sábado, 18 de janeiro de 2014

Duas ou três coisas que eu sei dela...



1. Depois da Finlândia, é agora a vez de Noruega e Suécia serem palco da segunda ronda da Taça do Mundo de Orientação em Esqui 2013-2014. Com os Campeonatos do Mundo do próximo ano no horizonte, a localidade norueguesa de Hamar recebe a 18 e 19 de janeiro as etapas nº 5 e nº 6, seguindo-se depois, de quarta a domingo, mais quatro etapas na localidade sueca de Orsa Grönklitt. Seis provas em nove dias e um programa deveras exigente, é isso que podem esperar os cerca de 100 competidores de 15 países aguardados. Os russos Andrei Lamov e Tatyana Rvacheva lutam pela manutenção da liderança na Taça do Mundo, mas irão contar com a forte oposição dos atletas nórdicos que os secundam nos respetivos rankings, os noruegueses Lars Hol Moholdt e Hans Jørgen Kvåle e a sueca Tove Alexandersson, em igualdade pontual com a russa Yuliya Tarasenko. Aceda às páginas dos eventos em http://www6.idrottonline.se/IFKMorasOK-Orientering/test/WorldCupSki-O2014/ e http://www.skio2015.no/.

2. Os números estão lá e não enganam. Em 2013, nos países nórdicos, disputaram-se 129 competições de SkiO, 89 de TrailO e 54 de MTBO. Vem isto a propósito da curiosa troca de mensagens no twitter entre o norueguês Martin Jullum e um alto responsável da Federação Internacional de Orientação - https://twitter.com/IOFOrienteering/status/419075113883926528 – a propósito do Ranking Mundial de Orientação de Precisão. A intenção da IOF de “comissionar o serviço de fornecimento dos rankings em todas as disciplinas” foi o ponto de partida da discussão. “Infelizmente, nem TODAS as disciplinas, receio bem? Por uma qualquer razão, não temos ainda ranking de TrailO...”, adiantou Martin. Após uma breve troca de mensagens, o responsável da IOF admitiu que, face aos números, seria “interessante e útil saber os números dos restantes países do mundo.” Em Portugal, oficialmente, tivemos 9 provas de nível nacional e ainda a ronda final da Taça do Mundo, no que à Orientação em BTT diz respeito. Na Orientação de Precisão, foram oito as etapas da Taça de Portugal, às quais se devem acrescentar sete provas do Circuito. Acompanhe todos os desenvolvimentos em https://www.facebook.com/groups/161341063961365/.

3. Já começaram a ser divulgados os resultados da terceira edição do Internet TempO Game, uma iniciativa da conceituada página trailo.ot e do seu mentor, o italiano Marco Giovannini. Composto por oito estações, com cinco problemas em cada uma delas, o 3º ITT Game revela desde já um record de participantes em relação às duas edições anteriores. A Rússia foi uma “ilustre” ausente desta competição, mas foi notório o interesse crescente em países como Portugal (9 competidores) e Espanha (4 competidores). Em termos das individualidades que se dispuseram a aceitar os desafios desta terceira edição estão os seis primeiros classificados do Campeonato do Mundo de TempO, o que por si diz bem do interesse e valor da iniciativa. No final da segunda estação, o italiano Raus lidera com 103 pontos, seguido do checo Flynt com 133 pontos e da italiana Mamma Susy com 141 pontos. Xeriph, com 181 pontos, é o melhor português, ocupando o 18º lugar. Tudo para acompanhar em http://www.trailo.it/Index.asp.

4. Apenas uma pergunta muito breve a finalizar: Já votou em Matthias Kyburz hoje? Se não, aceda a http://www.theworldgames.org/the-sports/polls/1-athlete-of-the-year-2013 e faça-o. E não se esqueça de o fazer de novo amanhã, e depois, e depois...



Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: