleção. São eles Júlio Guerra e José Laiginha Leal (CRN), ambos na Classe Paralímpica, e ainda, na Classe Aberta, Luís Nóbrega, João Pedro Valente, Jorge Baltazar (GDU Azoia), Luís Sérgio (ATV) e Inês Domingues (COC). A lista definitiva dos atletas que representarão Portugal nos Europeus de Palmela será divulgada no início da próxima semana.


Resultados

Classe Paralímpica
1. Julio Guerra (DAHP) 13/19 pontos
2. Cláudio Poiares (CRN) 10/19 pontos
3. Ricardo Pinto (DAHP) 9/19 pontos
4. Ana Paula Marques (DAHP) 7/19 pontos
5. Ana Leça (Individual) 5/19 pontos
6. Ricardo Bastos (CRN) 4/19 pontos
7. António Amorim (1/19 pontos)

Classe Aberta
1. Remo Madella (REM) 17/19 pontos
2. Charles Bromley-Gardner (SLOW) 16/19 pontos
3. João Pedro Valente (CPOC) 16/19 pontos
4. Luís Leite (GD4C) 15/19 pontos
5. Alexandre Reis (ADFA) 14/19 pontos
6. Luis Sérgio (ATV) 14/19 pontos
7. Inês Domingues (COC) 14/19 pontos
8. Mark Heikoop (Individual NED) 14/19 pontos
9. Urtzi Iglesias (Cobi) 14/19 pontos
10. Cláudio Tereso (ATV) 14/19 pontos

Resultados completos e demais informações em http://www.pom.pt/pt/





Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: