sexta-feira, 5 de julho de 2013

JWOC 2013: FLORIAN SCHNEIDER E HEIDI MÅRTENSSON SPRINTAM PARA A VITÓRIA



Florian Schneider e Heidi Mårtensson foram as figuras do dia no JWOC 2013, ao levarem de vencida as finais de Sprint nos respetivos escalões. Grande dominadora das duas finais anteriores, a Suécia quedou-se hoje fora das medalhas.


Com o tempo de 14:35 para 2.400 metros de prova, o suiço Florian Schneider sagrou-se hoje campeão do Mundo de Juniores na distância de Sprint. A prova decorreu no centro histórico de Hradec Králové, a cidade que até amanhã acolhe o evento, e viu classificar-se na segunda posição, a apenas 4 segundos do vencedor, o checo Michal Hubáček, enquanto o terceiro lugar coube ao neo-zelandês Tim Robertson, com mais 12 segundos que Schneider. Florian Schneider alcança assim a sua segunda medalha nestes Campeonatos, depois de ter conseguido o segundo lugar na final de Distância Longa da passada segunda-feira. Um título particularmente saboroso para o selecionado suiço, reeditando quatro anos depois a vitória na final de Sprint do atual líder do ranking mundial, Matthias Kyburz.

No setor feminino, foi com alguma surpresa que se assistiu à vitória da norueguesa Heidi Mårtensson, sobretudo depois duma entrada algo titubeante neste JWOC (45º lugar na prova de Distância Longa e relegada para a final B na Distância Média, onde viria a ser desclassificada). Mas hoje era, definitivamente, o dia da atleta e os 14:33 com que completou os 2.100 metros do percurso falam por si. Só a distantes 12 segundos terminaria a segunda classificada, a dinamarquesa Nikoline Friberg Klysner, enquanto o terceiro lugar coube a Anastasia Denisova, com mais 15 segundos que a vencedora. Denisova que alcança, por direito próprio, um lugar na história do JWOC, oferendo à Bielorússia a sua primeira medalha no certame. Lisa Risby, a atleta sueca que vinha dando a nota de sensação neste JWOC com uma medalha de ouro e uma de prata conquistadas até ao momento, foi desclassificada.

Uma palavra para os três portugueses presentes nestes Mundiais e que alcançaram resultados bastante idênticos, em qualquer dos casos ainda na primeira metade da tabela. Rafael Miguel foi o 75º classificado com um tempo de 16:40, Vera Alvarez concluiu no 67º lugar com um registo de 17:01 e Rita Rodrigues ocupou a posição imediata com mais 4 segundos que a sua compatriota. Uma nota ainda para o excelente 22º lugar do espanhol Eduardo Gil Marcos, a 59 segundos do vencedor.

Amanhã cumpre-se o último ato destes Mundiais de Juniores com a disputa das provas de Estafeta. Tudo para acompanhar em http://www.jwoc2013.cz/ ou aqui, no seu Orientovar.


[Foto: https://www.facebook.com/Jwoc2013jwocTour]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: