segunda-feira, 11 de novembro de 2013

"ORIENTA A TUA DIABETES!": ASSOCIAÇÃO DE DIABÉTICOS DO CONCELHO DE OVAR PROMOVE SAÚDE E DESPORTO



A Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar voltou a assinalar o Dia Internacional da Diabetes com uma iniciativa visando o rastreio dinâmico da doença na população. Incluindo o convite à descoberta duma cidade de Ovar diferente, com um mapa de Orientação na mão, o “Orienta a tua Diabetes!” constituiu um momento privilegiado de informação e acompanhamento, juntando novos e menos novos, diabéticos ou não, em torno duma preocupação que deve ser de todos.


No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, a Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar (ADCO) levou a cabo na tarde do passado sábado, dia 09 de novembro, uma iniciativa aberta a toda a população. Visando sensibilizar para a problemática da doença, a ADCO voltou a propor a participação numa atividade de Orientação que percorreu as ruas da cidade e que teve como ponto de partida e de chegada o Largo Almeida Garrett. Sob o lema “Orienta a tua Diabetes”, a iniciativa pretendeu esclarecer sobre a melhor forma de prevenir e detetar a doença, bem como desmistificar a prática do desporto nos seus portadores.

Apoiada pela Câmara Municipal de Ovar, União das Freguesias de Ovar, Clube de Orientação de Estarreja e Atletas Fim-de-Semana, entre outros, a atividade contou com a participação aproximada de cinquenta pessoas que, vencendo a tentação de ficar em casa numa tarde chuvosa e fria, sobrelotaram a sede da ADCO, para depois espalharem a sua alegria e boa disposição ao longo dos três percursos de Orientação colocados à sua disposição. A correr ou a caminhar, guarda-chuva numa mão e o mapa na outra, os participantes percorreram em grupo as artérias da cidade à medida que, orientadamente, iam identificando as muitas balizas distribuídas ao longo do seu percurso.

Ao encontro dum público-alvo que somos todos e cada um de nós, o balanço de iniciativas com estas características só pode ser positivo. Os frequentadores assíduos da ADCO viveram uma tarde diferente e seguramente proveitosa, ao passo que aqueles que tomaram contacto pela primeira vez com a dinâmica da Associação ficaram certamente agradados e reconhecidos com o trabalho solidário ali desenvolvido. Numa altura em que se aponta já para a quarta edição do “Orienta a Tua Diabetes!”, o futuro é feito de esperança. Tanto o apoio aos nossos diabéticos como a promoção de hábitos de vida saudáveis na população são objetivos que norteiam a atividade da ADCO e corresponder-lhes é o mínimo que podemos fazer. Pela nossa saúde!


Entrevista com Graça Carrapatoso, Vice-Presidente da ADCO

O BALANÇO É MUITO POSITIVO”

No final da terceira edição do “Orienta a tua Diabetes!”, Graça Carrapatoso, médica, vice-Presidente da Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar, responde a algumas questões acerca da doença e traça um balanço “muito positivo” da iniciativa.


Que balanço faz da iniciativa?

Graça Carrapatoso (G. C.) - O balanço é muito positivo. Conseguimos juntar um número significativo de utentes e munícipes num evento que visa prevenir a Diabetes ou aprender a controlá-la melhor, sempre numa perspetiva de promover hábitos de vida saudável, como alimentação e exercício físico adequados a cada situação. Claro que o número de pessoas que acorreram à nossa sede poderia ter sido superior. Mas sabemos que nesta altura do ano as condições meteorológicas nem sempre são as mais favoráveis e a chuva afasta as pessoas. Há também a questão dos hábitos, das rotinas estabelecidas ao fim de semana, que muitas pessoas não estão dispostas a quebrar, mesmo estando em causa a sua saúde.

Mas quando a Diabetes se instala não podemos ficar em casa...

G. C. - Claro. E o mais grave é que na maioria dos casos vamos já encontrar estados avançados da doença, com a lesão dos chamados órgãos-alvo: olhos (retinopatia diabética), rins, por vezes com necessidade de diálise, ou aparecimento de feridas nos pés que não cicatrizam e que podem terminar na amputação de um ou vários dedos.

A Diabetes é uma doença que está a aumentar?

G. C. - Sim, os estudos demonstram claramente essa realidade. Verificamos que há uma relação direta entre o aparecimento da doença e o tipo de alimentação “fast food”, rica em hidratos de carbono, que hoje se consome de forma quase sistemática e também com o sedentarismo, levando em conjunto à obesidade.

Porquê uma prova de Orientação como complemento ao rastreio da Diabetes?

G. C. - A Orientação é um desporto muito versátil, talvez mesmo o mais versátil que conheço. Pode ser feita a correr ou a caminhar, só ou em grupo, por pessoas jovens ou menos jovens. Pode até ser feita por pessoas com mobilidade reduzida, em cadeira de rodas. O objetivo não é chegar primeiro, mas fazer o percurso pela ordem exigida e a faz-se apelo simultaneamente à capacidade física e intelectual. Adequa-se, portanto, ao tipo de exercício ligeiro a moderado que é permitido ao diabético, desde que tenha valores de glicemia aceitáveis. Aliar o desporto ao rastreio dá-nos não uma medição única, mas a possibilidade de percerbermos, numa segunda medição após o exercício, se a resposta do organismo foi adequada, gastando a quantidade excessiva de açucar no sangue. Os nossos utentes tiveram a possibilidade de fazer esta experiência e os resultados práticos foram excelentes.

Depreendo que o “Orienta a tua Diabetes!” está para durar...

G. C. - Seguramente que sim. É muito gratificante perceber a forma como as entidades locais entendem e apoiam este tipo de iniciativas e a resposta da população também não deixa de ser estimulante. Claro que queremos mais e estamos disponíveis para colaborar em eventos, nomeadamente de outras associações do Concelho, e nos quais o desporto e a saúde caminhem de mãos dadas. Neste momento pensamos já na quarta edição da nossa inicitiva e vamos trabalhar no sentido de conseguirmos chegar a um número cada vez maior de pessoas. Até lá, fica o convite para que visitem as nossas instalações e se informem acerca dos nossos programas e das nossas propostas. Não custa nada!



Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

[Foto gentilmente cedida por Jorge Dias]

Sem comentários: