quarta-feira, 17 de abril de 2013

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Local de eleição para a prática da Orientação, o Parque da Cidade do Porto será palco, no próximo dia 20 de abril, dum evento há muito esperado. Trata-se da inauguração do Percurso Permanente de Orientação, composto por mais de 40 pontos de controlo distribuídos por todo o parque. Estes pontos estão preparados para receber provas de Orientação, treinos de equipas ou simplesmente para atividades de lazer. Para os responsáveis da PortoLazer, empresa municipal responsável pela sua implementação, “este percurso destaca-se pela elevada qualidade e por ser o único existente na área metropolitana do Porto, podendo ser considerado um dos melhores a nível nacional.” Com efeito, o Percurso Permanente do Parque da Cidade do Porto é o primeiro a ser instalado num parque municipal da Invicta, estando previsto o alargamento da rede de Percursos Permanentes de Orientação a outros espaços existentes na cidade. Aplauda-se a forte aposta da Câmara Municipal do Porto nesta modalidade desportiva já que, para além deste percurso agora existente, persiste a tradição de apoiar eventos similares, no qual se destaca para este ano o Porto City Race de Orientação. Uma palavra ainda para o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e para o grande obreiro da Orientação que dá pelo nome de Fernando Costa, afinal a “alma mater” de mais uma extraordinária iniciativa. A partir do próximo sábado, tem mais um bom motivo para um programa em família ou com os amigos no Parque da Cidade. A concentração está marcada para as 10h30 em frente ao Pavilhão da Água. Não falte!


2. A Federação Dinamarquesa de Orientação acaba de ser galardoada com o Troféu Comité Olímpico Internacional - Desporto e Desenvolvimento Sustentável, graças ao projeto “Find Vej I” [http://www.findveji.dk/]. Em marcha de há largos anos a esta parte, o projeto consiste na criação de Percursos Permanentes de Orientação por todo o País, contabilizando-se neste momento em mais de cento e cinquenta os locais devidamente enquadrados pela iniciativa. O prémio foi entregue pelo príncipe herdeiro Frederik, em representação do Comité Olímpico Dinamarquês, no decurso de um dos 43 eventos realizados no passado sábado, virados especificamente para a promoção da modalidade e nos quais tomaram parte mais de 3.000 pessoas. Uma nota para o facto deste ser o segundo ano em que um determinado dia é reservado para esta iniciativa, sendo mais que provável que no futuro venha a integrar o programa anual da Federação Dinamarquesa de Orientação.

3. A Associação dos Deficientes das Forças Armadas, em parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Federação Portuguesa de Orientação, leva a efeito no próximo fim de semana o III ORI-BTT de Idanha e simultaneamente os Campeonatos Nacionais de Distância Longa, Distância Média e Sprint. Esta é uma competição de Orientação em BTT aberta a pessoas de qualquer idade, podendo participar nos escalões de competição ou nos escalões de promoção, de forma individual ou em grupo. Integrado nos calendários da Taça de Portugal de Orientação em BTT 2013, o evento é constituído por três percursos pontuáveis para os rankings Individual FPO e de Clubes FPO, com os Campeonatos de Distância Média e de Sprint a terem lugar no sábado e no Domingo a decorrer o Campeonato de Distância Longa. Ler mais em http://cnaobtt.webnode.pt/.


4. Dentro de algumas horas terá início o Campeonato do Mundo de Orientação de Desporto Escolar ISF 2013. O programa competitivo reserva para este primeiro dia de provas uma Distância Média a ter lugar em Vila Real de Santo António. Entre os 20 países representados, a nota de destaque vai para Moçambique, o primeiro país africano presente em 15 edições dos Mundiais de Desporto Escolar. Saiba mais em http://www.isfori2013.pt/.

[Foto gentilmente cedida por Fernando Costa]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: