sexta-feira, 12 de abril de 2013

XXI CAMPEONATO IBÉRICO DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE: A FESTA VAI COMEÇAR!



Portugal e Espanha voltam a medir forças. Em Gouveia, arranca dentro de vinte e quatro horas a primeira mão do XXI Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre e, com ele, um fim de semana recheado de emoções. 


Local de eleição para os amantes da natureza em estado mais puro, a Serra da Estrela prepara-se para receber o seu primeiro evento internacional de Orientação Pedestre. Com efeito, é já este fim de semana que se disputa a primeira mão do XXI Campeonato Ibérico, evento pontuável para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2013 e para a Liga Espanhola 2013 e que contará com a presença duma embaixatriz de luxo, Sara Moreira, a Campeã da Europa de 3.000 metros em Pista Coberta.

Organizado conjuntamente pelo Clube Português de Orientação e Corrida e pela Câmara Municipal de Gouveia, o evento regista um número de inscritos muito próximo das sete centenas, com essa nota de destaque para o facto de 239 participantes viajarem da vizinha Espanha. Esta edição do Ibérico irá contar, para além das três vertentes competitivas tradicionais – Sprint, Distância Média e Distância Longa – com uma etapa de Orientação de Precisão, naquilo que representa uma estreia absoluta na história das Federações Portuguesa e Espanhola. Contando com a presença de todos os maiores valores ibéricos desta desafiante disciplina, a prova culminará com a atribuição dos primeiros títulos ibéricos nas Classes Aberta e Paralímpica.


Espanholas desfalcadas

A faltarem escassos minutos para as 11 da manhã de amanhã, sábado, José Pereira (CP Armada) e Albertina Sá (ADFA), serão os primeiros atletas da categoria Elite a partir. Só mais tarde sairão os atletas que ocupam posições de topo no ranking dos dois países, casos dos líderes do ranking português masculino, Diogo Miguel (Ori-Estarreja) e das duas primeiras classificadas do ranking feminino da Liga Espanhola, respetivamente Anna Serralonga (Grions-Girona) e Alicia Cobo (Navaleno).

Anna Serralonga vem de somar três títulos nacionais de Espanha ao seu valioso currículo e é, indiscutivelmente, a grande favorita à vitória em todas as etapas desta “primeira parte” do Ibérico. Com quatro presenças nos pódios dos recentes Campeonatos de Espanha, Alicia Cobo será a grande adversária de Anna Serralonga, juntando-se a ela as portuguesas Andreia Silva e Magalie Mendes, ambas do COC e que ocupam atualmente as segunda e quarta posições do ranking nacional português. Destaque ainda para a presença da campeã ibérica em título, Susana Alves (GD4C), e para a ausências da líder do ranking, Vera Alvarez (CPOC), a cumprir funções organizativas. Uma última nota para salientar o facto da Espanha apresentar neste Ibérico as suas duas melhores atletas da atualidade, mas se quedar por aí. A ausência de, pelo menos, mais duas atletas neste escalão faz com que – à semelhança do que tem acontecido no passado mais recente -, a Espanha ofereça “de mão beijada” valiosos pontos a Portugal, desvirtuando o sentido do resultado final e colocando uma vez mais a nú as debilidades do modelo acordado em 2011 por ambas as Federações.


Portugueses favoritos

No elite masculina, a Espanha apresentará uma equipa completa e também aqui com os seus dois melhores atletas da atualidade – Miguel Ángel Martín (CODAN Extremadura) e Ivan Trigales Delgado (Los Angeles) -, mas de... Orientação em BTT! Na verdade, em termos de Orientação Pedestre, os espanhóis trazem a Gouveia apenas dois elementos do top-20, Raul Ferrá (Lorca-O) e Cesar Torrejón (Tjalve), respetivamente oitavo e décimo sexto classificados do ranking. E aqui, claramente, o favoritismo pende para o lado português, com Diogo Miguel, Manuel Horta e Tiago Gingão Leal, ambos do GafanhOri, João Mega Figueiredo (CN Alvito), Tiago Romão (ADFA) e ainda o Campeão Ibérico em título, Pedro Nogueira, também da ADFA, a esgrimirem entre si os melhores argumentos. Por “deveres do ofício”, o grande ausente será Tiago Aires (GafanhOri), ele que assina a cartografia deste Ibérico.



Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO


[Artigo patrocinado por Orievents e Criobaby]


Sem comentários: