sábado, 25 de janeiro de 2014

NAOM 2014: Blanes e Tikhonova sprintaram para a vitória



Depois da floresta e dos amplos espaços abertos, a caravana do NAOM rumou às estreitas e empinadas ruas e degraus do centro histórico de Castelo de Vide onde teve lugar o Sprint urbano. Numa prova com tanto de exigente como de espetacular, Anastasia Tikhonova repetiu a vitória da etapa inaugural, enquanto o vencedor masculino foi, algo surpreendentemente, Andreu Blaneu. São eles os lideres do recém criado Ranking Mundial de Sprint.


Apenas quatro horas após a disputa da etapa de Distância Média, a russa Anastasia Tikhonova voltou a dar mostras das suas enormes capacidades, vencendo a etapa de Sprint que teve lugar esta tarde no miolo da labiríntica vila de Castelo de Vide. “Corrida rápida e sem erros, gosto disto (risos)”, começou por referir a vencedora. “A parte final do mapa era fisicamente mais exigente, mas apenas cometi um pequeno erro que me terá custado cerca de dez segundos. O Sprint é a distância na qual me sinto mais à vontade, mas estou a tentar melhorar as minhas aptidões na Distância Média e na Distância Longa”, referiu no final Tikhonova. A russa bateu as francesas Céline Dodin e Amélie Chataing, segunda e terceira classificadas respetivamente, pela folgada margem de 1:08 e 1:42, respetivamente.

Resultados Elite Feminina
1. Anastasia Tikhonova (CSP Novgorod) 13:52
2. Céline Dodin (AltecSport) 15:00 (+1:08)
3. Amélie Chataing (Kalevan Rasti) 15:34 (+1:42)


Uma vitória que não estava nos planos”

Depois dum bom começo esta manhã, Andreu Blanes mostrou o porquê de ser um dos bons especialistas mundiais de Sprint e bateu, ainda que por escassa margem, toda a concorrência. Para o espanhol, “esta foi uma vitória que não estava nos planos”. A propósito da sua prova, comentou: “Senti-me muito forte durante a prova e a verdade é que deu-me um prazer imenso fazê-la, do primeiro ao último ponto. Embora goste de todas as distâncias, é talvez no Sprint que tenho alcançado os melhores resultados. Este é um resultado importante, que ajuda a motivar-me para os grandes objetivos da temporada e que passam, uma vez mais, por conseguir bons resultados nos Campeonatos do Mundo, mas também nos Europeus de Abril, aqui em Portugal.” O francês Frédéric Tranchand e o suiço Daniel Hubmann secundaram Andreu Blanes, gastando mais quatro e dez segundos, respetivamente, que o vencedor.

Resultados Elite Masculina
1. Andreu Blanes (Colivenc) 14:37
2. Frédéric Tranchand (Paimion Rasti) 14:41 (+0.04)
3. Daniel Hubmann (Kristiansand OK) 14:47 (+0:10)

Resultados completos e demais informação em http://www.gd4caminhos.com/naom2014


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: