domingo, 16 de junho de 2013

CAMPEONATO DA EUROPA DE ORIENTAÇÃO EM BTT 2013: COMITIVA PORTUGUESA JÁ SE ENCONTRA NA POLÓNIA



Após uma viagem atribulada, a comitiva portuguesa presente nos Europeus de Orientação em BTT já se encontra em Zamosc, na Polónia. E nós com eles, através do olhar e das impressões de Daniel Marques, o selecionador nacional.



Rumo aos VI Campeonatos da Europa de Orientação em BTT, a comitiva portuguesa teve no dia de ontem uma jornada algo atribulada. Atrasos no vôo entre Lisboa e a capital da Polónia, Varsóvia, problemas com o aluguer da viatura e acessos para Zamosc, no sudeste do País, a fazerem-se maioritariamente por estradas nacionais, levaram a que os nossos atletas apenas à meia-noite (hora local) tenham chegado ao Hotel Pszczeliniec onde está instalado o Event Centre da competição.

A juntar a tudo isto uma primeira impressão muito pouco positiva do alojamento, com condições de habitabilidade longe do ideal, “camas do tipo sofá, um cheiro pouco agradável e uma densidade enorme de insectos, principalmente melgas, nos quartos”, conforme refere Daniel Marques, o selecionador nacional e chefe da comitiva portuguesa. Resultado: João Ferreira e Davide Machado acabaram mesmo por dormir a primeira noite no carro. De qualquer forma, “arejada a casa de madeira e comprados repelentes e dispositivos para combater os insectos”, as coisas hoje já estão melhor. Daí que, apesar dos contra-tempos, Marques adiante que “a equipa está motivada e com um espírito positivo”.


Boas indicações do Model Event

Os nossos atletas já fizeram o Model Event e trazem algumas indicações importantes dum terreno maioritariamente arenoso, com uma boa rede de caminhos e um relevo médio. São terrenos completamente diferentes daquilo a que estamos habituados por cá, mas há alguma experiência internacional recente em terrenos deste tipo, nomeadamente nas etapas pontuáveis para a Taça do Mundo 2012 da Polónia e da Estónia, onde marcaram presença Davide Machado e João Ferreira, bem como dos anteriores Europeus em 2011, na Rússia, que contaram com a participação de Davide Machado e de Carlos Simões. Na opinião do responsável pela nossa comitiva, “esse factor é importante porque os atletas sentem-se mais confortáveis e confiantes para a competição.”

Às 17h15m (hora local) teve já hoje lugar a Cerimónia de Abertura, com todos os atletas a sairem de bicicleta do Event Center e a rumarem a Krasnobród, onde assistiram ao hastear das bandeiras. Amanhã as coisas vão começar “a doer”, com a disputa do Sprint. Davide Machado, o nº 10 do mundo, integrará o chamado Red Group, enquanto Carlos Simões parte no meio da lista e João Ferreira sairá já mais para o final. Uma incógnita, todavia, permanece: “O mapa de Sprint, previsto inicialmente para Zamosc, foi alterado sem ainda haver uma justificação oficial”, segundo relata Daniel Marques. Aguardam-se pormenores a serem transmitidos na reunião de team leaders de hoje à noite.

Tudo para acompanhar em http://www.emtboc2013.pl/ ou aqui, no seu Orientovar.

[Foto gentilmente cedida por Daniel Marques]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: