domingo, 23 de junho de 2013

CAMBOR 2013: JUSCELINO KARNIKOWSKI E LETÍCIA SALTORI VENCEM DISTÂNCIA LONGA



Orientação na Amazónia: venha conhecer mais um pedacinho do Brasil.” Foi este o convite deixado pelos manauaras aos amantes da Orientação no Brasil e que levou a que, desde a passada sexta-feira, cerca de 370 atletas estejam concentrados na capital do Estado da Amazónia para a disputa da II Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação 2013.

A etapa “amazónica” do CamBOr 2013 teve o seu início na passada sexta-feira com o tradicional “revezamento”, a prova por Estafetas que juntou em ambiente de festa mais de uma centena de equipas de orientistas dos quatro cantos do Brasil e que serviu de “aquecimento” para a competição “a doer”. E essa teve lugar no dia de ontem, no espaço fantástico do City Park de Manaus e onde a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária possui uma das suas unidades mais importantes. A prova de Distância Longa desenrolou-se em terrenos de floresta por vezes bastante fechada, com algum desnível, zonas com muito detalhe de relevo e uma boa rede de caminhos e de trilhos a facilitar a navegação e a progressão dos atletas.

Do conjunto de resultados percebe-se desde logo o grande momento de Juscelino Karnikowski (CO Gralha Azul), ao levar de vencida a concorrência com o tempo de 1:11:27 para os 9.800 metros do percurso (28 pontos de controlo, 175 metros de desnível). Vencedor da prova de Distância Média da 1ª etapa do CamBOr 2013, o longilíneo atleta reafirmou da melhor forma a sua vontade de chegar pela primeira vez ao título brasileiro, ainda que contando com a forte oposição do campeão brasileiro em título, Ironir Alberto Ev (CO Santiago), que gastou mais 7 segundos para concluir a sua prova. Na terceira posição classificou-se outro “histórico” da Orientação brasileira e já com quatro títulos no currículo (2006, 2008, 2009 e 2011), Leandro Pereira Pasturiza (CO San Martin), a 1:09 do vencedor. Terminaram a prova 24 atletas.

No setor feminino, vitória também para as cores do Gralha Azul, desta feita pelos “pés e cabeça” de Letícia Saltori, num muito saudado regresso da grande atleta ao lugar mais alto do pódio. Letícia que precisou de 53:29 para cumprir os 6.100 metros do seu percurso (13 pontos de controlo, 100 metros de desnível), um tempo final que soa “estranho” quando falamos duma prova de Distância Longa. A segunda posição coube a Tânia Maria Jesus de Carvalho (AD Almirante Adalberto Nunes), com o tempo de 53:55, reforçando a sua liderança do CamBOr 2013. O terceiro lugar foi para Mirian Ferraz Pasturiza, do mesmo clube, com mais 1:40 que a vencedora. Foram 13 as atletas classificadas no final.


[Foto de arquivo: Juscelino Alencar Karnikowski]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: