domingo, 22 de setembro de 2013

III OPEN DE ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO DO HOSPITAL DA PRELADA



Realiza-se no próximo dia 28 de setembro, a partir das 9:30, o III Open de Orientação de Precisão do Hospital da Prelada. Repartido pelas vertentes de Precisão e Adaptada, o evento traz com ele a promessa duma manhã de desporto inclusivo por excelência, ao encontro do primado "todos diferentes, todos iguais".


No culminar de mais uma edição do Circuito de Orientação "Todos Diferentes, Todos Iguais", o Hospital da Prelada, no Porto, prepara-se para acolher a prova derradeira. Ao longo das dez anteriores etapas, o certame visitou localidades dos distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Viseu e Coimbra, revelando um saldo deveras positivo e com números muito próximos das cinco centenas de participantes. É agora a vez do Hospital da Prelada receber em apoteose esta grande festa da Orientação, com propostas ao encontro dos gostos de todos e de cada um.

Na vertente de Orientação de Precisão, o programa integra o I Troféu Nacional de TempO, uma disciplina composta exclusivamente por pontos cronometrados e onde a pressão do tempo é o grande adversário dos participantes. Trata-se duma estreia absoluta desta disciplina em Portugal e na qual todos os concorrentes - com e sem mobilidade reduzida - estarão em absoluto pé de igualdade. Seguir-se-á uma prova de Orientação de Precisão, na vertente de Iniciação, com acompanhamento de monitor e que poderá ser efetuada individualmente ou em grupo.

No capítulo da Orientação Adaptada, está prevista outra estreia absoluta com a realização do I Campeonato Nacional desta nova disciplina. Vocacionada para pessoas portadoras de Deficiência Intelectual, a Orientação Adaptada nasceu precisamente em Portugal há apenas um ano e meio e, desde então, não tem cessado de crescer, graças também à vertente de Atividade Adaptada, sem caráter competitivo, que transforma cada prova numa verdadeira “missão sorriso”. Uma e outra – Orientação Adaptada e Atividade Adaptada – constituirão igualmente bons motivos para rumar à Prelada e fazer a festa.


Programa

09h30 – I Campeonato Nacional de Orientação Adaptada
09h45 – Atividade Adaptada
10h15 – Cerimónia de Entrega de Prémios
10h30 – I Troféu Nacional de TempO
11h00 – Orientação de Precisão / Iniciação
11h45 – Cerimónia de Entrega de Prémios
12h30 – Almoço


Informações Gerais

Âmbito: Prova de Encerramento do III Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”, incluindo nas vertentes competitivas o I Troféu Nacional de TempO e o I Campeonato Nacional de Orientação Adaptada; na vertente de Lazer / Iniciação, haverá lugar a uma prova de Orientação de Precisão e outra de Atividade Adaptada
Direção de Prova e Traçado de Percursos: Joaquim Margarido
Cartografia: Armando Rodrigues
Sistema de controlo: Cartão e picotador; SportIdent para Partida e Chegada no Campeonato Nacional de Orientação Adaptada)
Prémios: 3 primeiros classificados do I Campeonato Nacional de Orientação Adaptada e 3 primeiros classificados do I Troféu Nacional de TempO.


Informações Técnicas

I Campeonato Nacional de Orientação Adaptada
Mapa: escala 1:1500, equidistância de 2,0 metros
Número de Pontos: 10
Distância: 700 metros
Tipo de percurso: Circular
Pontuação: Em função do número de respostas certas. Os pontos com mais do que uma resposta serão anulados. O tempo de prova serve exclusivamente de fator de desempate entre participantes com igual número de pontos no final.

I Troféu Nacional de TempO
Mapa: escala 1:2500, equidistância de 2,0 metros
Número de Estações: 6, com quatro pontos em cada estação, num total de 24 pontos
Tipo de Percurso: Linear, sem declive
Pontuação: Em função do tempo total gasto nos 24 pontos que compõem o Troféu, adicionado das penalizações em tempo previstas, as quais serão de 30 segundos por cada resposta errada. Em cada estação o tempo máximo permitido para os quatro pontos é de 120 segundos, com paragem do cronómetro apenas na última resposta. O participante será informado do tempo decorrido aos 90 segundos e aos 110 segundos, com as indicações, respetivamente, de “faltam 30 segundos” e “faltam 10 segundos”. Caso o participante não responda em tempo útil, a(s) resposta(s) em falta serão assinaladas com um “X” e ser-lhes-á atribuído o tempo de 60 segundos cada. Vence o participante com menor tempo.

Atividade Adaptada
Mapa: escala 1:1500, equidistância de 2,0 metros
Número de Pontos: 10
Distância: 700 metros
Tipo de percurso: Circular
Pontuação: Não se aplica.

Orientação de Precisão / Atividade de Iniciação
Mapa: escala 1:2000, equidistância de 2,0 metros
Número de Pontos: 6, com 1 a 5 balizas em cada ponto
Distância: 700 metros
Tipo de Percurso: Linear, sem declive
Pontuação: Não se aplica.


Organização

A organização do III Open de Orientação do Hospital da Prelada tem a assinatura do DAHP, o Núcleo de Desporto Adaptado daquele estabelecimento de saúde, contando com os apoios institucionais da Santa Casa da Misericórdia do Porto, Federação Portuguesa de Orientação, Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual e Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, este último assegurando a vertente técnica do evento.


Informações complementares

Para além de celebrar os vencedores do I Troféu Nacional de TempO e do I Campeonato Nacional de Orientação Adaptada, o III Open de Orientação do Hospital da Prelada homenageará igualmente os vencedores do III Circuito de Orientação de Precisão "Todos Diferentes, Todos Iguais", nas classes Aberta e Paralímpica.

Numa iniciativa da Federação Portuguesa de Orientação, serão também distinguidos os atletas que mais se evidenciaram na temporada anterior, quer no âmbito da Taça de Portugal de Orientação de Precisão, quer ao serviço da seleção nacional.

Ambas as iniciativas terão lugar no decurso do almoço a realizar no Hospital da Prelada, a partir das 12h30, o qual terá um custo de 8,50 € por pessoa. Estão isentos do pagamento deste valor os atletas a distinguir e cujos nomes são os seguintes: Diana Coelho, Ricardo Pinto, Ana Paula Marques, Julio Guerra e Joaquim Margarido (DAHP), Nuno Rebelo, Nuno Pires e António Amador (Ori-Estarreja) e Nuno Pedro (CAOS). Estarão igualmente isentos do pagamento deste valor um representante de cada um dos clubes dos atletas a distinguir.


Inscrições

As inscrições em qualquer uma das provas são gratuitas e decorrem até às 24:00 do dia 26 de setembro, a quinta-feira anterior ao evento. Poderão igualmente ser feitas no dia e local da prova, embora condicionadas à existência de mapas. Para se inscrever basta enviar o seu nome, clube, data de nascimento, número do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão e prova em que pretende participar (TempO, Orientação Adaptada, Atividade Adaptada ou Orientação de Precisão/Iniciação) para o endereço eletrónico dahp@hospitaldaprelada.pt. Se pretende almoçar no Hospital da Prelada, dê conta dessa sua intenção no momento da inscrição.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: