domingo, 28 de abril de 2013

III CIRCUITO DE ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO "TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS": FERNANDO COSTA E RICARDO PINTO VENCEM EM SANTO TIRSO



Fernando Costa e Ricardo Pinto foram os grandes vencedores da 4ª etapa do III Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”, disputada no Parque da Rabada, em Burgães.


Acompanhando as celebrações do Dia Nacional da Orientação, a Secção de Orientação dos Trampolins de Santo Tirso, com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso, EB S. Rosendo e Federação Portuguesa de Orientação levou por diante a organização da 4ª etapa do III Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” e ainda duas outras provas, uma de Orientação Pedestre e outra de Orientação Adaptada. As provas começaram com um atraso considerável em relação ao horário previsto, mas o percalço não foi suficiente para desmobilizar a meia centena de entusiastas que fizeram questão de marcar presença e que aproveitaram o tempo de espera para gozar as belezas do renovado Parque da Rabada, graciosamente aconchegado num cotovelo da margem esquerda do Rio Ave, beber os raios dum sol benfazejo e, sobretudo, confraternizar.

Desenhado por Fernando Pinto André e Joaquim Margarido, o percurso, com uma distância de 1200 metros e 16 pontos de controlo – aos quais se juntariam, no final, dois pontos cronometrados -, colocou desafios interessantes aos competidores, a pedir máxima concentração. Na Classe Aberta assistiu-se à vitória dum dos pioneiros da Orientação de Precisão portuguesa, Fernando Costa (GD4C), naquela que foi uma das suas primeiras – senão mesmo a primeira (!) - incursão nas lides competitivas. Depois de ter organizado ou ajudado a organizar dezenas de provas desta fascinante disciplina, Fernando Costa não se fez rogado de mapa na mão e, com 16/18 pontos foi o mais certeiro. Na segunda posição classificou-se outro atleta do GD4C, Aida Correia, com 14/18 pontos, cabendo o terceiro lugar, com 13/18 pontos, a Nuno Rebelo (Ori-Estarreja).


Rui Tavares e Ricardo Pinto lideram ranking

Na Classe Paralímpica, o DAHP - Núcleo de Desporto Adaptado do Hospital da Prelada voltou a estar em plano de evidência, com Ricardo Pinto a somar a sua quarta vitória em outras tantas etapas do Circuito. Pinto cometeu a proeza de responder acertadamente aos dezasseis desafios que compunham o percurso formal, claudicando apenas nos dois pontos cronometrados e acabando por sofrer um ponto de penalização por ter excedido o tempo limite de prova e que era de 84 minutos. Na segunda posição, com 9/18 pontos, classificou-se o atual líder do ranking da Taça de Portugal 2013, Júlio Guerra, enquanto António Novais e António Amorim, também do DAHP, ocuparam as posições imediatas com 6/18 e 5/18 pontos, respetivamente.

Após quatro etapas, Ricardo Pinto comanda o ranking na Classe Paralímpica, seguido de Júlio Guerra e Diana Coelho. Na Classe Aberta, a liderança vai para Rui Tavares, secundado por Aida Correia e João Vítor Alves, todos do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos. O Circuito prossegue no próximo dia 11 de maio, pelas 10h00, com o Justlog Park Race a ter lugar no Monte da Senhora da Assunção, em Santo Tirso.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: