domingo, 14 de abril de 2013

XXI CAMPEONATO IBÉRICO DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE 2013: TIAGO GINGÃO LEAL E ANNA SERRALONGA VENCEM ETAPA PORTUGUESA



Beleza e dureza! Foi assim no derradeiro dia do XXI Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre 2013, com uma prova de Distância (Ultra) Longa a pôr à prova as qualidades técnicas, mas sobretudo a resistência física dos participantes. Diogo Miguel e Anna Serralonga levaram de vencida a etapa, Tiago Gingão Leal e Anna Serralonga triunfaram no conjunto das três etapas, sagrando-se os grandes vencedores deste III Meeting de Orientação de Gouveia.


Após a dupla etapa de ontem, a Orientação voltou a assentar arraiais junto às margens da Barragem do Vale do Rossim para a derradeira jornada da primeira mão do XXI Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre 2013. Ainda e sempre céu azul e paisagens deslumbrantes, com o desafio dos pontos espalhados pela floresta a prometer uma jornada que irá permanecer viva na memória de muitos por um largo período de tempo. Na verdade, com os rigores do Inverno a prolongarem-se pela Primavera e a condicionar o trabalho prévio de verificação dos percursos, aquilo que deveria ser uma prova de Distância Longa acabaria por se converter numa Ultra-Longa, como um dos «speakers» de serviço, Tiago Aires, não se cansou de referir. Ultra-Longa que teve o seu reflexo no tempo dos atletas, a ultrapassarem em muitos escalões as duas e mesmo as três horas de prova.

No escalão Homens Elite, a vitória sorriu a Diogo Miguel (Ori-Estarreja) com um registo de 2:04:41, confirmando a apetência do atleta pelas longas distâncias. Depois de ter dominado as provas no primeiro dia, Tiago Gingão Leal (GafanhOri) vendeu cara a derrota no dia de hoje, concluindo na segunda posição com o tempo de 2:06:46. Com mais 4:21 que o vencedor, Pedro Nogueira (ADFA) foi o terceiro classificado. Benet Totusaus (Badalona-O) foi hoje o melhor atleta espanhol, a vinte e seis (!) minutos exatos de Diogo Miguel. Em Damas Elite, a espanhola Anna Serralonga (Grions-Girona) deixou bem vincado que «não há duas sem três», arrecadando o seu terceiro triunfo em outras tantas provas, desta feita com o tempo de 1:52:21. Com uma prova igualmente de grande nível, Alicia Cobo (Navaleno) foi a segunda classificada, gastando mais 3:13 que a sua compatriota. A mais de meia hora da vencedora, com 2:23:50, Magalie Mendes (COC) foi a melhor portuguesa, na terceira posição.

No cômputo geral dos dois dias de prova, o III Meeting de Orientação de Gouveia / XXI Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre 2013 (1ª etapa) teve em Tiago Gingão Leal e Anna Serralonga os dignos vencedores. Diogo Miguel e Tiago Romão (ADFA) secundaram Tiago Gingão Leal, enquanto do lado feminino, Magalie Mendes e Alicia Cobo ocuparam por esta ordem os lugares imediatos do pódio.


«Tivemos terrenos muito bonitos»

Instada a comentar os dois dias do Campeonato Ibérico de Gouveia, Anna Serralonga mostrava-se contente com a vitória mas particularmente agradada com os terrenos: «Tivemos terrenos muito bonitos, muito técnicos e que foram ao encontro do esperado. Afinal foi por isso que vim a Gouveia, uma vez que me disseram que estes eram terrenos muito especiais.» Confessando ter gostado sobretudo da prova de Distância Média - «aquela que é mais exigente tecnicamente e que encerra sempre grandes desafios» - a atleta revela que também achou muito interessante o Sprint, «muito divertido pelo emaranhado de ruas» e a Distância Longa de hoje, que «apesar de não estar à espera duma prova tão dura, foi um bom treino».

Também Tiago Gingão Leal nos deixou as suas impressões: «Depois das más prestações do último fim de semana confesso que não estava mesmo nada à espera. No entanto sentia-me bem fisicamente, as provas tiveram um elevado nível técnico em termos dos mapas e consegui fazer boas provas». Relativamente à prova de hoje, Tiago Leal mostrou-se igualmente surpreendido com o seu resultado: «Desmotivei muito durante a prova por ser muito lenta e não estar habituado a este tipo de terrenos, mas quando passei no ponto de espectadores e percebi que o desempenho estava a ser bastante positivo, tentei puxar um bocadinho mais na parte final, Estou realmente muito contente.»



Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO


[Artigo patrocinado por Orievents e Criobaby]



Sem comentários: