sábado, 15 de fevereiro de 2014

Duas ou três coisas que eu sei dela...



1. São os mais recentes números dos importantes eventos internacionais que, nos próximos três fins de semana, atrairão a Portugal orientistas dos quatro cantos do mundo. O MCO 2014 – 3º Campeonato Mediterrânico de Orientação, conta com 927 atletas inscritos de 27 diferentes países. A extraordinária procura no escalão Homens Elite (219) obrigou mesmo a organização do evento a antecipar para as 8h30 de sábado, dia 22, a partida do primeiro atleta para a prova de Distância Média WRE, o mesmo acontecendo com a prova de Distância Longa WRE do dia seguinte, antecipada para as 9h00. Distribuído, como habitualmente, pelos quatro dias do Carnaval, a décima nona edição do Portugal O' Meeting volta a exibir índices de superior dimensão, com o número de inscritos a ascender, até ao momento, aos 1645 atletas de 21 países. Também aqui o escalão de Homens Elite é o mais numeroso, com 198 participantes, sendo de referir, a título de curiosidade, os 121 inscritos na etapa de Orientação de Precisão. Finalmente teremos a segunda edição do Alentejo Orienteering Trophy, com inscrições abertas até 3 de Março, e que conta já com 352 atletas inscritos, mais de metade dos quais estrangeiros, em representação de 12 diferentes países.


2. Após a disputa, no passado domingo, do PreO Challenge – Maia Cidade Europeia do Desporto 2014, já se encontra publicada na página da Federação Portuguesa de Orientação, em http://www.orioasis.pt/oasis/rankings/cache/TPdeOrientacaodePrecisao2014.43.pdf, a tabela de ranking da Taça de Portugal de Orientação de Precisão referente à presente temporada. Ricardo Pinto (DAHP) e Joaquim Margarido (CRN), respetivamente nas Classes Paralímpica e Aberta, são os primeiros líderes, secundados por José Laiginha Leal (CRN) e Luís Nóbrega (COV – Natura). O cruzamento dos dados da tabela, com aqueles referentes ao Palmela PreO Meeting da temporada passada, permitem fazer igualmente um ponto da situação no tocante ao apuramento para o Campeonato da Europa de Orientação de Precisão ETOC 2014. Face aos critérios definidos pela Comissão Técnica de Orientação de Precisão da Federação Portuguesa de Orientação, estão já apurados para representar o nosso País os atletas Nuno Pires (Ori-Estarreja), Luís Leite (GD4C) e Joaquim Margarido (CRN), todos na Classe Aberta, e ainda Ricardo Pinto (DAHP), na Classe Paralímpica. Com um pé nos Europeus de Palmela encontram-se Cláudio Tereso (ATV), Jorge Baltazar (GDU Azoia), Luís Nóbrega (COV – Natura) e José Laiginha Leal (CRN), os três primeiros na Classe Aberta e este último na Classe Paralímpica. Todavia, é necessário que confirmem o apuramento na derradeira prova, o Portugal O' Meeting 2014, devendo para isso fazer, no mínimo, 85 pontos.


3. Arrancou no passado fim de semana, em Onil (Alicante), a Liga Espanhola de Orientação Pedestre 2014. Organizado pelo CE Colivenc, o VIII Premi D'Orientació Comunitat Valenciana contou com uma participação superior a oito centenas de atletas, distribuíndo-se o programa por uma prova de Distância Média (em mapa assinado pelo português Rui Antunes) e uma prova de Distância Longa. Em Damas Elite, vitória da russa Natália Vinogradova (Angelniemen Ankkuri), seguida de Marika Teini (SK Pohjantähti) e de Anna Serralonga Arqués (GO-XTREM). No escalão de Elite Masculina, triunfou o romeno Ionut Alin Zinca (FARRA-O), à frente de Luis Enrique Nogueira (COMA) e de Jonas Leandersson (SNO). Anna Serralonga Arqués e Ionut Alin Zinca são os primeiros líderes do ranking de Elite da presente temporada. Mais informações, resultados completos, percursos dos atletas de elite e fotos em http://orientaciocolivenc.blogspot.com.es/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: