sexta-feira, 17 de maio de 2013

INSIDE ORIENTEERING 03.2013: BOAS LEITURAS!


Está aí o terceiro número de 2013 da Inside Orienteering, a newsletter da Federação Internacional de Orientação. Nesta edição, destaque para a rubrica “North South East West”, toda ela dedicada à Turquia e para a história dos Campeonatos da Europa de Orientação em BTT. Dois artigos com uma mesma assinatura: Joaquim Margarido.


Já se encontra disponível para visualização o terceiro número de 2013 da Inside Orienteering. Menos “volumosa” que as mais recentes edições, a publicação do mês de maio abre com o habitual Editorial, assinado pelo Presidente da Federação Internacional de Orientação, Brian Porteous. Nele se percebe que o sonho olímpico continua a ser uma miragem e a aposta, de momento, deve centrar-se no contínuo crescimento da nossa modalidade, incrementando a sua atividade nos países onde a Orientação é já uma realidade e indo ao encontro de novos países. E, claro, aumentar a visibilidade através da televisão.

Entre os vários artigos que compõem esta edição da Inside Orienteering, o primeiro destaque vai para a entrevista conduzida por Sindre Jansson Haverstad ao “Rei” dos Campeonatos da Europa de Orientação em Esqui e novo coordenador da Comissão de Atletas da IOF, o norueguês Hans Jørgen Kvale. Nela se fala da importância da Comissão e na forma como as suas recomendações são ouvidas pelo Conselho da IOF, mas também dos feitos “para além do sonho” nos recentes eventos internacionais, nomeadamente as cinco medalhas alcançadas nos Europeus.

Outro artigo em destaque, da autoria de Joaquim Margarido, é aquele que lança um olhar detalhado sobre a Orientação na Turquia, uma potência emergente em busca da afirmação no panorama da modalidade a nível mundial. Destino de Inverno por excelência, rivalizando com países como Portugal, Espanha e Itália, a Turquia é-nos apresentada por Tatiana Kalenderoglu, membro do Conselho da Federação Internacional de Orientação e uma grande “ativista” da modalidade no seu país. Também com assinatura de Joaquim Margarido, “Era uma vez...” conta a história das cinco edições dos Campeonatos da Euopa de Orientação em BTT, através do olhar e das memórias de quatro dos cinco Supervisores desses grandes eventos, nomeadamente do português Tiago Lourenço Lopes, o Supervisor da terceira edição, em Nida (Lituânia).

Os Jogos Mundiais de Cali - vistos por Edgars Bertuks como “a grande hipótese de me aproximar ao máximo do espírito olímpico” -, os próximos Mundiais de Orientação Pedestre (Vuokatti, Finlândia), notícias breves e os rankings das várias disciplinas completam um número que está disponível no endereço http://www.orienteering.org/edocker/inside-orienteering/2013-3/, ou em formato pdf em http://www.orienteering.org/edocker/inside-orienteering/2013-3/InsideOrienteering3_13_print.pdf. Boas leituras!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: