sexta-feira, 29 de março de 2013

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...



1. Qual é o Município português – qual é? - que inclui a Orientação no seu Roteiro? É o Crato, pois claro, Município com História e que não se cansa de divulgar o muito que tem de melhor. Editado em cinco línguas – português, alemão, espanhol, francês e inglês -, o Roteiro Turístico do Concelho do Crato foi apresentado publicamente no passado dia 23 de Março. A Cerimónia decorreu no Mosteiro de Santa Maria da Flor da Rosa, no âmbito da Conferência sobre os “Caminhos de Santiago - A importância do Turismo Religioso e Cultural no Desenvolvimento Local” com João Teresa Ribeiro (Presidente da Câmara Municipal do Crato), Ceia da Silva (Presidente da ERT-Alentejo), Padre Fernando Farinha (Diretor do Secretariado de Solidariedade Humana: Migrações, Turismo e Minorias Étnicas) e António Caldeira (Peregrino). Foi igualmente inaugurada a exposição “A Paixão” (Espólio da Casa-Museu Padre Belo) e teve lugar um Concerto de Canto Gregoriano “A Paixão”, pelo Ensemble Vocal Introitus, com a participação do ator João de Carvalho [reportagem fotográfica AQUI]. Voltando ao Roteiro e à Orientação, ali se faz menção das “melhores pistas” para a prática do nosso desporto. Alentejo, tempo para ser feliz!


2. O Campeonato de Espanha de Orientação CEO 2013 arrancou de forma oficial no dia de ontem, em Navalcán, com a realização da “V Carrera de la Mujer”. Destinada apenas a atletas do género feminino, a prova contou com o apoio da Diputación de Toledo, Ayuntamiento de Navalcán, Instituto da Mulher de Castilla-La Mancha e da Federação Espanhola de Orientação. Disputada no sistema de Score, com partida em massa e tempo limite de uma hora, a prova registou a participação de 159 atletas, divididas pelas categorias “Federado” e “Popular”. A vitória na categoria “Federadas” sorriu a Alicia Cobo Caballero, atleta radicada na Finlândia há cerca de um ano e por estes dias de regresso ao país natal, não apenas para participar nos Nacionais de Espanha mas também no Campeonato Ibérico, em Gouveia, como o Orientovar teve oportunidade de apurar. Marie Pettersson e Jara Garcia Zafra acompanharam Alicia no pódio. Na categoria “Popular”, o triunfo coube a Paula Martín Serrano, seguida de Pilar Fernandez Torija e Ariadna González Segovia. Resultados completos em http://www.orientacion.navalcan.com/DATOS/Resultados/VCarreraDeLaMujer.html.


3. Pela primeira vez na sua história, terá lugar este ano, ainda que de forma “não oficial”, a Taça da Europa de Orientação de Precisão ECTO 2013. Ao todo serão cinco as competições que pontuarão para a Taça da Europa, num total de dez etapas a disputar na Noruega, Finlândia, Itália, Letónia e Croácia. O facto de muitos países desenvolverem a modalidade apenas na Classe Aberta faz com que o ECTO 2013 seja disputado só nesta classe. Em contrapartida, não haverá limite de participação em termos do número de atletas de cada país. Os vinte e sete primeiros classificados em cada etapa receberão a pontuação de acordo com uma tabela específica, sendo a classificação final apurada pelo somatório das cinco melhores pontuações obtidas. O regulamento da Taça da Europa de Orientação de Precisão ECTO 2013 pode ser encontrado em http://orienteering.org/wp-content/uploads/2013/03/European-Cup-in-TrailO-2013.pdf.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: