quarta-feira, 10 de abril de 2013

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. A Orientação ocupa um lugar de destaque entre as inúmeras celebrações daquela que é a única cidade do mundo construída no século XX e que integra a lista do Património Histórico e Cultural da Humanidade da UNESCO. Assim, nas comemorações do seu 53º aniversário, Brasília prepara-se para acolher, de 18 a 21 de Abril, a 1ª etapa do XV Campeonato Brasileiro de Orientação. O evento decorre em Planaltina-DF e abre com a festa das Estafetas, seguindo-se uma prova de Distância Longa, para tudo terminar com uma etapa de Distância Média pontuável para o ranking mundial da modalidade. Congressos técnicos e científicos e atividades culturais completam a lista de atividades dum evento que se adivinha memorável. A organização está a cargo da Confederação Brasileira de Orientação e da Federação de Orientação do Distrito Federal, contando com os apoios dos clubes COMIB, COR/DF, COTI e do Instituto Federal de Brasília. O número de inscritos supera as seis centenas de atletas, entre os quais podem ser vistos todos os grandes nomes da Orientação brasileira. Saiba mais em http://www.cbo.org.br/sistema/competicoes/documentos/Boletim%20Nr2_IE_%20CamBOr%202013_WRE.pdf.


2. Tiago Aires (GafanhOri) e Maria Sá (GD4C) foram os grandes vencedores do Troféu de Orientação Cabreira 2013. Pontuável para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre e organizado pelo Clube de Orientação do Minho, o evento contou com uma participação superior a três centenas de atletas de 31 clubes. Nas posições imediatas classificaram-se Diogo Miguel (Ori-Estarreja) e Paulo Franco (COC) no escalão Homens Elite e Raquel Costa (GafanhOri) e Vera Alvarez (CPOC), em Damas Elite. Por clubes triunfou o Clube de Orientação do Centro. Após mais estas duas etapas, o ranking da Taça de Portugal continua a ser liderado por Diogo Miguel e Vera Alvarez. Resultados completos, fotos e demais informação em http://pontocom.pt/node/52.


3. Uma prova de Orientação em Família, agendada para as 19h00 do próximo dia 19 de Abril, abre o programa da 3ª edição do evento Ludo Apta - a integração pelo desporto. Organizada pela OASIS e ESECS/IPL, com os apoios da Câmara Municipal de Leiria e do Clube de Orientação do Centro, a Ludo Apta tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a temática da deficiência, mas acima de tudo para a prática de desporto adaptado. O evento está dividido em três momentos distintos, com uma primeira prova noturna de Orientação em Família, a realizar na Praça Rodrigues Lobo e composta por um percurso de aproximadamente 400 metros, destinado a crianças e suas famílias e uma prova de aproximadamente 1.800 metros mais para grupos de adultos. A inscrição é gratuita, bastando apenas que as equipas se inscrevam no link ou na página do evento no facebook, em https://www.facebook.com/ludoapta. O dia seguinte será composto por um Colóquio a decorrer da parte da manhã no Auditório 2 da ESECS/IPL, contando com a presença de atletas de referência na área do desporto adaptado e outras personalidades relacionadas com a temática. De tarde os participantes deslocam-se para o estáqdio Municipal de Leiria onde vários clubes e instituições da cidade irão dinamizar a demonstração de diversas modalidades, do volei sentado e da boccia à zarabatana, esgrima, basquetebol em cadeira-de-rodas e muitas outras. Após as demonstrações, a comunidade presente poderá experimentar as modalidades, com a orientação dos atletas. Esta iniciativa contará com a presença do atleta paralímpico Armando Costa e com a atleta olímpica Telma Santos.


4. Quem não sonhou já em converter uma simples imagem aérea, extraída do Google Maps, por exemplo, num mapa de Orientação? Pois bem, o software existe, chama-se OpenOrienteering Mapper e está disponível para download em http://oorienteering.sourceforge.net/. O conhecido blogue Okansas – http://okansas.blogspot.com – fez um primeiro teste e o resultado pode ser visto em http://okansas.blogspot.pt/2013/04/first-test-with-openorienteering-mapper.html. O seu autor confessa que a primeira impressão “é positiva”. E acrescenta: “Sou capaz de o utilizar sem me sentir grandemente frustrado, algo que é pouco usual sempre que experimento um software pela primeira vez.”


5. De acordo com notícia divulgada ontem na página da Federação internacional de Orientação, em http://orienteering.org/nordic-orienteering-tour-2014-and-2015-cancelled/, o grupo diretor do Nordic Orienteering Tour acaba de informar a Federação Internacional de Orientação de que não irá organizar o evento em 2014 e 2015. Em alternativa, as federações nórdicas propõe para 2014 a organização das correspondentes etapas em dois países, entre os dias 4 e 12 de Junho, apontando para quatro competições, todas elas pontuáveis para a Taça do Mundo: Sprint, Distância Média, Distância Longa e Estafeta de Sprint. Para 2015 o esquema manter-se-á, com as provas a terem lugar entre os dias 14 de Maio e 11 de Junho. Estas etapas servirão de preparação para o Campeonato do Mundo de 2016, que se irá realizar na Suécia. A Comissão de Orientação Pedestre da Federação Internacional de Orientação aguarda até ao final de Maio que as federações nórdicas forneçam mais detalhes sobre as alternativas apresentadas. Recorde-se que o Nordic Orienteering Tour 2013 terá lugar entre os dias 1 e 8 de Junho em Oslo (Noruega), Sigtuna (Suécia) e Turku (Finlândia). Mais informações em http://www.nordicorienteeringtour.com/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: