sábado, 15 de fevereiro de 2014

Andalucia O' Meeting 2014: Lena Eliasson domina primeiro dia



Teve início em Punta Umbría, Espanha, a quinta edição do Andalucia O' Meeting. Intenso e emocionante, o dia de hoje ficou marcado pela realização de duas etapas pontuáveis para o ranking mundial, uma de Distância Média pela manhã e, da parte da tarde, a etapa de Sprint. No capítulo competitivo, o denominador comum dá pelo nome de Lena Eliasson, vencedora de ambas as etapas.


Sun-O, Município de Punta Umbría, Federação Espanhola de Orientação e um conjunto mais de entidades institucionais, dão as mãos na realização do AOM 2014 – Andalucia O' Meeting. Depois de quatro anos consecutivos com o centro do evento sedeado em Canos de Meca (Barbate), a organização vira-se agora para a parte oeste da Andaluzia, mais concretamente para Punta Umbría, um município voltado para o desporto e habituado a receber grandes competições internacionais. Floresta, dunas e zonas urbanizadas, com uma área superior a 13 km2, foram cartografadas para acolher o evento, oferecendo aos mais de novecentos participantes as condições ideais de competição nesta altura do ano.

O programa competitivo teve o seu início esta manhã com a realização da etapa de Distância Média WRE no mapa de El Portil. No escalão de Super Elite masculina, Gustav Bergman (OK Ravinen - Nacka) foi o mais rápido, completando os 7,2 km de prova (29 pontos de control) em 33:28 e deixando Albin Ridefelt (OK Linné) a distantes 1:31. Gernot Kerschbaumer (OK Pan Kristiansand) fechou o pódio com o tempo de 35:19, enquanto Antonio Martinez Pérez foi o melhor espanhol, alcançando a 11ª posição, a 3:33 do vencedor. Uma menção para o 17º lugar de Tiago Gingão Leal (GD4C), com o tempo de 37:36, deixando atrás de si, na posição imediata, Manuel Horta (GafanhOri), com mais 0:24. Na Elite feminina, Lena Eliasson (Domnarvets GoIF) cumpriu os 5 km do seu percurso (24 pontos de controlo) em 27:52, relegando para as segunda e terceira posições, com mais 0:52 e 1:43 respetivamente, Annica Gustafsson e Ausrine Kutkaite, ambas do IFK Lidingo SOK. Destaque para as prestações de Vera Alvarez e Mariana Moreira, ambas do CPOC, concluindo nos 12º e 14º lugares, respetivamente, com mais 5:10 e 5:39 que Lena Eliasson. A melhor atleta espanhola foi Ona Ràfols Perramon (COC), na 18ª posição, com um registo de 34:24.

Pela tarde correu-se no centro urbano de Punta Umbría a etapa de Sprint, com Lena Eliasson a mostrar-se de novo a mais forte. A atleta sueca gastou 13:05 para um percurso de 2,5 km (15 pontos de controlo), deixando atrás de si a britânica Catherine Taylor (OK Linné) e Maija Sianoja (Team Finland), que gastaram mais 0:12 e 0:29 que a vencedora. Mariana Moreira foi desta feita a melhor atleta ibérica, concluindo na 24ª posição com o tempo de 14:34. Com o tempo de 15:03, na 32ª posição, Anna Serralonga Arqués (GO-XTREM) foi a atleta espanhola melhor posionada. Quanto à Super Elite Masculina, Gustav Bergman foi “apenas” 2º classificado, ex-aequo com Antti Anttonen (Team Finland), gastando 13:48 para cumprir os 2,9 km do seu percurso (19 pontos de controlo). O vencedor foi o belga Yannick Michiels (OK Ravinen – Nacka), com o tempo de 13:27. O espanhol Andreu Blanes Reig (Colivenc) voltou a mostrar-se em grande neste início de temporada, terminando na 5ª posição a 0:35 do vencedor. O melhor português foi Miguel Silva (CPOC), 22º classificado a 1:21 de Michiels.

O Andalucia O' Meeting vai encerrar amanhã com a realização da etapa de Distância Longa. Toda a informação em http://aom2014.com/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: