terça-feira, 30 de abril de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO DE ORIENTAÇÃO 2013: JUSCELINO KARNIKOWSKI E TÂNIA CARVALHO VENCEM PRIMEIRA ETAPA



O Campeonato Brasileiro de Orientação 2013 teve o seu início com a disputa da primeira etapa na cidade de Brasília. Emoção a rodos, muita festa e animação e, no final, dois grandes nomes a saírem na frente para a jornada seguinte: Juscelino Alencar Karnikowski e Tânia Maria Jesus de Carvalho.


O CamBOR 2013, Campeonato Brasileiro de Orientação, já começou. Distribuindo-se tradicionalmente por três etapas, o maior Campeonato de Orientação das Américas deu o pontapé de saída em Planaltina, Brasília, naquela que é a 15ª edição do certame. Com a cidade capital em festa a comemorarar 53 anos de existência, o evento acolheu 670 atletas oriundos de todo o Brasil, assim como da Venezuela, Colômbia, Bélgica e França, naquela que fica para a história como a etapa do CamBOr mais participada de sempre.

Esta primeira etapa do CamBOr 2013 abriu com uma prova de Estafetas, na qual tomaram parte 131 equipas distribuídas por 11 escalões de competição. De acordo com a ideia veículada por António Carlos Silva, elemento da organização e o responsável pelo excelente blogue Orientista em Rota - http://orientistaemrota.blogspot.pt/ - “a receita de um Revezamento de Trios semelhante a uma disputa Sprint parece ter agradado os competidores, os quais puderam guardar energias para enfrentar os próximos dois dias de percursos extremamente técnicos e com considerável desnível.”


Almirante Adalberto Nunes destaca-se nas Estafetas

Na categoria Damas Adulto, a turma da Associação Desportiva Almirante Adalberto Nunes (ADAAN5) – Tânia Maria Jesus de Carvalho, Mirian Ferraz Pasturiza e Leticia Da Silva Saltori - confirmou em absoluto o favoritismo que lhe era atribuído, vencendo em 38:09 e deixando a mais de sete minutos a equipa segunda classificada, ADAAN4, composta por Thaiane Cavalcanti Couto, Denise Lucas Paiva Campos e Rozana Souza Albuquerque.

Já na categoria Homens Adulto as coisas deocrreram de forma bem diferente, com os quatro primeiros classificados a terminarem separados por menos de um minuto. Ronaldo André Castelo Dos Santos de Almeida (ADAAN1) fez um primeiro percurso brilhante, com Robson Figueira Rengifo e sobretudo Fábio Kuczkoski a confirmarem o bom desempenho global e a catapultarem a sua equipa para uma vitória com tanto de suado como de saboroso, no tempo de 33:12. A turma do Clube de Orientação Gralha Azul (COGA1), composta por Claudio Luiz Tokarski, Guilherme Ressel Flores e Juscelino Alencar Karnikowski foi segunda classificada, a 23 segundos dos vencedores.


No melhor pano cai a nódoa

O segundo dia desta primeira etapa do CamBOr trouxe com ele uma prova de Distância Longa que se viria a revelar... demasiado longa! Atentando nos tempos dos vencedores – Mirian Ferraz Pasturiza levou de vencida o escalão D21E com um registo de 1:49:47 para 8.300 metros do percurso, enquanto Leandro Pereira Pasturiza precisou de 1:22:38 para cumprir os 10.200 metros do seu percurso e levar de vencida a concorrência -, facilmente se percebe que, tanto do ponto de vista físico como técnico, os percursos eram tudo menos fáceis. A agravar a situação esteve ainda, segundo o Blog do Orientista - http://blogdoorientista.blogspot.pt/ -, de João Manoel Franco, “um ponto de controle fora do local quando os primeiros atletas passaram”, o que levou à anulação de alguns percursos. Estiveram neste caso os percursos de Elite masculina e feminina, o que mancha de forma indelével toda a organização.

Uma prova de Distância Média WRE, pontuável para o ranking mundial da modalidade, ocupou o programa do derradeiro dia de provas e, uma vez mais, algumas categorias viram anulados os respetivos percursos devido a um ponto de controlo que não estava no local previsto. No escalão de Elite masculina, Leandro Pasturiza voltou a ser um dos grandes protagonistas, liderando a pova até ao penúltimo ponto, altura em que, ainda de acordo com o Blog do Orientista, “cometeu o erro de não verificar a descrição do ponto de controle, que estava num cupinzeiro, passando direto sem ver o prisma e perdendo 4 minutos, caindo para a sexta colocação.” o vencedor foi Juscelino Alencar Karnikowski (CO Gralha Azul), com 39:15, seguido de Gilson Schropfer (Casa dos Sub-Tenentes e Sargentos de Santo Ângelo) e do Campeão brasileiro em título, Ironir Alberto Ev (CO Santiago), com mais 1:31 e 2:01 que o vencedor, respetivamente. Tânia Maria Jesus de Carvalho (ADAAN) venceu no escalão de Elite feminina com o tempo de 38:57, deixando atrás de si Wilma Barbosa de Souza (Clube de Orientação Bravo), a distantes 4:02. Juliane Valéria De Carvalho Mendonça (Clube de Orientação Santa Maria) foi a terceira classificada com o tempo de 43:20.


O CamBOr regressa em Manaus

A próxima etapa do CamBOr terá lugar em Manaus, capital do Estado do Amazonas, de 20 a 23 de Junho. A prova terá como Diretor Geral o nosso bem conhecido e querido amigo Paulo Calisto Becker e o primeiro Boletim pode ser visualizado em http://www.cbo.org.br/sistema/competicoes/documentos/Boletim%20Nr1_IIE_CamBOr%202013.pdf.

Pode consultar os resultados finais da primeira etapa do CamBOr 2013 em http://www.cbo.org.br/sistema/competicoes/documentos/Resultado%20Final%20_I%20E%20CamBOR%202013.pdf e ver mais de 1300 imagens numa foto-reportagem absolutamente fantástica de António Carlos Silva nos Álbuns do Orientista em Rota, em https://plus.google.com/100370412801553008243/photos.

[Foto gentilmente cedida por António Carlos Silva]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

2 comentários:

aureliomarcost disse...

Parabéns por mais uma excelente matéria meu amigo. Marco Aurélio

Almira Prado. disse...

OBRIGADA!!!
Margarido por levar notícias do nosso esporte ORIENTAÇÃO, então que venha Manaus/AM.

Almira Prado! CBO 4471.