sábado, 11 de janeiro de 2014

Duas ou três coisas que eu sei dela...



1. A IWGA – International World Games Association lançou uma votação online destinada à eleição do atleta e/ou da equipa do ano. Até ao próximo dia 31 de janeiro, os amigos e apoiantes dos Jogos Mundiais podem votar no atleta ou equipa da sua preferência. Foram selecionados dez desportistas e dez equipas para votação, entre os quais se encontra um orientista, o triplo medalha de ouro Matthias Kyburz (Suiça). Kyburz foi o primeiro atleta na história da Orientação nos Jogos Mundiais a fazer o pleno, juntando às medalhas individuais no Sprint e Distância Média, também a vitória na Estafeta Mista. Os maiores adversários do atleta Suiço serão o germânico Marcel Hassemeier, estrela maior dos Jogos Mundiais de Cali com quatro medalhas de ouro e uma de prata na modalidade de Life Saving, bem como a norte-americana Erica Jones, que estabeleceu um novo record mundial no Tiro com Arco, na disciplina Compound, ao qual juntou duas outras medalhas de ouro. Todos os detalhes disponíveis em http://www.theworldgames.org/the-sports/polls/1-athlete-of-the-year-2013.


2. Já se encontra online a terceira edição do Internet TempO Game. Nascido em Itália pelas mãos de Marco Giovannini, este é um jogo online que simula uma prova de TempO, com imagesn reais, mapas e um impiedoso cronómetro, colocando à prova as qualidades e capacidades dos concorrentes. Até 15 de janeiro, está convidado a enfrentar o desafio, juntando ao seu nome ao de todos os grandes nomes da orientação de Precisão mundial. “Após analisar os resultados dos primeiros concorrentes, devo admitir que o nível de exigência desta terceira edição é mais elevado do que eu pensava”, confessa Marco, acrescentando que “talvez a razão se prenda com o facto de tar encoberto inicialmente o ecrã e não haver a possibilidade de estudar o terreno antes do início de cada desafio”. Mas deixa uma dica: “Sugiro que usem a lente de aumento se não conseguirem perceber com exatidão a posição correta de cada uma das bandeiras. É preferível perder três segundos a fazê-lo, do que errar a resposta”. O Internet TempO Game pode ser encontrado em http://www.trailo.it/Presentazione.asp. Boa sorte e divirta-se!


3. “Discutimos antes as alterações mas há um elemento novo que convém ter em conta; o Guia do Protocolo da IOF”. Proferida por Sandor Talas no Grupo “MTBO” no Facebook, esta frase foi quanto bastou para que surgissem em catadupa as reações dos mais variados quadrantes, mostrando total desacordo pela medida tomada pela Federação Internacional de Orientação. “O que é que está a acontecer com a IOF?”, pergunta Nina Hoffmann, enquanto Emily Benham considera que “é uma vergonha para as autoridades locais ser-lhes vedada a possibilidade de discursarem”, falando mesmo em “murro nos dentes”. Margarida Gonçalves Novo vai mais longe e afirma que “nenhuma autoridade local financiará ou dará qualquer outro tipo de apoio a um evento onde a única pessoa que está autorizada a proferir um discurso seja um qualquer tipo estrangeiro, o qual (na vasta maioria dos países) nem sequer é conhecido, a não ser pelos próprios atletas e entidades credenciadas da IOF”. Acompanhe a discussão e veja a “Proposta da Comissão de Orientação em BTT para melhorar o Guia do Protocolo da IOF”, em https://www.facebook.com/groups/30386840908/.


4. O Ranking Mundial está de volta, mas atenção: Não se trata do Ranking Mundial da IOF! Como é do conhecimento geral, após 13 anos de esforços absolutamente voluntários, o 6prog interrompeu o fornecimento do sistema de Ranking de Atletas à IOF no dia 31 de dezembro de 2013. Contudo, o 6prog decidiu garantir a continuidade desta importante base de dados e, fiel às especificações de 2013, irá manter o site aberto. De momento, a página mantém um formato idêntico àquele que vinha apresentando até ao passado dia 1 de janeiro, mas recusa qualquer associação à Federação Internacional “a não ser aquela que advém do facto de contabilizar eventos sancionados pela IOF”. O Ranking Mundial “não oficial” pode ser consultado em http://osport.6prog.org/WR_Home.aspx.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: