sábado, 15 de fevereiro de 2014

Inside Orienteering 1/2014 já publicada


A Federação Internacional de Orientação acaba de publicar a primeira edição de 2014 da Inside Orienteering. De caráter bimestral, a Newsletter deste mês conta com um conjunto de sete artigos assinados por Anna Jacobson, Clive Allen e Joaquim Margarido, para além da habitual “palavra do Presidente da IOF”, Brian Porteous e ainda uma série de notícias breves.


Está aí a primeira de seis newsletters que, no corrente ano, a Federação Internacional de Orientação oferecerá aos amantes da modalidade. Num número que se estende ao longo de 18 páginas, a estreia da Orientação em Esqui, junto dos mais novos, por altura da celebração do Dia Olímpico de Inverno na República Checa ou os preparativos para a transmissão televisiva dos Campeonatos da Europa de Orientação em Esqui, da responsabilidade da Tyumen Arena sob a direção de Karel Jonak dão a ver os esforços feitos em torno desta disciplina para fazê-la chegar com outra dimensão e apelo ao grande público.

A habitual rubrica “Norte Sul este Oeste” leva-nos até à Estónia, onde “passado, presente e futuro se fundem num único lema: A Paixão pela Orientação!” Destaque neste artigo assinado por Joaquim Margarido para a curiosidade histórica do primeiro e único pódio conquistado por um atleta daquele país, Sixten Sild, inscrito nos nos Mundiais de 1991 com as cores da ex-União Soviética e saido de Mariánské Lázne de bronze ao peito sob o emblema da recém-independente República da Estónia.

Os Mundiais de Veteranos de Orientação Pedestre 2014 (Porto Alegre, Brasil) e a ronda inaugural da Taça do Mundo 2015 (Tasmânia) são alvo de antevisão neste número da Inside Orienteering, ao mesmo tempo que se acompanha o australiano Mike Dowling, professor num Colégio de Hobart (Tasmânia) e um dos Vice-Presidentes do Conselho da Federação Internacional de Orientação. A última nota vai para a entrevista a Ursula Häusermann, um dos elementos da Comissão de Orientação em BTT da Federação Internacional de Orientação, acerca do processo de avaliação da qualidade dos eventos que integraram a Taça do Mundo 2013 daquela disciplina.

Tudo bons motivos para “folhear” a Inside Orienteering 1/2014, em http://www.orienteering.org/edocker/inside-orienteering/2014-1/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: