domingo, 2 de fevereiro de 2014

Revista O Praticante sopra dez velas



Acaba de ser publicada a edição comemorativa do 10º aniversário da Revista O Praticante e, por isso, estamos todos de parabéns. Aliado de longa data da Orientação e parceiro do Orientovar desde 2008, O Praticante merece uma palavra de apreço e de carinho pelo muito que tem feito em prol da divulgação do nosso desporto.


Estas coisas misturam-se, confundem-se e a gente acaba por lhes perder o tino. Quase poderia dizer que entrei na escrita pela via da corrida e regressei à corrida pela via da escrita, mas ao certo já nem eu sei. Uma coisa sei: corrida e escrita fazem parte da minha vida, uma está ligada à outra. E eu a elas.

E por que me dão tanto – sobretudo satisfação pessoal e amigos, na devida medida do merecido reconhecimento -, parece-me não fazer mais do que a minha obrigação em retribuir, dentro das minhas possibilidades, um pouco do muito que me é dado.

Assim, impossível se tornaria dizer que não ao David Silva quando, em finais de 2008 (já lá vão cinco anos, companheiro!), me lançou o desafio de integrar o projeto de colaboração com “O Praticante”. As minhas “exigências” eram simples: eu escrevia sobre Orientação e a fonte era o blogue Orientovar. Ele aceitou e, desse contrato selado por telefone, nasceu uma amizade sólida, reforçada a cada nova colaboração, a cada nova edição d'O Praticante.

Numa era onde o virtual toma conta do real - as publicações passaram a ser online, por exemplo -, é de valorizar o esforço de quem teima em manter viva essa tradição do papel, da matéria, do pegar numa revista acabada de sair da tipografia e aspirar o seu cheiro a tinta, folheá-la com atenção, ver os títulos, discorrer ao longo das páginas ao encontro daquele artigo, daquele assunto... E é essa a magia d'O Praticante, a de nos proporcionar o convívio periódico com prazeres de outrora num tempo presente, cada vez mais afastado duma realidade que a todos vai escapando de forma inexorável.

Gostaria ainda de sublinhar essa verdade indesmentível: O Praticante é, neste momento, o mais importante veículo de promoção regular da Orientação ao nível da imprensa escrita. Atrevo-me mesmo a dizer que, ao nível da imprensa escrita desportiva dita “generalista”, este é, seguramente, dos projetos de concertação com a Orientação mais sólidos e constantes a nível mundial.

Em dezembro cumpriram-se, como disse, cinco anos de colaboração com a publicação, traduzidos em vinte e cinco edições e praticamente uma centena de artigos. Em nenhum outro espaço vemos uma demonstração de tanto apreço – tanto carinho! - pela modalidade. Em nome da Orientação portuguesa e em meu nome pessoal, muito obrigado.

Que O Praticante e a sua laboriosa equipa possam continuar sempre, contra ventos e marés, a contribuir para um jornalismo de qualidade. Um jornalismo sério, feito com muito trabalho e muita dedicação, um jornalismo feito a pensar em cada um de nós. Com o meu esforço – a minha paixão! - continuarei a fazer aquilo que estiver ao meu alcance em prol desse objetivo. E assim, que venham mais cinco!



Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: