terça-feira, 14 de maio de 2013

TAÇA DE PORTUGAL DE ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO 2013: JAYNE SALES E RICARDO PINTO LEVAM A MELHOR EM SANTO TIRSO



A Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2013 viu cumprida a sua terceira etapa. A prova decorreu no Parque do Santuário de Nossa Senhora da Assunção e teve na britânica Jayne Sales e em Ricardo Pinto os grandes vencedores.


Organizada pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e integrada no Justlog Park Race, teve lugar em Santo Tirso a terceira etapa da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2013. Alguns dos muitos estrangeiros que rumaram à cidade Invicta para participarem na segunda edição do Porto City Race não quiseram perder o ensejo de fazer mais uma prova, engrossando assim a lista de inscritos nesta etapa de Precisão.

Seguindo o modelo das duas provas anteriores – Idanha-a-Nova e Gouveia -, a etapa de Orientação de Precisão do Justlog Park Race desenrolou-se ao longo dum percurso curto, na distância de 600 metros, mas desnivelado q.b., oferecendo um conjunto de 16 pontos aos quais se juntaram no final dois pontos cronometrados. Misturados e confundidos, os elementos naturais e as mais variadas construções colocaram problemas deveras desafiantes aos competidores, daí resultando que nenhum deles conseguiu o pleno de 18 pontos.

Quem mais se aproximou desse objetivo foi Jayne Sales (SLOW), vencedora na Classe Aberta com um “score” de 16/18. José Miguel Sá (Montepio Geral) concluiu na segunda posição em igualdade pontual com a vencedora, perdendo apenas no desempate por tempo nos pontos cronometrados, com a britânica a responder acertadamente em 35 segundos, contra os 66 segundos do português. Na terceira posição ex-aequo classificaram-se Cláudio Tereso (ATV) e Sandro Castro (GD4C), com 15/18 pontos e o mesmo tempo nos pontos cronometrados, precisamente 23 segundos.

Na Classe Paralímpica, os atletas do DAHP Ricardo Pinto e Júlio Guerra voltaram a travar intensa luta pela vitória, a qual sorriria desta feita ao primeiro com 16/18 pontos contra os 14/18 pontos do seu colega de equipa. A terceira posição voltou a ser ocupada por outro atleta do Núcleo do Hospital da Prelada, Diana Coelho, com 12/18 pontos. Em termos de ranking, Luis Leite (GD4C) beneficiou dos pontos de organização para trocar com Nuno Rebelo (Ori-Estarreja) e assumir a liderança na Classe Aberta, ao passo que Júlio Guerra continua a ocupar a primeira posição na Classe Paralímpica, após vitórias nas duas primeiras etapas.

A Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2013 estará de regresso já no próximo dia 01 de Junho, na Praia da Amorosa (Viana do Castelo), com a disputa do Troféu de Orientação de Precisão Viana do Castelo – Fica no Coração.







Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: