segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

"NÃO HÁ EDUCAÇÃO SEM EDUCAÇÃO FÍSICA": VÍDEO SOBRE ORIENTAÇÃO ADAPTADA CHEGA À VOTAÇÃO FINAL




O vídeo “Orientação Adaptada num dia Especial!”, da autoria de Hélder Ferreira e António Ferreira, está entre os doze finalistas do Concurso Nacional de Vídeo “Não há Educação sem Educação Física”. Uma notícia que nos enche de satisfação e orgulho e que o Orientovar tem o prazer de partilhar.


No passado dia 15 de Outubro de 2012, o CNAPEF – Conselho Nacional de Associações de Professores e Profissionais de Educação Física e a SPEF – Sociedade Portuguesa de Educação Física entregaram na Assembleia da República a petição pública “Não há Educação sem Educação Física.” O documento, com cerca de 12.600 signatários, foi entregue à Vice-Presidente da Assembleia da República, Teresa Caeiro. O pedido de audiência foi também utilizado para discutir os assuntos que estiveram na origem desta petição, nomeadamente a redução da carga horária na disciplina de Educação Física no 3º ciclo e Ensino Secundário, a avaliação na disciplina de Educação Física e a redução dos tempos atribuídos ao Desporto Escolar.

Transpondo muitas destas interrogações para o ambiente escolar, ao encontro de professores, alunos, encarregados de educação e demais agentes educativos, as duas instituições atrás referidas lançaram um conjunto de questões que, na sua essência, congregam uma verdade única e mil vezes repetida: “Não há Educação sem Educação Física”. E fizeram-no, “anexando” a desafiante proposta dum concurso de vídeo subordinado a esta temática, tendo como principal objetivo a promoção duma maior reflexão na sociedade portuguesa. Hélder Ferreira e António Ferreira lançaram mão do trabalho efetuado aquando do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 2012 e, com a Orientação Adaptada por tema de fundo, chegam agora à fase final da votação nacional.


“Queremos levar a todos a Orientação Adaptada”

Instado a comentar a inclusão do seu vídeo [AQUI] entre os doze finalistas, Hélder Ferreira confessou estar “muito contente por verificar que, dentro de tantos vídeos concorrentes, a nossa apresentação teve o impacto e a sensibilidade de captar a atenção dos avaliadores.” Concorrer com um vídeo onde a Orientação Adaptada é o tema, foi um risco assumido. Mas afinal, o que é que Helder Ferreira vê de tão especial numa disciplina que luta por ganhar o seu espaço na Orientação mas na qual, infelizmente, muita gente não acredita? A resposta não se faz tardar: “Julgo que a opinião de muitas pessoas já mudou, graças a alguns Clubes que tem investido nas suas organizações, como fazendo parte do programa de atividades a oferecer durante o seu evento. Quando realizei há dois anos a Orientação Adaptada na Escola Guilherme Stephens, presenciei gestos associados a sorrisos de felicidade como forma de agradecimento pelo facto de estes jovens estarem a realizar tarefas desafiantes, atingindo o sucesso com orgulho, no qual nunca tinha sentido.”

Estar nesta fase é, para Hélder Ferreira, “um prémio a dedicar à modalidade e as estes jovens, mas claro queremos ir mais longe. Queremos levar a todos a Orientação Adaptada, para que vejam o quão rica e especial ela é e que Não Há Educação sem Educação Física.” Para ganhar, é importante que o vídeo seja muito votado e isso só acontecerá se for muito divulgado. Daí que as últimas palavras encerrem em si mesmas um apelo: “Vejam o vídeo, sintam e observem. Caso sintam curiosidade em saber mais, apareçam em Braga no próximo dia 02 de Março - http://www.orioasis.pt/oasis/homepages.php?action=ev&eventid=1269 - para verem com os próprios olhos. E quanto ao vídeo... se gostarem não hesitem: votem no nosso vídeo!!!


Divulgue, partilhe e... vote!

A fase de votação pública decorre já, estendendo-se até ao próximo domingo, dia 24 de Fevereiro. Neste momento, a divulgação, através de email, mensagens, redes sociais, será decisiva para que o vídeo seja um dos vencedores deste concurso. Divulgue, partilhe e... vote!

Os conjunto de doze vídeos pode ser visto na página da CNAPEF, em http://cnapef.wordpress.com/. Para votar nos seus vídeos preferidos, clique na seguinte ligação: https://docs.google.com/forms/d/1WSmwBnu0DUBs0k4cdo-kTcRWBlJYEucHh1hS_Ur2k5g/viewform.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Rui Antunes disse...

Parabéns aos Ferreiras pelo seu magnífico trabalho.
Vi a maior parte dos vídeos e gostei de todos eles, mas naturalmente votei no nosso.

Abço
Rui Antunes