quinta-feira, 23 de maio de 2013

TAÇA DE PORTUGAL DE ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO 2013: "HAVEMOS DE IR A VIANA, Ó MEU AMOR ALGUM DIA..."



Está “fechado” o percurso de Orientação de Precisão do I Troféu “Viana do Castelo - Fica no Coração”. A Praia da Amorosa recebe o evento no próximo dia 01 de Junho e aos desafios no terreno, com o mar imenso em pano de fundo, junta-se a inclusividade da iniciativa num dia deveras especial, o Dia Mundial da Criança.


É já no próximo dia 01 de Junho, Dia Mundial da Criança, que tem lugar na Praia da Amorosa o I Troféu de Orientação de Precisão “Viana do Castelo - Fica no Coração”. Pontuável para os rankings da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2013 e do III Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”, o evento tem assinatura organizativa do DAHP – Núcleo de Desporto Adaptado do Hospital da Prelada, apoio técnico e logístico do GD4C - Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e os apoios institucionais da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Santa Casa da Misericórdia do Porto, Federação Portuguesa de Orientação e ANDDI – Portugal, Associação Nacional do Desporto para a Deficiência Intelectual.

Para o DAHP, esta será uma primeira experiência “fora de portas”. Após a organização, em 2011 e 2012, das duas primeiras edições do Open de Orientação de Precisão do Hospital da Prelada, o Núcleo sentiu a necessidade de responder às responsabilidades que lhe são acometidas desde que em 2009 ajudou a relançar esta disciplina em Portugal, encontrando na Câmara Municipal de Viana do Castelo e no Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos parceiros proativos e empenhados. Já quanto à coletividade da Senhora da Hora, esta ligação a Viana tem raízes profundas graças, sobretudo, à realização no concelho do Portugal O' Meeting 2003, de tão excelente memória. Um regresso com enorme significado e com a perspetiva de importantes iniciativas num futuro que se adivinha próximo.


Desafios mil

A etapa de Orientação de Precisão decorrerá, toda ela, num percurso em passadiço sobre o cordão dunar, tirando partido do micro-relevo existente. Os participantes serão confrontados com desafios de alta intensidade ao longo de 16 pontos convencionais, precedidos de dois pontos cronometrados. Em simultâneo decorrerão provas de Orientação Adaptada - uma disciplina particularmente vocacionada para a Deficiência Intelectual e para crianças em idade pré-escolar - e de Orientação Pedestre, neste último caso com um micro-sprint a decorrer no interior da pequena localidade e ideal para aqueles que estarão a tomar contacto com a modalidade pela primeira vez.

As provas são todas elas abertas à participação de qualquer pessoa podendo, à exceção da Orientação de Precisão, ser efetuadas em grupo e com acompanhamento de monitor. Aqueles que pretenderem tomar contacto com a Orientação de Precisão, terão de aguardar a saída do último atleta e poderão, acompanhados por monitor, fazer uma parte da prova (pontos 1 a 8 e cronometrados). A Arena estará localizada junto à Residencial Amorosa e o Secretariado estará a funcionar a partir das 09h00, com o início das provas previsto para as 10h00. No final, haverá prémios para os três primeiros classificados da etapa de Orientação de Precisão, nas Classes Aberta e Paralímpica. As inscrições podem ser feitas para o endereço de e-mail helena.almeida@hospitaldaprelada.pt, tendo o custo de € 1,50 para atletas federados e € 2,50 para os restantes atletas. Os atletas Paralímpicos e da Orientação Adaptada, os atletas do DAHP e do GD4C, bem como as crianças até aos 12 anos, neste que é o seu dia, estão isentos de Taxa de Inscrição. A data limite para inscrições é o dia 29 de maio (quarta-feira), podendo ser aceites inscrições no dia da prova sujeitas à existência de mapas.


Orientação volta a Viana

Entretanto, na sequência das comemorações do Dia Mundial da Criança, a Orientação Pedestre e a Orientação Adaptada vão regressar a Viana do Castelo onde, no dia 3 de Junho, integrarão um conjunto de atividades lúdicas e desportivas que decorrerão na zona ribeirinha da cidade. Uma vez mais, o Núcleo de Desporto Adaptado do Hospital da Prelada e o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos dão as mãos em prol da promoção e divulgação da modalidade, numa jornada dirigida a um universo escolar estimado em 2.000 crianças, a prometer doses redobradas - e bem orientadas! - de alegria e muita animação.

Mais informações em http://dahp.webnode.pt/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: