sábado, 13 de abril de 2013

XXI CAMPEONATO IBÉRICO DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE 2013: TIAGO GINGÃO LEAL E ANNA SERRALONGA DOMINAM JORNADA INAUGURAL


Ao vencerem as provas de Distância Média e de Sprint, Tiago Gingão Leal e Anna Serralonga foram o denominador comum do primeiro dia do XXI Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre 2013.


Com duas provas de nível superior, Tiago Gingão Leal (GafanhOri) e Anna Serralonga (Grions-Girona) foram os grandes protagonistas da jornada inaugural do XXI Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre 2013 que teve hoje início em Gouveia. Organizado pelo Clube Português de Orientação e Corrida e pela Câmara Municipal de Gouveia, o evento chamou à Serra da Estrela, num dia absolutamente fantástico de sol e calor, cerca de sete centenas de atletas, oferecendo percursos para todos os gostos e que fizeram as delícias dos participantes.

A etapa da manhã teve lugar no Vale do Rossim e constou duma prova de Distância Média. Tiago Gingão Leal foi o mais forte no escalão de Homens Elite, terminando o seu percurso em 35:39 e deixando imediatamente atrás de si Diogo Miguel (Ori-Estarreja) e Joaquim Sousa (COC), que gastaram mais 2:11 e 2:39, respetivamente. Tal como previsto, no confronto ibérico os portugueses vincaram uma supremacia avassaladora, com Raul Ferrá (Lorca-O) a ser o primeiro espanhol, na oitava posição com 42:19. Nas senhoras a vitória foi para Espanha, com Anna Serralonga a cumprir o seu percurso no tempo de 35:55, seguida de muito perto por Magalie Mendes (COC), que gastou mais 58 segundos. A terceira posição sorriu a outra atleta do COC, Andreia Silva, a distantes 4:14 da vencedora.


Outra prova, os mesmos vencedores

De tarde, a «tribo» da Orientação assentou arraiais no centro de Gouveia, para um Sprint urbano com tanto de desafio técnico como de exigência física. Ao cumprir o seu percurso em 15:33, Tiago Gingão Leal venceu e convenceu, mostrando uma vez mais o porquê de ser o Campeão Nacional de Sprint em título. Diogo Miguel ocupou de novo a segunda posição, a 33 segundos do vencedor, enquanto o terceiro lugar coube a Manuel Horta (GafanhOri), com o tempo de 16:45. Raul Ferrá voltou a ser o melhor atleta espanhol, não indo além do 12º lugar com o tempo de 19:08. No setor feminino assistiu-se a uma extraordinária luta pela vitória, com Anna Serralonga a registar à chegada o tempo de 16:19, apenas 7 segundos à frente da sua compatriota Alicia Cobo (Navaleno). Magalie Mendes foi novamente a nossa melhor atleta, concluindo no terceiro lugar com o tempo de 17:27.

Assumindo o papel de embaixatriz do XXI Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre 2013, a atleta Sara Moreira referiria a propósito: «Confesso que estou fascinada com este Mundo que é a Orientação. Diverti-me imenso esta manhã, o espírito e o desafio desta prova fizeram com que descobrisse uma nova paixão.» Agradecendo o convite da Orievents e de Fernando Costa e deixando o conselho a que venham conhecer a Orientação, a Campeã da Europa de 3.000 metros em Pista Coberta, termina de forma peremptória: «Eu vou voltar, prometo!»

Tudo para conferir em http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=Gouveia03. Veja também as reportagens fotográficas da Distância Média [AQUI] e do Sprint [AQUI].


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO


[Artigo patrocinado por Orievents e Criobaby]


Sem comentários: