quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

II Troféu Orientação Pedestre Margem Sul: Matthias Kyburz é cabeça de cartaz



Depois de Santiago do Cacém e Castelo de Vide, cabe agora a vez ao Município de Sesimbra e às grandiosas paisagens do Cabo Espichel receberem um evento da Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2014. Trata-se do II Troféu de Orientação Pedestre da Margem Sul, a disputar no dia 8 de fevereiro e organizado conjuntamente pelo CIMO - Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação e do CPA - Clube de Praças da Armada.


No próximo dia 8 de Fevereiro de 2014, no Cabo Espichel, Sesimbra, realizar-se-á o II Troféu de Orientação Pedestre da Margem Sul, evento a contar para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre de 2014. Sobre um mapa novo à escala 1/10.000 (equidistância de 5 metros), com cartografia e traçado de percursos de José Batista, a prova será disputada na distância Média + ou, para sermos mais explícitos, na “Distância Média com os percursos mais longos possíveis”, de acordo com a organização do evento.

Caracterizado pelo relevo acentuado, elementos rochosos, falésias intransponíveis, áreas abertas com pormenores de vegetação e zonas com vegetação rasteira, o terreno apresenta piso pedregoso e médios declives tornando-se particularmente exigente do ponto de vista físico. Extra competição será organizada uma caminhada com aproximadamente 12 kms, organizada e apoiada por técnicos do CIMO e aberta a qualquer pessoa. “Esperamos que apreciem o evento e que usufruam de um dia de bons momentos competitivos e de lazer. Para aqueles que querem conhecer a modalidade e ainda para os que tencionam dar continuidade às experiências já vividas, a Arrábida e o Cabo Espinhel esperam-vos!”, pode ler-se na página da prova.


As figuras

O evento conta até ao momento com um total de 221 atletas inscritos, entre os quais muitos dos melhores atletas portugueses de elite e ainda os russos Gleb Tikhonov, vice-campeão do Mundo Júnior de Sprint (Eslováquia, 2012), Svetlana Mironova, campeão europeia de Estafetas (Suécia, 2012) e Anastasia Tikhonova, segunda classificada no recente NAOM, bem como os suiços Rahel Friederich, Sarina Jenzer e Julia Gross, respetivamente 26ª, 28ª e 30ª do ranking mundial da IOF e sobretudo Matthias Kyburz, vencedor da Taça do Mundo em 2012 e 2013, Campeão Mundial de Sprint (Suiça, 2012) e triplo medalha de ouro nos Jogos Mundiais de Cali do ano passado. Número 3 do ranking mundial, Kyburz é a verdadeira estrela deste II Troféu de Orientação Pedestre da Margem Sul.

As inscrições decorrem até ao dia 3 de fevereiro de 2014, mas poderá inscrever-se com preços mais vantajosos até ao dia anterior, usando para isso o Oásis (atletas federados ou pertencentes a clubes filiados na FPO) ou o formulário disponibilizado pela organização [AQUI]. Informações sobre o evento - distâncias, listas de inscritos, patrocínios, sorteios de tempos de partida – para conferir em http://www.cimo.pt/orientação/ii-trofeu-de-orientação-pedestre-margem-sul-/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: