domingo, 10 de fevereiro de 2013

PORTUGAL O' MEETING 2013: THIERRY GUEORGIOU E SIMONE NIGGLI VENCEM DE NOVO



Contrariando a ideia de que «a história nunca se repete», Thierry Gueorgiou e Simone Niggli reincidiram na vitória neste segundo dia do Portugal O' Meeting 2013. Vitórias mais apertadas que na véspera, é certo, mas ainda assim vitórias!


Um dia diferente, os mesmos vencedores! Após a estreia vitoriosa no POM 2013, Thierry Gueorgiou e Simone Niggli «bisaram», ainda que por margens menos folgadas que na véspera. A segunda etapa revisitou o mapa da véspera, nos mesmos desafiantes terrenos e com percursos traçados de forma ideal para uma Distância Média. O tempo, frio e com a ameaça de chuva no horizonte, resolveu não colaborar tanto como na véspera, mas este domingo de Carnaval ainda assim foi de folia para os mais de 1600 participantes na prova.

Thierry Gueorgiou (Kalevan Rasti) – já o dissemos – foi o grande vencedor no escalão de Super-Elite Masculina, cumprindo os 6,5 km do seu percurso em 34:30. Apenas cinco segundos após, na segunda posição, posicionou-se o seu colega de equipa Philippe Adamski, enquanto o sueco Albin Ridefelt (OK Linné) repetiria o mesmo lugar da véspera, classificando-se no terceiro lugar com o tempo de 35:08. Para Thierry Gueorgiou, «foi uma bela corrida, em terrenos excelentes para uma Distância Média, apesar de dois erros me terem feito perder um minuto e meio no total. Não consegui manter-me concentrado durante toda a prova, mas espero melhorar amanhã». Concretamente em relação à prova-rainha deste POM 2013, Thierry Gueorgiou não espera facilidades: «Penso que a prova vai ser bastante difícil, mas estou apostado em conseguir uma boa prestação. Gosto muito do Portugal O' Meeting e este é o evento ideal para, em Fevereiro, conseguir aferir o nível em que me encontro, de que forma está a resultar o treino de Inverno e preparar as competições importantes que se seguirão. Espero conseguir focar-me bem nessa prova e ainda na prova de Sprint, amanhã à tarde, que estou certo será um momento muito especial.»


Uma surpresa de nome Catherine Taylor

Também na Elite Feminina assistimos a um «remake» no tocante à vencedora, com a helvética Simone Niggli a impôr-se à sueca Annika Billstam (OK Linné) por 38 segundos, depois de ter gasto 31:59 para 5,3 km de prova. Após o 5º lugar na etapa inaugural, a britânica Catherine Taylor alcançou hoje a terceira posição com o tempo de 33:02, ascendendo à segunda posição na classificação geral do POM 2013 e cotando-se, até ao momento, como a grande revelação deste POM. Quanto aos portugueses, Mariana Moreira (CPOC) voltou a ser a melhor representante com o tempo de 42:05 a que correspondeu a 37ª posição, enquanto João Mega Figueiredo foi hoje o nosso melhor atleta, tendo concluído no 31º lugar com o tempo de 40:40.

Amanhã cumpre-se a mais aguardada etapa deste POM, uma Distância Média pontuável para o ranking mundial da modalidade. Thierry Gueorgiou e Simone Niggli são os naturais candidatos à vitória, mas há atletas neste POM com valor e capacidades para contrariar o seu favoritismo. Adversário de peso para todos, organização incluída, serão as condições atmosféricas que parece irão ser muito adversas. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera coloca mesmo toda esta região em alerta laranja, o segundo mais grave, devido às previsões de neve e vento forte que poderá atingir os 100 km por hora.


Resultados

Homens Super-Elite
1º Thierry Gueorgiou (Kalevan Rasti) 34:30
2º Philippe Adamski (Kalevan Rasti) 34:35
3º Albin Ridefelt (OK Linné) 35:08
4º Hannu Airila (Kalevan Rasti) 35:27
5º Frédéric Tranchand (OK Hällen) 35:40
6º Kalvis Mihailovs (IK Hakarpspojkarn) 36:13
7º Tomas Dlabaja (RR) 36:26
8º Simo-Pekka Fincke (Kalevan Rasti) 36:36
9º Lucas Basset (JOG) 36:37
10º Jakob Enmark (Gavle OK) 37:16

Damas Elite
1º Simone Niggli (Swiss Team) 31:59
2º Annika Billstam (OK Linné) 32:37
3º Catherine Taylor (OK Linné) 33:02
4º Brigitta Mathys (Järla) 33:53
5º Amélie Chataing (Kalevan Rasti) 33:53
6º Riina Kuuselo (Individual FIN) 34:45
7º Ausrine Kutkaite (SNO) 34:53
8º Sofia Haajanen (Individual FIN) 35:00
9º Céline Dodin (HVO) 35:16
10º Natalia Vinogradova (AngA) 36:08

Resultados completos e demais informações em http://www.pom.pt/pt/.

[Foto gentilmente cedida por LUZIR]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO


[Este artigo é patrocinado por Orievents, SERI e Câmara Municipal de Idanha-a-Nova]


Sem comentários: