sexta-feira, 29 de março de 2013

CAMPEONATO DE ESPANHA DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE CEO 2013: ANDREU BLANES E ANNA SERRALONGA CONQUISTAM TÍTULOS DE DISTÂNCIA LONGA



Andreu Blanes e Anna Serralonga revalidaram hoje os títulos de Campeões de Espanha de Distância Longa 2013. Numa prova em que a chuva recolheu a maior dose de protagonismo, foram mais de mil os atletas presentes em Navalcán, entre os quais uma trintena de portugueses.


Repetindo o resultado alcançado em Plasencia, no ano transacto, Andreu Blanes (Alicante COLIVENC) e Anna Serralonga (Girona GO-XTREM) foram os grandes vencedores da prova de Distância Longa dos Campeonatos Nacionais de Espanha de Orientação Pedestre 2013, disputada hoje em Navalcán (Toledo). Contando com a participação de perto de 1100 atletas, dos quais mais de mil nos escalões de competição, a prova teve lugar no mapa de Robleo – Piedra del Risco e decorreu debaixo de intensa e impiedosa chuva.

Na categoria absoluta masculina (Homens Elite), Andreu Blanes foi o grande vencedor, necessitando de 1:06:09 para cumprir os 9,2 km do seu percurso (26 pontos de controlo, 350 metros de desnível). Ao Orientovar, Andreu Blanes referiu-se à prova como “um pouco estranha, porque toda a gente perdeu tempo.” Estimando em “quatro ou cinco minutos” o tempo perdido no decurso da prova, Blanes acabou por ser o grande vencedor e confessava-se no final “muito contente porque, além do tempo perdido, ainda atravessei uma zona proibida.” Um episódio que o atleta comenta da seguinte forma: “Talvez não merecesse ganhar, mas acabei por tomar uma direção errada e não tive a noção que estava na zona proibida. O juiz controlador considerou não me desclassificar, pois ninguém me tinha visto e no final também não houve qualquer tipo de reclamação.” Regressando à sua prova, Andreu Blanes fala de “um terreno difícil, com muita vegetação rasteira e muitas pedras. Além do mais chovia e não era fácil dar com os pontos, mas consegui correr rápido e, desta forma, compensar o tempo perdido tecnicamente.”


“Melhores sensações”

O segundo lugar coube a Antonio Martinez - colega de equipa de Andreu Blanes com quem faz parelha nessa dupla incrível auto-designada por “Niños Bomba” -, que gastou mais 1:28. Também ele se mostrava descontente com a sua prova, apesar de considerar bom o resultado: “Cometi vários pequenos erros que poderia ter facilmente evitado, uma vez que nalgumas zonas perdi um pouco o contacto com o mapa e sentia-me um pouco inseguro no tocante ao local onde realmente me encontrava.” Tal como Andreu Blanes, também Martinez reconhece que “todos os atletas cometeram erros e, graças a isso, consegui acabar no segundo lugar, atrás do Andreu.” A terminar, deixa o desejo de “melhores sensações nas próximas provas.” Daniel Portal (Badajoz CODAN EXTREMADURA) fechou o pódio com um tempo de 1:10:40.

Nas senhoras a vitória coube a Anna Serralonga, que gastou 1:05:07 para 7,2 km de prova (17 pontos de controlo, 250 metros de desnível). Annabel Valledor (Barcelona BADALONA-O) foi a segunda classificada, com mais 5:02 que a vencedora, enquanto a “finlandesa” Alicia Cobo (Soria NAVALENO-O) concluiria na terceira posição, com mais 9:43 que Anna Serralonga.


Luis Silva e Mariana Moreira lideram “armada portuguesa”

Quanto aos atletas portugueses, Luís Silva (ADFA) e Mariana Moreira (CPOC) foram os nossos melhores representantes no escalão de Elite. Luís Silva gastou 1:16:11 e ocuparia a 9ª posição (não oficial, uma vez que os atletas estrangeiros não integraram a classificação do Campeonato de Espanha), enquanto Mariana Moreira se quedaria pela 10ª posição, a mais de vinte e cinco minutos (!) da vencedora. Importa ainda referir, a título de curiosidade, que o melhor tempo na categoria de Elite Masculina foi alcançado extra-competição por um atleta nosso bem conhecido, o romeno Ionut Zinca (Barcelona FARRA-O), com menos 1:48 que Andreu Blanes.

O Campeonato Nacional de Espanha de Orientação Pedestre prossegue amanhã com a disputa dos títulos de Estafeta. Consulte os resultados completos da prova de Distância Longa em http://www.fedo.org/web/ficheros/competicion/o-pie/resultados/2013/05-LEO-2013-Resultados-Totales-Larga-Distancia-CEO2013.html.


Saudações orientistas

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: