terça-feira, 21 de maio de 2013

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. O concelho de Pombal recebeu no passado fim de semana a segunda mão do IX Campeonato Ibérico de Orientação em BTT / XIII Ori-BTT N.A.D.A. Organizada pelo Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze, com os apoios do Município de Pombal, Junta de Freguesia de Albergaria dos Doze e das federações Portuguesa e Espanhola de Orientação, a prova chamou à região centro do país um total de 175 atletas de um e outro lado da fronteira. Ao juntar as vitórias nas duas etapas portuguesas àquelas já alcançadas em Espanha, Davide Machado (.COM) foi a grande figura do evento, logrando revalidar o título de Campeão Ibérico no escalão de Elite Masculina. Na Elite Feminina, Susana Pontes (CPOC) levou igualmente de vencida as duas etapas portuguesas e sagrou-se de novo Campeã Ibérica. Coletivamente, Portugal recuperou da desvantagem trazida da primeira mão e logrou chegar uma vez mais ao título com um vantagem de 45 pontos sobre a vizinha Espanha. Também no sábado, mas da parte da tarde, teve lugar o Campeonato Nacional de Estafetas com vitórias do COC (Daniel Marques, Guilherme Marques e Joel Morgado) e da ADFA (Sandra Rodrigues, Marta Fonseca e Albertina Sá) em Seniores Masculinos e Femininos, respetivamente. Resultados completos e demais informação em http://cioribtt2013.blogspot.pt/.


2. O Clube de Orientação do Centro, em colaboração com a Câmara Municipal da Marinha Grande, levou a cabo no passado domingo mais uma manhã de Orientação em Família. Lançada em finais de 2011 com o intuito de promover a modalidade e o Clube, a iniciativa chegou desta feita ao Parque da Cerca, movimentando um total de 207 participantes. “O conceito assenta em trazer famílias à prática desportiva, tirando-os da inactividade e do sedentarismo”, pode ler-se na página do COC, a propósito do evento, em http://www.coc.pt/2013/05/19/orientacao-em-familia-na-marinha-grande/. Como sempre, a atividade constou de dois percursos de baixo grau de dificuldade física e técnica- “AEIOU” e “ABC Orienta-te” -, e ainda de outros dois percursos, “DESAFIO” e “DESATINO”, com grau crescente de dificuldade física e técnica, permitindo assim o salto para maiores desafios a quem quisesse testar-se ou aceitar o desafio que lhe era lançado. Os números falam por si e são claramente demonstrativos do interesse encanto que a nossa modalidade desperta nos que a experimentam. A organização faz questão de lembrar que no dia 22 de Junho, pelas 10h00 a norte de Pedreanes e às 17h30 em Leiria (Fonte Luminosa), disputam-se as duas etapas do 15º Grande Prémio do RA4, com Orientação em Família em ambas as etapas, manhã em floresta e tarde em zona urbana. Toda a informação disponível em http://www.coc.pt/eventos/22jun2013/.


3. No próximo dia 1 de Junho (Sábado), a partir das 10h00, tem lugar em São Brás de Alportel uma actividade de Orientação, num percurso urbano. As partidas e chegadas serão na Escola EB 23 Poeta Bernardo de Passos e o secretariado no Pavilhão Municipal. O Dia da Orientação em São Brás de Alportel é um evento de Orientação pedestre, de âmbito local, aberto a pessoas de qualquer idade. As formas de participação serão as seguintes: individualmente, em grupo, pais e filhos, avós e netos, ou famílias. Estará organizado com três percursos com grau crescente de dificuldade técnica e física. Percursos Fácil / Pais e Filhos / Famílias (percurso de baixa dificuldade técnica e física), Médio (percurso com baixa dificuldade técnica e baixa exigência física), Difícil (percurso de Orientação, com alguma exigência física e técnica). Todos os percursos poderão ser realizados individualmente, a pares ou em grupo, sem distinção de idade e sexo. A organização estará a cargo do grupo de Educação Física e da turma do Curso de Apoio à Gestão Desportiva do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, com os apoios da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano, Desporto Escolar e Federação Portuguesa de Orientação. As inscrições poderão ser efectuadas através de e-mail, para diaorientacao@aejbv.pt até dia 24 de Maio, indicando escalão de participação, data de nascimento, nome e n.º do BI (ou de outro documento de identificação). A taxa de inscrição é de € 3,00 relativa ao seguro desportivo, mapa e aluguer do SI Card – sistema electrónico de controlo de prova. Para os alunos do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas a inscrição é gratuita. O pagamento pode ser efectuado no Secretariado no dia da prova. Mais informações em www.aejbv.pt.


4. Nos dias 08 e 09 de Junho de 2013 a Aventura vai de viagem até ao Norte do País, mais precisamente até Macedo de Cavaleiros, Barragem do Azibo. A ADFA - Associação dos Deficientes das Forças Armadas, em colaboração com o Município de Macedo de Cavaleiros e o apoio da Federação Portuguesa de Orientação, vai organizar o Raid Aventura do Azibo, prova pontuável para o Ranking da FPO de Corridas de Aventura. A prova vai dar a conhecer aos aventureiros algumas das mais belas paisagens do Nordeste Transmontano e tem como cartaz de visita a barragem do Azibo e a sua praia fluvial. Orientação Pedestre, Orientação em BTT, Canoagem, Slide, Escalada, Rappel e Multi-Atividades constituem um “menu” de enorme qualidade e que nenhum aventureiro vai querer perder. A organização faz notar que a prova será disputada em formato "estrela", não sendo necessário deslocamentos da assistência. Toda a informação em http://raid-aventura-azibo.webnode.pt/.


5. A Suécia é, todos o sabemos, uma das grandes potencias mundiais da Orientação Pedestre. Mas aquilo que começa a perceber-se é que há uma clara aposta da Federação Sueca de estender esse domínio à Orientação em BTT. O popular O-Ringen tem apostado nesta disciplina nos últimos anos, a Taça do Mundo em Rättvik (2011) constituiu um enorme sucesso e nomes como os de Cecilia Thomasson ou Mood Linus Karlsson já não são ilustres desconhecidos. A estes parece estar em vias de se juntar o de Helena Jansson. Ouviram bem: Helena Jansson. Com três títulos europeus, dois mundiais e a vitória na Taça do Mundo em 2011, Helena Jansson é uma das figuras maiores do universo da Orientação Pedestre. Este fim de semana, porém, a atleta saltou para cima da bicicleta e, duma assentada, levou de vencida as duas provas da etapa inaugural da Taça da Suécia de Orientação em BTT 2013, ante Carina Svensson e Fredrika Alvarsson, segunda e terceira classificadas, respetivamente. A atleta conta como foi, em http://helenajansson.com/Blogg/Poster/2013/5/19_Svenska_Cupen_MTBO__seger%21.html.


6. Lançada este ano pela primeira vez, ainda que com caráter “não oficial”, a Taça da Europa de Orientação de Precisão conheceu este fim de semana, em Kokemäki e Nousiainen, no Sudoeste da Finlândia, as terceira e quarta etapas. O finlandês Anttii Rusanen foi o grande vencedor da prova de TempO, registando o tempo de 163 segundos, contra 177 e 194 do sueco Lennart Wahlgren e do finlandês Lauri Kontkanen, respetivamente segundo e terceiro classificados. Quanto às provas de PreO foram dominadas pelo norueguês Lars Jakob Waaler, terminando com um total de 18 pontos, tal como dez outros competidores (!), mas vencendo ao “sprint”, que é como quem diz, nos pontos cronometrados, onde gastou 16 segundos, contra os 20 segundos dos finlandeses Marko Maattala, Anttii Rusanen e Lauri Kontkanen e da sueca Marit Wiksell, todos ex-aequo na segunda posição. Lars Jakob Waaler segue na liderança do ranking da Taça da Europa com um total de 148 pontos e com o segundo classificado, o sueco Ola Jansson, a distantes 39 pontos. Refira-se que o número de atletas registados neste ranking é já de 137 e que as próximas duas etapas se disputarão a 22 e 23 de Junho, em Itália. Resultados, mapas e fotos da dupla jornada finlandesa em http://www.nousiaistenalku.net/fintrailo-2013/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: