quarta-feira, 19 de junho de 2013

WTOC 2013: PORTUGAL LEVA EQUIPA COMPLETA AOS MUNDIAIS DA FINLÂNDIA



Pela primeira vez na sua história, Portugal far-se-á representar nos Campeonatos do Mundo de Orientação de Precisão com uma equipa completa. Ricardo Pinto, Diana Coelho, Alexandre Reis e Joaquim Margarido, serão estes os nossos atletas presentes em Vuokatti, de 07 a 12 de Julho próximos.


É oficial. Portugal estará presente em Vuokatti (Finlândia), na 10ª edição dos Campeonatos do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2013, com uma equipa constituída por quatro atletas: Ricardo Pinto e Diana Coelho (Classe Paralímpica) e Alexandre Reis e Joaquim Margarido (Classe Aberta). Integra ainda a comitiva portuguesa Helena Almeida, a título de acompanhante de Diana Coelho.

Ricardo Pinto e Joaquim Margarido “repetem” uma presença na maior competição mundial de Orientação de Precisão, depois de terem participado em 2012 no evento realizado em Dundee (Escócia). Todavia, o facto de se ter feito representar na Escócia por apenas dois elementos, inviabilizou a possibilidade de Portugal poder integrar nessa altura a competição coletiva, algo que será uma realidade desta feita.


91 atletas de 20 países

O programa competitivo dos Campeonatos do Mundo integra a competição “clássica” de Orientação de Precisão (PreO), distribuída pelos dias 10 e 11 de Julho. Neste último dia tem lugar também a competição coletiva. Quanto à competição de TempO, conhecerá em Vuokatti o grande momento da sua afirmação como variante da Orientação de Precisão, através da disputa dos primeiros títulos mundiais numa competição que terá lugar no dia 12, o derradeiro dia dos Campeonatos.

De acordo com os últimos dados publicados na página oficial do evento - http://www.woc2013.fi/ssl/woc.nsf/sp?open&cid=wocnews -, estão inscritos na competição um total de 91 atletas, 80 na competição de PreO (45 na Classe Aberta e 35 na Paralímpica) e 50 na competição de TempO. O total de nações representadas é de 20, com Japão e Suécia (8 atletas cada), Finlândia e Rússia (7 atletas cada) a constituirem as comitivas mais numerosas.

[Foto gentilmente cedida por Santa Casa da Misericórdia do Porto]

Câmara Municipal de Baião patrocina Diana Coelho

Entretanto, a Câmara Municipal de Baião e a Santa Casa da Misericórdia do Porto firmaram um protocolo de colaboração, segundo o qual a autarquia Baionense patrocinará a participação de Diana Coelho nos Campeonatos do Mundo de Orientação de Precisão 2013. No documento assinado por José Luís Carneiro, Presidente do Município de Baião e António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, assume-se a vontade firme de “romper com a falta de apoios adequados à promoção da prática desportiva entre cidadãos com deficiência nas suas diversas vertentes: educativa, recreativa, terapêutica e competitiva.” Mais se afirma que “a prestação no caso em apreço da atleta Bionense (…) representa um forte estímulo aos cidadãos com deficiência em Portugal para a importância da sua determinação e perseverança na luta contra as injustas políticas de austeridade que impedem a inclusão social das pessoas com deficiência.”

Promessa maior da Orientação de Precisão portuguesa ao nível paralímpico, Diana Coelho conheceu esta disciplina através do DAHP e do Hospital da Prelada ao participar pela primeira vez numa competição de PreO na prova “Douro de Orientação”, que teve lugar em Alijó, no dia 3 de Outubro de 2009. Desde então, a atleta marcou presença em três dezenas de provas nacionais e ainda nos Campeonatos de Espanha 2012, em Plasência, tendo sido a grande vencedora do ranking da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2012. A atleta levou igualmente de vencida o II Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes Todos Iguais”, conjunto de sete eventos disputados entre finais de 2011 e o dia 5 de maio de 2012 e nos quais registou um total de cinco vitórias. Já este ano, Diana Coelho alcançou a medalha de bronze no I Campeonato Ibérico de Orientação de Precisão, disputado no passado mês de Abril, em Gouveia.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: