terça-feira, 26 de novembro de 2013

ORIENTOVAR SOPRA SEIS VELAS




Viver sempre também cansa!



O sol é sempre o mesmo e o céu azul

ora é azul, nitidamente azul,

ora é cinza, negro, quase verde...

Mas nunca tem a cor inesperada.


O Mundo não se modifica.

As árvores dão flores,

folhas, frutos e pássaros

como máquinas verdes.


As paisagens não se transformam

Não cai neve vermelha 

Não há flores que voem, 

A lua não tem olhos 

Niguém vai pintar olhos à lua 


Tudo é igual, mecanico e exacto 


Ainda por cima os homens são os homens 

Soluçam, bebem, riem e digerem 

sem imaginação. 


E há bairros miseráveis sempre os mesmos

discursos de Mussolini,

guerras, orgulhos em transe 

automóveis de corrida... 


E obrigam-me a viver até à morte! 

Pois não era mais humano 

Morrer por um bocadinho 

De vez em quando 

E recomeçar depois 

Achando tudo mais novo? 


Ah! Se eu podesse suicidar-me por seis meses 

Morrer em cima dum divã 

Com a cabeça sobre uma almofada 

Confiante e sereno por saber 

Que tu velavas, meu amor do norte. 


Quando viessem perguntar por mim 

Havias de dizer com teu sorriso 

Onde arde um coração em melodia 

Matou-se esta manhã 

Agora não o vou ressuscitar 

Por uma bagatela 


E virias depois, suavemente,

velar por mim, subtil e cuidadosa,

pé ante pé, não fosses acordar

a Morte ainda menina no meu colo.


José Gomes Ferreira

5 comentários:

Luís Sérgio disse...

Muitos parabéns Orientovar! Mas oh puto, sentimos falta de ti vivo! Toca a levantar a cabeça dessa almofada e vem ajudar-nos outra vez a olhar para este mundo novo, com esse teu ohar cheio de espanto e encantamento! LS

Toño disse...

Parabens¡¡ Buen trabajo

Manuel disse...

Quantas histórias ficaram por contar nestes últimos meses! Vamos a recuperar ânimo. Parabéns. MD

Acácio Porta Nova disse...

Vi o comentário do Luís Sérgio, com quem me cruzei num ponto errado, a barafustar (contra moinhos?) e apeteceu-me "contraditar" com vate vetusto: "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades..."!

Chaparro, mesmo!...

Maria Amador disse...

Muitos parabéns por continuar esta caminhada. :-)