segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

XIV MEETING DE ORIENTAÇÃO DO CENTRO - WRE: A CEREJA NO TOPO DO BOLO




O XIV Meeting de Orientação do Centro aproxima-se a passos largos. Fechando um ciclo de eventos de altíssimo nível e que prometem trazer a Portugal a fina flor da Orientação Mundial, o prestigiado evento do Clube de Orientação do Centro promete ser «a cereja no topo do bolo».


Ao longo das três primeiras semanas de fevereiro, Portugal irá receber a nata da Orientação mundial. Em perspetiva estão três fins de semana de competição ao mais alto nível, três fins de semana que terão o seu início em Nisa, prosseguirão em Idanha-a-Nova e terminarão em Pombal, para onde voltamos hoje a nossa atenção.

Com organização do Clube de Orientação do Centro, Câmara Municipal de Pombal, Junta de Freguesia do Carriço e Federação Portuguesa de Orientação, o XIV Meeting de Orientação do Centro – WRE terá lugar nos próximos dias 16 e 17 de fevereiro. O evento será composto por duas etapas que decorrerão na Mata Nacional do Urso, na zona florestal envolvente à Praia do Osso da Baleia. «A competição irá decorrer num mapa totalmente novo em floresta nunca antes cartografada, pouco conhecida e muito pouco percorrida pelo homem», pode ler-se na Nota de Imprensa distribuída pelo clube organizador aos Orgãos de Comunicação Social. Complementarmente, haverá ainda uma etapa nocturna urbana a disputar na Costa de Lavos.


Simone Niggli é «cabeça-de-cartaz»

Pontuável para o ranking mundial da modalidade – WRE, a evento distribui-se por escalões de formação, competição e abertos, num total de trinta e quatro. A organização espera que, à semelhança de edições anteriores, este seja «um evento muito participado, com uma presença superior a mil atletas em representação de 20 países». Simone Niggli, atleta de nacionalidade suiça, atual líder do ranking mundial e a melhor orientista de todos os tempos, é a grande estrela do evento. Destaque, nesta altura, para a confirmação da presença do nº 6 do ranking mundial masculino, o russo Dmitriy Tsvetkov. Os organizadores do Meeting adiantam, contudo, que «é ainda cedo para adiantar nomes e números, pois estes surgirão em força na segunda quinzena de Janeiro.»

Mas o evento dirige-se igualmente a todos os que desejem conhecer uma modalidade aliciante, praticada em pleno contacto com a natureza, amiga do ambiente e realizada à velocidade de cada um. Para estes, existem quatro percursos abertos e adaptados a diferentes níveis físicos e técnicos. A organização garante acompanhamento a todos os que queiram experimentar pela primeira vez a modalidade e não se sintam com confiança para entrarem no Pinhal por sua conta e risco, bastando para tal fazer menção disso mesmo aquando da respetiva inscrição. Também para os mais pequenos, com idades inferiores a oito anos, irá estar aberta a Escola de Orientação, oferecendo percursos guiados em zona balizada e onde se tomam os primeiros contactos com a modalidade e se desenvolvem as suas noções básicas.

Aceite o convite e faça já a sua inscrição. Informações e inscrições através do e-mail xivmoc.wre2013@gmail.com ou na página do evento em http://www.coc.pt/eventos/16fev2013/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO


[Este artigo é patrocinado por Orievents e SERI]



Sem comentários: