domingo, 10 de março de 2013

XV OPEN AMIGOS DA MONTANHA: DIOGO MIGUEL E ANDREIA SILVA TRIUNFAM EM BARCELOS




A Taça de Portugal de Orientação Pedestre está de regresso. Em Barcelos teve lugar o XV Open Amigos da Montanha, com vitórias de Diogo Miguel e Andreia Silva nos escalões de Elite.


Realizou-se no dia de ontem o XV Open de Orientação Amigos da Montanha, evento de Orientação Pedestre pontuável para a Taça de Portugal – Nível 2. Com a assinatura organizativa da Secção de Orientação da Associação Amigos da Montanha, o evento repartiu-se por duas etapas, a primeira de floresta - uma Distância Média disputada no Monte da Franqueira – e uma urbana, no centro da Cidade de Barcelos, na distância de Sprint.

Começando pela prova da manhã, valerá a pena frisar que o Monte da Franqueira é uma das belezas de Barcelos. O seu bucolismo convida os barcelenses a desfrutar da sua paisagem e do ambiente calmo que aí se respira. Dali se avista o vale do Cávado até às praias de Esposende. Para além da Ermida e da Quinta dos Frades, esta área inclui ainda as ruinas do que foi o Castelo de Faria, onde por volta de 1372 terá ocorrido um episódio da História de Portugal, contado por Alexandre Herculano [http://www.ribatejo.com/hp/base/cgi-bin/ficha_lenda.asp?cod_lenda=17]. Apesar da chuva que ameaçou, e caiu, a espaços, cerca de 270 atletas compareceram para percorrer tão bonito cenário.

Dado o declive do terreno, os percursos eram curtos mas bastante técnicos. O terreno, muito variado, incluía zonas de mata verde, onde os caminhos eram a melhor opção, até zonas limpas, de bosques de carvalhos e sobreiros, por vezes com poucos detalhes técnicos, alternando com muitas pedras a exigir navegação atenta. Na etapa da tarde, disputada na cidade de Barcelos, apesar de o mapa já ser usado, houve o cuidado de o aumentar, levando os atletas a novas áreas da cidade.


Andreia Silva e Patricia Casalinho protagonizaram acesa luta

De forma geral, a prova foi do agrado doas atletas, havendo muitos elogios de atletas experientes.
Os resultados não revelaram surpresas. Os melhores atletas impuseram o seu ritmo e venceram naturalmente. Em Homens Elite, Diogo Miguel (Ori-Estarreja) venceu as duas etapas. Na Franqueira fez 29:2, ficando Tiago Gingão Leal (GafanhOri) em segundo lugar, com 34:24. Na etapa de Sprint, Miguel voltou a vencer com o tempo de 14:21, ficando Hélder Marcolino (GD4C) em segundo lugar a apenas 6 segunos de diferença.

Em Damas Elite, a aleta barcelense Andreia Silva (COC) venceu, fruto do resultado obtido no Sprint. Juntamente com a sua colega de equipa, Patrícia Casalinho, protagonizaram a disputa pelo primeiro lugar. Na Franqueira venceu Casalinho com 42:02, tendo Andreia Silva gasto o tempo de 43:12 para realizar o seu percurso. Em Barcelos, Andreia gastou 15:55, deixando Casalinho a distantes 2:16.

Vencedores por Escalão

D10 – Rita Castro (GD4C);
H/D12 – Tomás Lima (OriMarão) e Margarida Miranda (GD4C);
H/D14 – Leonardo Ramalho (.COM) e Eduarda Martins (TST);
H/D16 – João Magalhães (.COM) e Joana Marques (Ori-Estarreja);
H/D18 – João Novo (.COM) e Joana Fernandes (.COM);
H/D20 – Rafael Marques (Ori-Estarreja) e Carolina Delgado (GD4C);
HE/DE – Diogo Miguel (Ori-Estarreja) e Andreia Silva (COC);
H/D21A – Arnaldo Mendes (Ginásio) e Maria Bernardino (.COM);
H21B – Nuno Rebelo (Ori-Estarreja);
H/D35 – António Amador (Ori-Estarreja) e Tânia Covas Costa (.COM);
H/D40 – Fernando Soares (.COM) e Alexandra Coelho (GD4C);
H/D45 – Rui Ferreira (OriMarão) e Carmo Silva (Ori-Estarreja);
H/D50 – Albano João (COC) e Jerónima Rocha (GD4C);
H/D55 – Vitor Rodrigues (CPOC) e Margarida Rocha (GD4C);
H/D60 – Armando Santos (COALA) e Hermínia Tavares (COV – Natura);
H65 – Gil Rua (Ori-Estarreja);
H70 – Armandino Cramez (Ori-Estarreja).

A vitória por clubes pertenceu ao Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos.

[Foto de Nuno Rebelo, extraída do seu Álbum “XV Troféu Amigos da Montanha”, em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.512217798826189.1073741825.100001139209581&type=3]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: