quarta-feira, 3 de abril de 2013

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...



1. Está aí o nº 377 (Abril de 2013) da Revista de Atletismo e, com ele, mais um espaço dedicado exclusivamente à Orientação. O artigo, publicado na página 42, é da autoria de Jorge Baltazar (com fotos gentilmente cedidas por Armindo Vicente) e reporta-se ao Raid Windsurf Point “Terras do Infante”. Corridas de Aventura no seu melhor, pois, dando a conhecer as principais incidências da prova de abertura da Taça de Portugal de 2013, nos concelhos de Vila do Bispo e de Lagos. Todavia, ainda que de forma indireta, a Revista volta a reportar para a Orientação em (pelo menos) duas ocasiões. A primeira delas tem a ver com a 18ª Corrida da Árvore, em Monsanto, em texto de Manuel Sequeira e cuja foto principal (da autoria de Marcelino Almeida) é dum atleta e orientista que nos é particularmente querido, Miguel Reis e Silva, o brilhante vencedor dessa prova. A segunda está na própria capa e chama-se Sara Moreira. É que nunca será demais lembrar que a Campeã Europeia de 3000 metros em Pista Coberta em título será a embaixatriz do próximo Campeonato Ibérico, a ter lugar já nos dias 13 e 14 de abril, em Gouveia. Assine a Revista de Atletismo em http://www.revistaatletismo.com/.


2. O .COM - Clube de Orientação do Minho e o CAVA - Clube de Amigos de Vieira, com a colaboração da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, da Câmara Municipal de Vieira do Minho e da Federação Portuguesa de Orientação organizam, nos dias 6 e 7 de Abril de 2013, em Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho, o Troféu de Orientação da Cabreira 2013. É o regresso do .COM à Serra da Cabreira, com duas etapas de floresta e uma de sprint extra competição, no centro da vila de Vieira do Minho. Ao mesmo tempo realizam-se duas atividades: uma de iniciação/ experimentação da Orientação em BTT e uma Caminhada em mapa de Orientação. Nestes eventos podem participar pessoas de todas as idades e sexo, federados e não federados, individualmente, em pares ou em grupo. Traga as sapatilhas e/ou a bicicleta e o capacete e parta à descoberta dos pontos de controlo. Aprecie um fim-de-semana recheado de bons momentos competitivos, de convívio e de lazer. Aceite o desafio, aproveite uma nova experiência e sinta por dentro esta modalidade! Mais informações em http://pontocom.pt/node/52.


3. “Já viu provas de Orientação na TV e teve curiosidade de experimentar? No feriado da Senhora de Mércules traga sapatilhas, a família e amigos, e experimente sozinho ou em grupo, a andar ou a correr.” O convite vem assinado por Luís Quinta-Nova e tem a ver com o I Open de Orientação da ESACB – Castelo Branco, agendado para o dia 16 de Abril, às 09h30. “Teremos percursos com diferentes níveis de dificuldade, onde poderá verificar porque é que esta atividade é uma das que mais tem crescido nos últimos anos”, pode ler-se ainda em https://www.facebook.com/events/430017817081214/. Resta acrescentar que as inscrições são gratuitas!


4. A Federação Internacional de Orientação está em maré de “limpeza das prateleiras” e decidiu oferecer algumas edições anteriores do magazine “Orienteering World”. A ideia é pegar nesses antigos exemplares da Revista oficial da IOF e levá-los para Vuokatti, por altura dos Campeonatos do Mundo do próximo mês de Julho, oferecendo-os a quem estiver neles interessado. Aqueles que não puderem estar presentes em Vuokatti, podem contactar a IOF e receber as revistas comodamente em sua casa, tendo para tal que pagar apenas os portes do Correio. Anna Jacobson estará ao seu dispôr para qualquer contacto no sentido do envio das Revistas mas vai avisando que, em Vuokatti, as coisas serão diferentes: “Não aceitamos reservas. Os primeiros a chegar serão os primeiros a ser servidos.” Saiba tudo em http://orienteering.org/old-issues-of-orienteering-world/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: