quinta-feira, 6 de junho de 2013

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...



1. Christian Enberg foi o grande vencedor da segunda edição do Internet TempO Game, uma iniciativa de Marco Giovannini e que permaneceu on-line em www.trailo.it durante uma semana. Foi praticamente sobre o cair do pano que o atleta sueco arrebatou a palma ao norueguês Martin Jullum, concluindo com o fantástico 'score' de 720 segundos contra os 801 do seu adversário mais direto. Participaram nesta segunda edição 121 internautas trailorientistas, oriundos de 14 países diferentes, entre os quais Portugal com 6 participantes. Entre as curiosidades, destaque para o facto dos seis primeiros classificados pertencerem a seis diferentes países e do melhor português ter sido Nuno Pires na 41ª posição com 1243 segundos, seguido de Joaquim Margarido no 44º lugar com mais 33 segundos. Com 47/55 respostas corretas, Christian Enberg foi o mais certeiro entre os participantes; no que aos portugueses diz respeito, Luís (?) foi quem mais se aproximou do vencedor, com o excelente score de 39/55 respostas corretas a valer-lhe a posição nº 12 entre os mais certeiros. Quanto a rapidez, a russa Svetlana gastou apenas 16 segundos a responder às 55 questões (a resposta foi sempre a mesma, Z!), enquanto o mais rápido entre os portugueses foi Joaquim Margarido, com 436 segundos e uma média ligeiramente inferir a 8 segundos por resposta. Em mensagem dirigida a todos os participantes, Marco Giovannini manifestou a sua satisfação por ter atingido o objetivo dos 100 participantes e confessa que o Internet TempO Game é, “mais do que uma iniciativa competitiva, uma forma dos trailorientistas do mundo inteiro se encontrarem sem ser no WTOC” [Campeonatos do Mundo de Orientação de Precisão]. E a terminar: “Se gostou desta edição, diga-me isso mesmo. Será uma forma de encorajamento para organizar uma nova edição no outono ou no inverno.”


2. Turismo acessível a todos - onde dormir, o que visitar, a que serviços recorrer, uma reflexão sobre o mercado turístico atual – é este o tema de capa da 3.ª edição da Plural&Singular, já disponível para download gratuito em http://issuu.com/pluralesingular/docs/plural_singular_03. Num número recheado de reportagens, notícias, artigos de opinião, viagens e sugestões, são mais de cem páginas dedicadas a todos e nas quais destacamos o artigo “Ser feliz agora e com o que temos”, que se debruça sobre Bento Amaral, um enólogo e desportista que, apesar de ter sofrido um acidente em 1994 que o atirou para uma cadeira de rodas, não deixou nunca de sonhar. No desporto fala-se do golfe como “um meio terapêutico e de reabilitação por excelência” para pessoas com deficiência, tratando-se de uma modalidade “sem barreiras”. Uma nota ainda para o convite à participação nas provas do Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”, agora a caminhar a passos largos para o seu final. Por fim, a oferta duma viagem ao encontro de vários espaços culturais, não palpáveis mas que, ainda assim, ocupam lugar: Trilogia do Tempo, CIM, Vo’Arte e InArte prontos para serem explorados!


3. As freguesias de Cordinhã e Recardães, nos bairradinos concelhos de Cantanhede e de Águeda, respetivamente, voltaram a ser palco duma prova de Orientação em BTT. Pontuável para a Taça de Portugal da disciplina, o VI Ori-BTT Rota da Bairrada foi uma organização do DAR - Desportivo Atlético de Recardães, em colaboração com a Federação Portuguesa de Orientação e e o apoio de algumas empresas, contando com a participação de uma centena de atletas. A etapa de Distância Longa do primeiro dia teve em Davide Machado (.COM) e Susana Pontes (CPOC) os naturais vencedores em Elite, com as margens folgadas a ultrapassarem os dez minutos de diferença para os segundos classificados. Com Davide Machado ausente no segundo dia de provas, João Ferreira (DAR) e Carlos Simões (COALA) travaram interessante duelo pela vitória na prova de Distância Média, a qual acabou por sorrir ao homem da casa. Quanto à Elite Feminina, Susana Pontes viria a alcançar nova vitória, a décima esta temporada na Taça de Portugal, o que lhe permite, a seis etapas do fim, ser já a virtual vencedora da edição de 2013. À beira de fazer 42 anos, a atleta conquista a Taça de Portugal de Orientação em BTT pela 11ª vez consecutiva, um feito absolutamente notável a todos os títulos. Mais informações em http://www.dar.pt/dar/.


4. À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinalou o Dia Mundial da Criança na passada segunda-feira, dia 03 de Junho, no Jardim da Marina, nas margens do Rio Lima. Destinada a todas as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico do concelho, a iniciativa englobou um conjunto diversificado de atividades lúdicas que decorreram ao longo de toda a manhã e contou com os apoios de entidades tão diversas como a ESPROMINHO, ETAP, Casinha do Teatro, Clubes Náuticos, Hospital da Prelada, PSP, Vianacycles, Libargel, entre outros, e ainda das operadoras dos transportes escolares do concelho (Auto Viação Minho, AVIC e OVNITUR). Assim, e para além de insufláveis, animação com mascotes e ofertas, esteve patente uma exposição de materiais e jogos de treino de surf, remo, natação e vela, e decorreram em paralelo cursos de fotografia e artes gráficas, pinturas faciais, jogos tradicionais, dramatizações de contos, animação variada a cargo da Biblioteca Municipal, uma pista de prevenção rodoviária da PSP, corridas de bicicletas, jogos e pintura livres e ainda a exposição de trabalhos dos alunos que participaram nos projetos “Do Mar à Escola” e “o Mar perto de Ti”. Um dos pontos altos do evento e no qual participaram cerca de três centenas de crianças, residiu nos dois percursos de Orientação, um Adapatado, para os mais pequeninos, e outro Pedestre, para os maiorzinhos. Esta iniciativa foi organizada conjuntamente pelo DAHP – Núcleo de Desporto Adaptado do Hospital da Prelada e pelo GD4C – Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e contou com a presença do atleta paralímpico Ricardo Pinto. Mais pormenores em http://dahp.webnode.pt/news/ricardo-pinto-distribuiu-autografos/.


5. Em fim de semana alargado quase aí à porta, Coruche e Arraiolos são polos maiores da Orientação Pedestre no nosso país. No próximo sábado tem lugar a primeira edição do Troféu Coruche Capital Mundial da Cortiça, evento de Orientação Pedestre urbano, organizado pelo COAC – Coruche Outdoor Adventure Club em parceria com a Câmara Municipal de Coruche e a Federação Portuguesa de Orientação.
Parte integrante do Circuito Nacional Urbano da Federação Portuguesa de Orientação (CiNU), o evento é aberto a pessoas de qualquer idade, podendo participar individualmente, ou em grupo. O I Troféu Coruche Capital Mundial da Cortiça espalha-se pelas ruas e ruelas da Vila de Coruche, ligando a Igreja de Nossa Senhora do Castelo ao Parque do Sorraia e divide-se numa etapa de Sprint e outra de “Mass Start com Loops”, com classificações separadas. Saiba mais em http://coaclub.wix.com/trofeuccmc2013.


6. No dia seguinte o foco das atenções desloca-se até Arraiolos. “O Tapete está na Rua 2013” conta este ano com um evento de Orientação, na zona urbana da Vila de Arraiolos. De acordo com a organização, a cargo do Clube de Orientação da Gafanhoeira – Arraiolos, esta “é uma boa oportunidade de treino para quem vai à prova do CiNU - I Troféu Coruche Capital Mundial da Cortiça, pois existe a possibilidade de realizar esta prova, totalmente gratuita e ainda de pernoitar em Solo Duro na noite de dia 9 e realizar um treino técnico na segunda-feira de manhã, tudo sem quaisquer custos. Além disso, poderá divertir-se e desfrutar do ambiente de festa da edição 2013 do Tapete Está na Rua”. O programa pode ser consultado em http://www.cm-arraiolos.pt/pt/conteudos/eventos/O+Tapete+esta+na+rua2013+-+Programa.html. À disposição dos interessados estão dois percursos diferentes - Iniciação (1,2 km) e Experiente (2 km) - que são adaptados quer àqueles que nunca praticaram Orientação, quer àqueles que já têm conhecimentos sólidos acerca da modalidade. O treino de segunda-feira será realizado pelas 10h30, no mapa do Barrocal, existindo também dois percursos diferentes: Curto: 3,5 km e Longo: 6,9 km. Para quaisquer esclarecimentos, contactar o Clube de Orientação da Gafanhoeira - Arraiolos através de endereço gafanhori@gmail.com.


7. Após um longo interregno de praticamente cinco meses, a Taça do Mundo de Orientação Pedestre 2013 regressou no passado fim de semana, com as duas primeiras etapas do NORT - Nordic Orienteering Tour a terem lugar em Oslo, na Noruega. Como seria de esperar, os suiços Matthias Kyburz e Simone Niggli não deram quaisquer hipóteses à concorrência, vencendo a etapa de Sprint do primeiro dia por margens relativamente confortáveis. A nota de sensação deste primeiro dia vai para o suiço Daniel Hubmann, há muito tempo afastado dos grandes resultados e que parece estar de regresso à boa forma tendo alcançado a segunda posição. No segundo dia correu-se a prova de Distância Média e onde Simone Niggli voltou a estar imparável. Tal como no primeiro dia, a sueca Tove Alexandersson foi a segunda classificada, desta feita a 1:31 da vencedora. Já nos Homens assistiu-se a uma luta particularmente emotiva pela vitória, com o norueguês Carl Godager Kaas a impor-se por apertada margem ao sueco Gustav Bergman e regressando assim às vitórias na Taça do Mundo quase três anos depois desse surpreendente título de Distância Média nos Mundiais de Trondheim, em 2010. Depois da Noruega, a “caravana” do NORT viajou até à Suécia onde, no dia de ontem, decorreu em Stiguna um estonteante “Knock-Out Sprint”. Depois das séries qualificatórias e das semi-finais, foram oito os atletas de cada escalão a discutirem a vitória, com o suiço Fabian Hertner e a dinamarquesa Emma Klingenberg a levarem a melhor, respetivamente, sobre o norueguês Øystein Kvaal Østerbø e o suiço Matthias Kyburs (ex-aequo) e a suiça Simone Niggli pelas escassas margens de um segundo. O NORT encerrará em Turku, na Finlândia, com a realização duma prova de Sprint (sexta-feira) e dum Chasing Start (sábado). Tudo para acompanhar em http://www.nordicorienteeringtour.com/.


8. Entre os dias 20 e 30 de Junho, a cidade de Mersin, no sul da Turquia, acolhe a 17ª edição dos Jogos do Mediterrâneo. Evento multidesportivo realizado a cada quatro anos, os Jogos do Mediterrâneo reunem atletas de todos os países da grande bacia, seguindo de forma doutrinária as regras, o espírito e o ideal olímpico. A Orientação irá estar presente pela primeira vez nos Jogos, como modalidade convidada, com um evento promocional designado “Sprint Orienteering – Race to the Olympics”, a realizar no dia 22 de Junho, graças ao esforço conjunto da COMOF – Confederação das Federações de Orientação Mediterrânicas e da Federação de Orientação da Turquia. Todos os membros da COMOF estão convidados a enviar participantes a este importante evento. Para saber mais, consulte o Boletim nº 2 em http://www.orienteering.org.tr/mersin-2013-bulletin.aspx.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: