domingo, 28 de abril de 2013

MUNDIAIS DE DESPORTO ESCOLAR ISF 2013: ESPANHA DISTINGUIDA COM O PRÉMIO FAIR PLAY




MUNDIAL ESCOLAR 2013
ESPAÑA FAIR PLAY
E
Moçambique esteve lá

Se Espanha foi distinguida pela International School Federation com o Troféu Fair Play do Campeonato do Mundo Escolar de Orientação, a mais importante distinção que se outorga nestes Campeonatos, valorizada mais do que as medalhas individuais e por equipas, é o prémio a um todo, competição, comportamento, solidariedade, ajuda, simpatia, amizade... os valores mais importantes que devem nortear o Desporto Escolar.

E devemos recordar que esta é a segunda vez que nos é outorgado o prémio, a primeira foi no Mundial Escolar de Escócia e em toda a sua história, em todos os mundiais escolares, de todas as modalidades em que participou, apenas por duas vezes foi outorgado a Espanha este mérito, e as duas vezes à seleção escolar espanhola de orientação, colégios e equipas.

Isto foi possível graças a ti, orientista, que muito antes de começar a competição estavas a acrescentar o teu grãozinho de areia, fazendo um grande esforço nestes momentos de dificuldade económica, para tornar realidade o sonho de algumas crianças, espanholas e moçambicanas.

Obrigado, orientista e pai, que apesar dessas dificuldades fizeste os impossíveis para que o teu filho pudesse estar presente na competição, o teu filho/a nunca o esquecerá.

Obrigado orientista treinador / professor, o vosso esforço altruísta não tem preço.

Obrigado aos IES que estiveram presentes e àqueles que se quedaram pelo caminho.

Obrigado Orientista, Clube, Federação Autonómica ou localidade que nos seguiste à distância, que desfrutaste com cada êxito das nossas crianças e que, além do mais, graças à tua gratidão, tornaste possível que uma escola africana, Casa do Gaiato / Moçambique, estivesse presente pela primeira vez num Campeonato do Mundo de Orientação. O sonho duns meninos tornado realidade.

Graças a ti orientista rapaz / rapariga que conseguiste um lugar neste Campeonatos, pelo teu esforço na competição e em cada um dos atos desenvolvidos, tenhas ou não sido acompanhado pelo êxito, pela tua integração no grupo, por partilhares tudo, por ajudares, por transmitires a tua alegria... Obrigado pelo vosso carinho e dádiva a estas crianças de Moçambique e pelos vossos “beijinhos” para com elas.

É tudo isto que nos leva a dizer

Não é preciso dizer nada, apenas ver”

Felicidades pelo merecido Fair Play

GRACIAS / OBRIGADO / KHANIMAMBO


[Federación Española de Orientación, em http://www.fedo.org/web/ficheros/noticias/2013/MUNDIAL-ESCOLAR-2013-Relato.pdf]

Sem comentários: