sábado, 19 de outubro de 2013

TAÇA DE PORTUGAL DE ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO 2013: EM PALMELA, A PENSAR NOS CAMPEONATOS DA EUROPA



Quando, ao início da tarde, Palmela receber a derradeira etapa da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2013, cai o pano sobre a temporada nacional desta jovem disciplina. Um ciclo que se fecha para dar lugar a um novo ciclo, numa jornada onde inclusão e emoção irão andar, seguramente, de mãos dadas.


Como é do conhecimento geral, Portugal recebe em Abril do próximo ano o Campeonato da Europa de Orientação de Precisão ETOC 2014. Prometendo trazer a Palmela a fina flor da Orientação de Precisão Europeia e Mundial, o evento é desde já encarado como um enorme desafio à capacidade organizativa de Portugal, numa disciplina que está a dar os primeiros passos no nosso País e que encerra, como já se percebeu, um significativo número de variáveis em tudo diferentes das restantes disciplinas da Orientação, nomeadamente da Pedestre e da BTT, as mais populares entre nós.

Daí que a prova de hoje seja entendida como um passo importante “a caminho do Europeu”, pretendendo afinar agulhas para os altos voos do próximo mês de Abril. Tendo o sueco Ola Wiksell como Supervisor, as Escolas Secundárias de Palmela e do Pinhal Novo assumem a responsabilidade organizativa da prova. Mas é sobretudo para Ricardo Chumbinho (Diretor-Geral do EOC/ETOC 2014) e Alexandre Reis, responsável pela Cartografia e desenho dos Percursos dos próximos Europeus, que este Palmela PreO Meeting se configura como um verdadeiro teste às exigências da competição ao mais alto nível.


Prova e Clinic IOF

Disputada nas Classes Aberta e Paralímpica, a prova será constituída por 17 pontos ao longo dum percurso de 1700 metros, aos quais acrescem dois pontos cronometrados. De acordo com o Regulamento de Competições da Federação Portuguesa de Orientação, os participantes irão dispor de 102 minutos para a realização da sua prova, estando a partida do primeiro atleta prevista para as 12h00. Acresce que o Palmela PreO Meeting será uma das três provas pontuáveis para a seleção dos atletas que representarão Portugal nos próximos Campeonatos da Europa, constituindo assim uma oportunidade única para todos os participantes de lutarem pela honra de poder representar o nosso País numa grande competição internacional.

Entretanto, vai realizar-se ao longo do fim de semana e integrado no Palmela PreO Meeting, o primeiro Clinic IOF para Supervisores de Orientação de Precisão realizado em Portugal, sob a orientação do norueguês Knut Ovesen e do sueco Ola Wiksell, respetivamente Supervisor Principal e Supervisor Adjunto do Campeonato da Europa de Orientação de Precisão ETOC 2014. A atividade decorrerá no espaço da Biblioteca Pública Municipal de Palmela e terá o seu início pelas 10h00 de hoje com o tema “Introdução à Orientação de Precisão”. Segue-se a participação no Palmela PreO Meeting, estando a parte da tarde, a partir das 16h00, reservada a dúvidas, questões, reflexões e considerandos sobre o percurso de competição”. A manhã de domingo será destinada à apresentação do tema “Cartografia, planeamento de percursos e pontos cronometrados”. Tudo bons motivos para centrarmos as nossas atenções em Palmela ao longo do fim de semana.



Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: