sexta-feira, 26 de abril de 2013

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO 2013: FIM DE SEMANA EM FESTA




Um pouco por todo o país, celebra-se este fim de semana o Dia Nacional da Orientação. Para além do valor simbólico da iniciativa, traduzido na união de esforços e vontades em torno dum ideal comum, o conjunto de eventos tem como objetivo a promoção e divulgação da modalidade junto das populações, sendo de caráter universal e, nalguns casos, gratuito.


Foi no dia 14 de Março de 2009 que a Orientação portuguesa celebrou pela primeira vez o seu Dia Nacional. A iniciativa colheu de imediato o carinho e o empenho dos diversos agentes da modalidade, resultando num momento de grande importância e significado para a Orientação portuguesa. São muitos aqueles que, ainda e sempre, continuam a ver no Dia Nacional da Orientação uma proposta vincadamente comprometida com a divulgação da modalidade mas que, para além disso, tem esse caráter de união e solidariedade tão querido dos orientistas.

É assim, unidos e solidários, que os orientistas voltam a festejar o Dia Nacional da Orientação. Das iniciativas de demonstração em centros históricos aos percursos orientados na floresta, a correr, a caminhar, a pedalar ou mesmo de cadeira de rodas, todos irão viver por dentro a Orientação como o desporto da floresta, o desporto da família, o desporto de todos e para todos.

O leque de iniciativas que assinalam o Dia Nacional da Orientação espalha-se do Minho ao Alentejo e à Madeira, concentrando as atenções nos seguintes Municípios: Braga, Barcelos, Santo Tirso, Matosinhos, Albergaria dos Doze, Leiria, Entroncamento, Palmela, Santiago do Cacém, Arraiolos e Funchal, com organizações, respetivamente, do Clube de Orientação do Minho, Amigos da Montanha, Trampolins de Santo Tirso, Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze, Clube de Orientação do Centro, Clube de Lazer, Aventura e Competição do Entroncamento, Escola Secundária de Palmela, Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano, Clube de Orientação da Gafanhoeira – Arraiolos e Clube de Montanha do Funchal.

A lista completa pode ser consultada na página da Federação Portuguesa de Orientação, em http://www.fpo.pt/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: