segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PALMELA PREO MEETING: NUNO PIRES E RICARDO PINTO VENCEM E CONVENCEM



A Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2013 encerrou da melhor forma. Numa soalheira tarde de sábado, Palmela foi palco de eleição da prova derradeira, confirmando em definitivo os nomes de Nuno Pires e Ricardo Pinto como as grandes figuras da temporada e abrindo as melhores perspetivas para o Campeonato da Europa do próximo mês de Abril.


O mapa de Vale das Eiras, no concelho de Palmela, recebeu a oitava e última etapa da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2013. Assumindo-se como autêntico “balão de ensaio” rumo ao Europeu ETOC 2014, de Abril do próximo ano, o Palmela PreO Meeting acabou por cumprir na íntegra este desígnio, colocando em evidência o nível duma organização assumida conjuntamente pelas Escolas Secundárias de Palmela e do Pinhal Novo.

Com tudo para agradar aos amantes da Orientação de Precisão - ao conjunto de dezoito pontos verdadeiramente desafiantes, juntou-se a tranquilidade do vale e a necessária segurança traduzida no corte da estrada ao trânsito - a prova viria a revelar os nomes de Nuno Pires (Ori-Estarreja) e Ricardo Pinto (DAHP) como os seus grandes vencedores. Chegando à derradeira etapa na liderança do Ranking da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2013, os dois atletas não quiseram deixar os seus créditos por mãos alheias e fecharam a temporada com autêntica chave de ouro. E se na Classe Paralímpica a vitória de Ricardo Pinto não sofre contestação, deixando o seu colega de equipa, Júlio Guerra, a distantes seis pontos, já na Classe Aberta Nuno Pires teve de "suar as estopinhas" para bater Jorge Baltazar (GDU Azoia), acabando por levar a melhor no desempate por tempo nos pontos cronometrados.


Um sonho cada vez mais próximo

Após a prova e a respetiva Cerimónia de Entrega de Prémios, tempo para um regresso ao terreno e para, em conjunto, partilhar experiências e tirar dúvidas. Este exercício prático inseriu-se no primeiro Clinic IOF [Federação Internacional de Orientação] para Supervisores de provas de Orientação de Precisão e foi conduzido pelo norueguês Knut Ovesen e pelo sueco Ola Wiksell, respetivamente Supervisor Internacional e Supervisor-Adjunto do próximo Europeu. Estendendo-se para a manhã de domingo, o Clinic constituiu uma excelente fonte de aprendizagem para os quinze técnicos e atletas portugueses e espanhóis nele presentes.

Voltando ao Palmela PreO Meeting, apenas uma última palavra para referir que nem só Nuno Pires e Ricardo Pinto estão de parabéns. De parabéns estão todos os presentes, que souberam emprestar qualidade ao evento, traduzida nos resultados finais de bom nível e a espelhar um enorme equilíbrio. Mas está de parabéns, sobretudo, a equipa organizativa, capitaneada por Ricardo Chumbinho e na qual se deve incluir Alexandre Reis, o responsável pela cartografia e pelo traçado dos percursos. Os mais variados setores desta complexa máquina demonstraram ter a lição bem estudada e as ligeiras falhas que sempre ocorrerão numa prova de Orientação de Precisão estão identificadas e serão naturalmente corrigidas. O sonho dum Campeonato da Europa de Orientação de Precisão ETOC 2014 de excelência está cada vez mais próximo.

Já disponíveis também algumas fotos da prova em http://palmela-preo-meeting.webnode.pt/resultados-e-soluções/.



[Foto gentilmente cedida por Paulo Fernandes]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: