quinta-feira, 30 de maio de 2013

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Depois da extraordinária jornada do passado sábado, na Praia da Tocha, a Orientação de Precisão está de regresso ao nosso convívio com mais uma etapa pontuável para a Taça de Portugal 2013. Com três provas delineadas – para além da Orientação Precisão, o programa contempla ainda percursos de Orientação Adaptada e de Orientação Pedestre - o I Troféu de Orientação de Precisão “Viana do Castelo – Fica no Coração” vai atrair à Praia da Amorosa cerca de uma centena de participantes, entre os quais Joaquim Sousa (COC), medalha de prata nos Mundiais de Veteranos 2011 na vertente de Sprint de Orientação Pedestre, Nuno Pires e António Amador, ambos do Ori-Estarreja e que ocupam lugares cimeiros no ranking da Taça de Portugal de Orientação de Precisão e ainda os atletas do Clube Gaia, na vertente de Orientação Adaptada, com particular destaque para a campeoníssima Graça Fernandes. A organização tem a assinatura do DAHP – Núcleo de Desporto Adaptado do Hospital da Prelada, com o apoio do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Portuguesa de Orientação. Toda a informação em http://dahp.webnode.pt/.


2. Acaba de ser divulgada a Convocatória referente ao Campeonato do Mundo de Orientação Pedestre 2013, que decorrerá em Vuokatti (Finlândia), de 6 a 14 de Julho. Assim, “após decisão da Comissão Técnica de Orientação Pedestre e em consonância com os critérios de seleção definidos no plano de alto rendimento e seleções nacionais 2013”, a comitiva portuguesa será constituída pelos seguintes atletas: Diogo Miguel (Ori-Estarreja), João Mega Figueiredo (CN Alvito), Tiago Aires (GafanhOri) e Tiago Romão (ADFA). O atleta Miguel Silva (CPOC) figura na convocatória na condição de suplente. Foi igualmente divulgada a Convocatória para o Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação Pedestre 2013, a realizar em Hradek Králové (República Checa), de 24 de Junho a 07 de Julho, sendo a delegação portuguesa constituída pelos seguintes atletas: Rafael Miguel (Ori-Estarreja), Rita Rodrigues (GafanhOri) e Vera Alvarez (CPOC). Mais informações em http://www.fpo.pt/.


3. Teve lugar no passado fim de semana, em Mira, a 19ª edição dos Campeonatos Nacionais de Distância Média e de Estafetas. Organizada pelo Clube de Orientação de Estarreja, com os apoios da Câmara Municipal de Mira e da Federação Portuguesa de Orientação, a prova contou com a participação de cerca de quatro centenas de atletas, dando a conhecer os novos campeões nacionais em ambas as vertentes. Na prova de Distância Média, disputada no sábado, o Clube de Orientação da Gafanhoeira – Arraiolos foi o grande dominador na Elite Masculina, com Manuel Horta a juntar ao título de Distância Longa alcançado na Leirosa, no início de Maio, o título de Distância Média. Tiago Aires e Tiago Gingão Leal, ambos do GafanhOri, ajudaram a completar um pódio colorido pelos “gafanhotos”. No setor feminino, Vera Alvarez mostrou ser a figura do momento, vencendo a prova de forma conclusiva e somando o seu segundo título da temporada, depois da vitória no Nacional de Sprint, em Buarcos. Manuel Horta, Tiago Aires e Tiago Gingão Leal voltaram a estar em foco no domingo ao levarem de vencida a prova de Estafeta Senior Masculina. O mesmo sucedeu com Vera Alvarez, secundada por Mariana Moreira e Susana Pontes, que arrecadaram o título nacional de Estafeta na categoria Sénior Feminina. Resultados completos em http://ori-estarreja.pt/.


4. O DAR - Desportivo Atlético de Recardães, em colaboração com a Federação Portuguesa de Orientação e as Juntas de Freguesia de Cordinhã e Recardães e o apoio de algumas empresas, leva a efeito já no próximo fim de semana mais uma prova de Orientação em BTT. Pontuável para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2013, o VI Ori-BTT Rota da Bairrada conta até ao momento com 109 atletas inscritos na primeira etapa (Distância Longa) e 116 inscritos na segunda etapa (Distância Média). Além dos escalões de competição, existem percursos para os amantes do BTT com vários níveis de conhecimento, desde a iniciação até aos mais conhecedores da modalidade, incluindo a participação a pares ou em grupos. “O desafio está a ser preparado e espera-se uma boa recetividade aos atletas que se queiram deslocar à região bairradina”, pode ler-se na página do evento. Mais informações em http://www.dar.pt/dar/.


5. Os mais novos talvez não se lembrem, mas aqui há uns anos atrás – em 2004, mais precisamente - fez grande sucesso um programa que foi gravado numa prova do CPOC e que passou durante mais de um ano no Canal Panda, no programa Panda Sports. Pois bem, uma produtora voltou a contactar o Clube Português de Orientação e Corrida e a Orientação está de novo em grande destaque no canal infanto-juvenil, desta feita no Panda Biggs. Gravado em Colares, na Mata da Sarrazola, e tendo como intervenientes alguns dos jovens alunas da Escola e atletas do Clube, o programa terá a sua estreia na série Outdoors, “um convite à prática de várias modalidades desportivas com vertente radical”. A emissão irá para o ar no próximo sábado às 19h50, repetindo no domingo no mesmo horário e depois de segunda a sexta-feira às 9h15, 17h45 e 20h20. Não perca!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: