domingo, 2 de junho de 2013

O PRATICANTE Nº. 50: MUITA ORIENTAÇÃO NUMA EDIÇÃO HISTÓRICA




Sempre a progredir, sempre a inovar”. É desta forma que Amália Mendes, a Diretora da Revista “O Praticante”, começa o Editorial da 50ª edição da popular publicação. Uma edição histórica a muitos títulos e onde a Orientação, uma vez mais, ocupa um lugar de destaque.


Calma e serenamente, quase sem se dar por isso, O Praticante chega à sua 50ª edição (na verdade à 51ª ediçõa, já que a publicação se iniciou com o número 0). E, contudo, onze anos passaram, onze anos na vida de todos nós, onze anos do espaço e do tempo de vida de um projeto “diferente dos demais e, até ao momento, único em todo o território nacional e que divulga o desporto através da publicação impressa bimestralmente e também visível on-line”, nas palavras de Amália Mendes.

Neste nº 50, a primeira nota de destaque vai para o Atletismo e, em particular, para o Trail-Running, com a Revista a acompanhar adequadamente o forte crescimento que esta variante do Atletismo tem registado nestes últimos dois anos. Duas outras modalidades em destaque – seguramente pelos mesmos motivos – são a BTT e o Cicloturismo, com Raids, Maratonas ou simples Passeios a merecerem uma atenção especial. As Artes Marciais e os Jogos de Combate continuam a ser uma das grandes referências da publicação, bem como o Karting, as Lutas Olímpicas, a Natação e os artigos dedicados à Saúde e Bem-Estar.

E assim chegamos à Orientação, de novo a ocupar uma parcela substancial da Revista, com dez páginas recheadas de interesse e com um trabalho gráfica absolutamente irrepreensível. O Parque da Cidade do Porto é notícia graças à inauguração do Percurso Permanente de Orientação, numa iniciativa da Porto Lazer e do Grupo Desportivo dos 4 Caminhos. De novo o Porto em destaque, desta feita com o Porto City Race 2013, mais uma aposta dos 4 Caminhos na promoção da Orientação em Portugal, neste caso concreto oferecendo uma viagem desportiva à descoberta do património da Invicta. Outros dois grandes momentos de que dá conta O Praticante são o XXI Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre e também os Campeonatos Nacionais de Distância Longa e de Sprint 2013. A fechar, uma nota para a Orientação de Precisão e para a primeira edição do Campeonato Ibérico, disputada em Gouveia.



Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: