domingo, 9 de junho de 2013

NORT 2013: DANIEL HUBMANN E SIMONE NIGGLI VENCEM PÉRIPLO NÓRDICO



Daniel Hubmann e Simone Niggli levaram de vencida o Nordic Orienteering Tour 2013, naquela que foi a sua última edição. De regresso à boa forma, Hubmann recuperou da desvantagem que trazia para o seu compatriota Matthias Kyburz à entrada para a decisiva etapa, enquanto Simone Niggli limitou-se a confirmar a sua superioridade inegável face à concorrência.


Após uma semana de emoções fortes, chegou ao fim aquela que foi a derradeira edição do Nordic Orienteering Tour. Oslo, Estocolmo e Turku foram pólos maiores dum périplo que reuniu, no seu conjunto, um total de 129 atletas, 74 no sector maculino e 55 no feminino. Num evento repartido por cinco etapas, todas elas pontuáveis para a Taça do Mundo 2013, foram muitos os grandes nomes da Orientação mundial a marcar presença, notando-se do lado dos ausentes nomes como os do norueguês Olav Lundanes, do francês Thierry Gueorgiou, do letão Edgars Bertuks, da sueca Helena Jansson ou da finlandesa Minna Kauppi.

Oslo, na Noruega, recebeu no passado fim de semana as duas primeiras etapas do NORT, notando-se desde logo que o “esquadrão” suiço não estava ali só para fazer turismo. No rescaldo dum vigoroso Sprint, Simone Niggli e Matthias Kyburz levaram de vencida a primeira etapa, superiorizando-se a Tove Alexandersson (Suécia) e ao suiço Daniel Hubmann por margens confortáveis. Nota de destaque nesta etapa, o 4º lugar do britânico Christopher Smithard, naquilo que constituiu uma enorme surpresa (a melhor posição alcançada anteriormente por Smithard em provas da Taça do Mundo havia sido um 48º lugar, na edição anterior do NORT). A segunda etapa, disputada no mapa de Steinbruvann, nas imediações da capital norueguesa, viu Simone Niggli reforçar a liderança do NORT ao impôr-se de novo a Tove Alexandersson na prova de Distância Média, enquanto no setor masculino Matthias Kyburz não fez melhor que o 8º lugar, a 58 segundos do vencedor, o norueguês Carl Godager Kaas.


Fabian Hertner e Emma Klingenberg põem adversários KO

A meio da semana, mais propriamente na terça-feira, a caravana do NORT mudou-se de armas e bagagens para a Suécia onde, nas belas paragens de Sigtuna, 50 km a noroeste da capital, Estocolmo, decorreu a terceira etapa em sistema de “Knock-Out Sprint”. Após as séries qualificatórias e as semi-finais, foram oito os atletas de cada escalão a discutirem a vitória, com o suiço Fabian Hertner e a dinamarquesa Emma Klingenberg a levarem a melhor, respetivamente, sobre o norueguês Øystein Kvaal Østerbø e o suiço Matthias Kyburz (ex-aequo) e a suiça Simone Niggli, em ambos os casos pelas escassas margens de um segundo. A (muito) jovem Emma Klingenberg (de apenas 21 anos) regressa às vitórias na Taça do Mundo um ano após ter vencido igualmente a etapa sueca do NORT no ano passado, ao passo que Fabian Hertner alcançou a sua quarta vitória em etapas da Taça do Mundo, depois de já este ano ter sido o grande vencedor da etapa inaugural, na Nova Zelândia.


Daniel Hubmann consegue volte-face

O NORT 2013 encerrou em Turku, na Finlândia, com um primeiro dia dedicado ao Sprint e a derradeira prova a correr-se em sistema de Chasing Start. Matthias Kyburz e Simone Niggli repetiram os resultados da primeira etapa e bateram a concorrência (ainda e sempre Daniel Hubmann e Tove Alexandersson), ficando definido o escalonamento para a decisiva prova com os suiços a partirem na frente. Mas se a vantagem de Simone Niggli sobre Tove Alexandersson era de uns confortáveis 4:39, já os 1:22 que Matthias Kyburz levava de vantagem à partida sobre o seu compatriota Daniel Hubmann não lhe permitiam grandes veleidades.

Numa prova dita de Distância Média e que teve no suiço Matthias Müller o vencedor com o tempo de 1:13:30, Kyburz acabaria mesmo por baquear, fazendo o 26º melhor tempo a 5:07 do primeiro classificado e com mais 3:42 que o seu mais direto adversário, Hubmann precisamente. Contas feitas, Daniel Hubmann sagra-se o grande vencedor desta edição do Nordic Orienteering Tour, fazendo incidir sobre si as atenções a um mês exato do momento mais alto da temporada, o Campeonato do Mundo de Orientação que terá lugar em Vuokatti, na Finlândia, de 6 a 14 do próximo mês. Já no tocante às senhoras, a russa Tatyana Riabkina acabou por ser a mais forte no derradeiro dia, vencendo com o tempo de 1:01:01, contra 1:01:17 e 1:01:18 de Annika Billstam (Suécia) e de Simone Niggli. Niggli que ampliou ainda mais a sua vantagem sobre Tove Alexandersson (desta feita 4ª classificada a 1:58 da vencedora) e levou de vencida o NORT naquele que foi o seu 62º triunfo em etapas da Taça do Mundo.


Resultados Finais

Masculinos
1º Daniel Hubmann (Suiça) 2:35:48
2º Matthias Kyburz (Suiça) 2:37:10
3º Gustav Bergman (Suécia) 2:37:57
4º Fabian Hertner (Suiça) 2:37:58
5º Mathias Merz (Suiça) 2:38:48
6º Martin Hubmann (Suiça) 2:40:06

Femininos
1º Simone Niggli (Suiça) 2:11:16
2º Tove Alexandersson (Suécia) 2:17:36
3º Annika Billstam (Suécia) 2:19:42
4º Tatyana Riabkina (Rússia) 2:20:36
5º Ida Bobach (Dinamarca) 2:26:05
6º Lina Strand (Suécia) 2:26:15

Resultados completos em demais informações em http://www.nordicorienteeringtour.com/.

[Foto: Ivar Haugen / orientering.no]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: